Páginas

Pedras nos rins - tratamentos naturais

Pedras nos rins - tratamentos naturaisO rim é um filtro por onde passam todas as substancias que passam pelo sangue. Ao filtrar o sangue ele retem e separa alguns elementos, devolve os que são importantes para o organismo e expulsa os que são prejudiciais. Durante este processo algumas substancias agrupam-se dentro do rim e formam a dita pedra dando assim inicio ao dito processo do calculo renal. Essas pedras, são originadas por vários tipos de elementos, as mais frequentes são formadas pela união do cálcio como o oxalato, umas das mais agressivas, têm contornos irregulares e agridem bastante por onde passam.
Quando essas micro pedrinhas se mantém estáveis e ficam quietas são quase imperceptíveis. Os transtornos surgem quando a pedra cresce e se desloca para ser excretada pela urina. É nessa fase que começam as caraterísticas dores lombares altas, localizadas num dos lados do corpo e descritas como lancinantes.

Tratamento natural para o cálculo renal


O tratamento natural contra as pedras nos rins pode ser auxiliado com o uso de chás, eles são uma boa forma de ingerir liquido, não dissolvem as pedras, mas ajudam a expeli-las.
Existem substancias que inibem a agregação dos elementos causadores das pedras: citrato e magnésio. Poderá encontrar estes elementos: nas frutas cítricas, ananás, banana, melão, tomate, alface, entre outros.
Os suplementos também podem auxiliar na prevenção, dentro dos quais, suplementos de cálcio, de vitamina C e vitamina D.

Plantas que auxiliam a expulsão de pedras no rim


Chá quebra pedra Pyllanthus niruri: Ajuda a diminuir o ácido úrico, é diurético e analgésico. Ajuda a relaxar os canais que ligam os rins à bexiga e e deste modo facilitam a expulsão das pedras.

Chá de salsa Petroselinum Sativum: Facilita o tratamento de limpeza dos rins. Têm propriedades diuréticas e depurativas, aumenta o volume da urina e facilita a expulsão dos cálculos renais. (Benefícios e propriedades da salsa).

Folhas de abacate: Estimulam o aparelho urinário, acalmam a dor, relaxam os canais urinários, reduzem a inflamação e ajudam a prevenir a formação das pedras nos rins. (Benefícios e propriedades das folhas de abacate)

O tratamento natural não invalida a consulta com o médico, porque é essencial ter os rins bens controlados de modo a avaliar a evolução dos cálculos e impedir que eles causem males maiores. Quando um calculo de grandes dimensões obstrui as vias urinárias, pode provocar uma infeção grave comprometer a saúde do rim, ocasionar uma septicemia e colocar a vida do paciente em risco.

Causas da formação de pedra nos rins


Apesar de existirem alguns fatores que facilitam a formação de pedras nos rins, a pré disposição genética é a causa mais decisiva. Mas existem outros fatores: a alimentação inadequada, o mau funcionamento do sistema urinário e urina muito ácida.

Quem bebe pouca água: A falta de hidratação leva à produção de urina mais concentrada, que facilita a formação de cristais que vão dar origem às pedras. Geralmente aconselha-se 1,5 a 2 litros de água por dia, mas a quantidade é variável, depende de vários fatores: temperatura do ambiente, transpiração, humidade relativa, atividade física e o tipo de alimentação, o importante é beber a quantidade suficiente até a urina sair clara.

Uma dieta muito acidificante: Pode causar uma alteração do pH urinário e facilitar a agregação do cálcio com o oxalato, dando origem às pedras de contornos agressivos.
Muitos alimentos podem contribuir para acidificar o organismo, dentro dos quais: os refinados, os proteicos de origem animal, açúcar, carboidratos, sódio, refrigerantes. (Como fazer uma dieta alcalina)

Uma dieta pobre em cálcio:  Apesar da grande percentagem de pedra no rim ser formada por cálcio agregado a oxalato, ele não é o vilão da historia. Na verdade o oxalato é o grande potenciador de cálculos e o cálcio têm a função de diminuir a sua absorção pelo intestino. Portanto uma dieta equilibrada em cálcio traduz-se numa menor absorção de oxalato.

O ácido úrico: É outra das causas ligadas à formação de pedra no rim. Geralmente a incidência deste calculo formado por ácido úrico é menos frequente e dá-se principalmente em pessoas obesas pelo facto de apresentarem os valores mais aumentados.

Alimentos ricos em oxalato: Como já foi referido o oxalato é o principal potenciador de pedra no rins a quem tenha predisposição. Poderá encontrar esta substancia: no chocolate, beterraba, espinafre, feijão, nozes, café, alguns ipos de chás, refrigerantes à base de cola.

Sintomas de pedra no rim


  • Dores na parte baixa das costas, que pode irradiar até à virilha, ou limitar os movimentos.
  • Dor ao urinar.
  • Urina de tonalidade marrom, vermelha ou rosa.
  • Vontade frequente de urinar.
  • Enjoos e vomitos.
  • Febre aca dos 38
  • Bloqueio do fluxo urinário 

Nenhum comentário:

Postar um comentário