28.8.13

Benefícios da semente de girassol

Benefícios da semente de girasol

A semente de girassol é uma importante fonte de fibra, proteínas, potássio, magnésio,cobre, fosforo e selênio. Contem ainda fitoesteróides, vitaminas B, B1e E.

O girassol é uma planta originária da América do Norte onde era cultivada pelos índios há mais de 5000 anos, com destino à alimentação, . Actualmente o girassol é plantado um pouco por todo o mundo,  em larga escala, com um importante interesse na produção de óleo, que têm vindo a ganhar terreno pelo seu baixo índice em gorduras saturadas.

Benefícios e propriedades da semente de girassol


Devido aos fitoesteróides e ao seu teor em omega 3,  as semente de girassol são um bom adjuvante no combate do mau colesterol,  pressão arterial alta e aumento  das defesas. Características importantes na prevenção das doenças cardiovasculares.

Combatem o envelhecimento precoce por conterem vitamina E, sendo esta um poderoso anti oxidante que combate os radicais livres.

As sementes de girassol actuam na regulação do humor. Contém magnésio, ácido folico e uma quantidade importante de triptofano, um aminoácido conhecido também como "hormonio da felicidade" . Três elementos muito importantes na regulação do humor.

As sementes de girassol contribuem para um esqueleto saudável. Do mesmo modo que favorecem os ossos, estas sementes também colaboram com a saúde dos cabelos e das unhas. O cabelo adquire brilho extra e as unhas ficam mais fortes.

As sementes de girassol apresentam algumas propriedades anti cancerígenas, muito pela acção do selênio.

Por conter fibras estas sementes ajudam a prevenir a obstipação e auxiliam em dietas de perda de peso, essencialmente por causarem saciedade.

Como consumir as sementes de girassol


As sementes de girassol podem ser adicionadas em saladas, no fabrico de pães, biscoitos, em arroz, etc.
Torradas com sal tornam-se um óptimo aperitivo.
A dose diária recomendada é de uma colher de sopa que contém cerca 85 calorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...