A aveia é uma herbácea da família das gramíneas, cujo nome cientifico é Avena sativa.
Hoje é reconhecida como um cereal integral rico em nutrientes e propriedades medicinais, mas nem sempre foi assim. Durante muitos anos este cereal foi desvalorizado em muitos países, onde era apenas utilizado como alimento para animais.
Na actualidade a aveia é considerada um superalimento com um perfil nutricional invejável. Contém proteínas, saponinos, esteroides, flavanoides, amido e substancias estimulantes, especialmente a avenina. É igualmente rica em minerais entre os quais se destacam o ferro, o cálcio, o cobre, o magnésio e o zinco.É ainda rica em vitaminas do grupo B, vitamina PP e pro-vitamina A e D. Têm um alto teor de silício, fibras, betaglucano e uma hormona semelhante à foliculina.
10 vantagens da aveia para a saúde
2- Ajuda a eliminar a inflamação da parede do estômago, protegendo-as e prevenindo-as de ulceras gástricas.
3- A aveia têm efeitos anti-cancerígenos por conter ácido fítico.
4- Pela sua riqueza fibras e em silicío têm efeitos diuréticos e laxativos.
5- Por ser rica em fibras combate a obstipação e as hemorróidas e o cancro do cólon. Regula os níveis de glucose no sangue, ajudando assim no combate aos diabetes. Controla o apetite, beneficiando o controlo de peso.
6- Reduz o nível de colesterol no sangue e por consequência protege contra doenças cardiovasculares. Actua como uma esponja, atrai os ácidos biliares à bases de colesterol do intestino e expulsa-os do organismo. O colesterol é então retirado do sangue para o fabrico de mais ácidos biliares, o que faz baixar os níveis do mesmo.
7- Recomendada a atletas. Ajuda a aumentar a energia e a resistência. Considera-se ainda que a aveia mantém a função muscular durante o treino e o exercício.
8- É afrodisíaca e desinibidora por estimular a produção da hormona masculina testosterona.
9- Melhora a resistência ao frio e à humidade.
10- A aveia assim como outros cereais integrais, estimula o bom funcionamento da tiróide.
Utilização da aveia na alimentação:
A aveia cozinhada torna-se mais digestiva do que a não cozinhada. Se bem que há muitas pessoas que toleram bem este cereal ao natural.
Utiliza-se em flocos, farelos ou em farinha sob a forma de muesli, papas, pão, biscoitos, bolos, etc.Utilização da aveia na cosmética:
A aveia é muito utilizada no fabrico de cremes de beleza, shampoos e sabonetes.Pelo seu alto teor em silicio, a aveia favorece o rejuvenescimento e firmeza da pele, cabelos brilhantes , fortalece os bulbos capilares e promove unhas fortes.
As cata-plasmas de aveia aplicadas sobre a pele, aliviam erupções cutâneas, incluindo o eczema. São excelentes na limpeza e tratamento da pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário