Benefícios das Folhas das Laranjeiras

Benefícios do chá de folhas de laranjeira


Há muito tempo que as folhas de laranjeira são utilizadas para fins medicinais, além disso elas resultam numa deliciosa infusão com um aroma inconfundível. São facilmente encontradas em todo o país, mas o difícil é encontrá-las livres de agro tóxicos ou outro tipo de contaminação.

Para quem gosta de jardinagem, pode adquirir um pequeno exemplar e plantá-lo num canto do jardim ou mesmo num vaso e poderá usufruir desta planta e da sua beleza, mesmo na varanda de um apartamento. Esta prática permite também a vantagem de usufruir dos seus frutos, as laranjas tão apreciadas por todos nós e tão ricas em propriedades. Benefícios das laranjas 

Propriedades terapêuticas das folhas de laranjeira: relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, antigripais, digestivas, expetorantes, bactericidas, diuréticas, afrodisíacas, sudorificas e sedativas.

Principais benefícios da infusão das folhas de laranjeira


  • Têm ação diurética, uma mais valia que permite fazer a limpeza do organismo, pela eliminação das substancias através da urina. Além de ajudar a reduzir a inflamação provocada pela retenção de líquidos.
  • As folhas de laranjeira são conhecidas por atuarem como um calmante natural, são antidepressivas e combatem insônias melhorando a qualidade do sono, permitindo noites mais tranquilas e descansadas.
  • Graças à sua ação espasmódica, são boas aliadas no combate de cólicas estomacais.
  • Ajudam na digestão lenta, gazes intestinais, além de combaterem a prisão de ventre e também a diarreia.
  • Têm ação desintoxicante e possuem elementos que permitem melhorar a função hepática e consequentemente a eliminação de toxinas. 
  • Baixa a pressão sanguínea, controla os batimentos cardíacos acelerados e alivia as dores de cabeça.
  • Estimula o sistema imunitário e auxilia no tratamento de gripes, além de ajudare a baixar o febre.
  • O chá de folhas de laranjeira têm ação afrodisíaca, ajuda a aumentar a libido e deste modo melhora a vida sexual.


Infusão de folhas de laranjeira


Levar 1 litro de água ao lume, quando levantar fervura acrescentar 3 colheres de sopa de folhas de laranjeira, deixar entrar em ebulição novamente e retirar do lume. Deixar repousar 10 minutos e coar.

As folhas de laranjeira ou limoeiro também são uma ótima alternativa aos refrigerantes, resultam num refresco agradável e sobretudo saudável. Basta fazer o chá com as folhas de laranja, deixar arrefecer e juntar uns cubos de gelo.

Veja também: Os benefícios do chá de casca de laranja

5 comentários:

  1. gostei muito deste post.obrigada

    ResponderExcluir
  2. É bastante interessante.

    ResponderExcluir
  3. O cha de folha de laranjeira é muito bom esse é o chazinho da vovó tomo desde criança ; fui nascido na roça

    ResponderExcluir
  4. Como fazer o chá da casca da laranja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz-se da mesma maneira que o chá de limão. Depois da água levantar fervura, coloque ou 3 cascas finas de laranja, mantenha por 2 ou 3 minutos, retire a casca e beba de imediato. Eu também gosto de juntar com a infusão de folhas de laranjeira. Faço a infusão das folhas de laranjeira e acrescento uma casquinha de laranja, fica delicioso.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...