Benefícios da erva príncipe (capim limão) - Cymbopogon citratus

Benefícios do chá de erva príncipe - capim limão
Nome cientifico: Cymbopogon citratus
Família: Poaceae
Origem: Sri Lanka e Índia.
Nomes vulgares: Erva príncipe, chá príncipe, capim limão, chá do príncipe.

É com a erva príncipe (Symbopogon citratus) igualmente conhecida por capim limão, que se faz o famoso chá príncipe. Uma deliciosa infusão com um suave aroma a limão, plena de benefícios para a saúde e recomendada em vários tipos de patologias.

Propriedades da erva príncipe: Bactericidas, fungicidas, diuréticas, anti inflamatórias, vasodilatadoras, desinfectantes, febrífugas, sudoríficas, analgésicas, anti fúngicas, calmantes, antiespasmódica, e anti depressivas.

Indicações terapêuticas: A infusão da erva príncipe ou capim limão é recomendada nas dores de estômago, vômitos, flatulência, espasmos intestinais, febre, gripe, retenção de líquidos e todo o tipo de dores, incluindo as dores de cabeça, é ainda recomendada durante a lactação como estimulante lácteo.

Principais indicações da Erva príncipe ou capim limão


 Melhora a qualidade do sono
 Alivia as dores de enxaqueca
➢ Combate a retenção de líquidos
➢ Alivia dores articulares e musculares
➢ Auxilia a digestão
➢ Trata gastrites e ulceras estomacais
➢ Alivia a congestão nasal
➢ Ajuda a baixar o febre
➢ Combate a tosse
➢ Alivia as crises de asma e bronquite
➢ Acalma e relaxa o corpo e a mente
➢ Ajuda a combater convulsões e vertigens
➢ Combate os maus odores dos pés
Melhora a circulação sanguínea
➢ Revitaliza o corpo


Descubra as propriedades medicinais e os benefícios da erva príncipe


Reduz os quadros de dor. Alguns estudos laboratoriais revelaram que a planta contém propriedades analgésicas e sedativas. Alivia dores de cabeça, enxaquecas, ciática, tendinite, entorse, lombalgia e reumatismo. Recomenda-se friccionar a zona afetada com 10 gotas de óleo, ou então aplique compressas de infusão da folhas da planta. Também auxilia nas perturbações circulatórias, friccionar algumas gotas de óleo essencial sobre a zona afetada, vai melhorar a circulação do fluxo sanguíneo.

Acalma e relaxa. A erva príncipe têm um forte poder ansiolítico, sedativas e hipnóticas, propriedades importante para o tratamento da ansiedade e das pertubações do sono. Alguns estudos sugerem que a toma regular da infusão da erva príncipe melhora e aumenta a qualidade do sono, reduz o estado de ansiedade, relaxa os músculos e os nervos, reduz as crises de epilepsia ou crises convulsivas.

Controla a temperatura corporal. o uso do estrato da erva príncipe tem-se revelado muito eficiente em diversos tipos de febre, resultantes de infecções, febre das crianças, febre da malária e a febre da doença do sono, entre outras. Deve-se ao facto da erva príncipe possuir propriedades antipiréticas e indutoras do suor.

A erva príncipe melhora a saúde digestiva. A erva príncipe é um dos melhores digestivos naturais, auxilia o fígado, combate a azia e a má disposição. É ainda um excelente protetor estomacal, protege as paredes do estômago e leva à prevenção de gastrites e ulceras gástricas.
Na boca auxilia o tratamento de gengivites, aftas e candidíase oral.

A erva príncipe têm uma importante ação anti inflamatória. Esta capacidade revela-se tanto no modo interno como externo. No modo interno apresenta benefícios sobre várias doenças inflamatórias pulmonares como asma e bronquite, alivia a congestão nasal e atenua os sintomas de gripe e constipação .

Inibe o desenvolvimento das bactérias. Segundo alguns estudos realizados na Índia, a ação antibacteriana da erva príncipe auxilia no tratamento de várias doenças infecciosas, inibindo o desenvolvimento de diversos tipos de bactérias. Em 2003 o cientista Japonês Tomoyuki Ohno, descobriu que o óleo essencial da erva príncipe pode matar a bactéria do  estômago helicobacter Pylori, tendo também constatado  que a bactéria não desenvolve resistência ao óleo essencial da erva príncipe. O método é bem simples, recomenda-se a dissolução de uma gota do óleo em 50 ml de água e tomar 10 a 30 minutos antes das refeições.

A erva príncipe auxilia na perda de peso. A infusão da planta acelera o metabolismo, leva o organismo a gastar mais energia, além disso a presenta ação diurética, diminui o inchaço do corpo provocado pela retenção de líquidos. Previne o acumulo de gordura nas paredes abdominais e promove o uso da energia armazenada.

Ação da erva príncipe na pele. Na pele, a infusão de erva príncipe é usada  sob a forma de cataplasma ou como tônico, sendo um excelente agente de limpeza. Melhora vários tipos de inflamações e irritações da pele. É particularmente importante em peles oleosas com tendencia a acne, pelo facto de ter propriedades adstringentes e antissépticas.

Cuidados com os pés. O capim limão possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e sanitizantes, ao ser usado na forma de infusão para fazer a imersão dos pés ajuda a controlar a transpiração, elimina os maus odores dos pés, auxilia o tratamento do pé de atleta.

A erva príncipe na aromaterapia. Em aromaterapia a erva é usada na revitalização total, estimula a circulação sanguínea e revitaliza o corpo e a mente.

Preparação do chá príncipe


A infusão prepara-se com 1 colher de sopa de folhas frescas ou secas, numa chávena de água fervente. Deixe em repouso por uns 10 minutos, coa-se e bebe-se frio ou quente, 2 a 3 chávenas ao longo do dia.
No Verão junte umas pedras de gelo ao chá príncipe depois de frio e obterá um refresco agradável e saudável.

Curiosidades sobre a erva príncipe


A erva príncipe contém aproximadamente 70% de óleo essencial citral, que é igualmente encontrado no limão e na laranja e que ajuda a sintetizar a vitamina A. Contém igualmente, embora em menores quantidades: geraniol, nerol, linalol e citronelal.

No jardim a erva príncipe resulta numa bela planta ornamental, muito fácil de tratar. Em qualquer canto do jardim ou num vaso poderá ter a sua planta disponível para preparar uma deliciosa e rica infusão. As folhas são cortadas continuamente, conforme a necessidade e poderá consumi-las frescas ou secas. Leia também (Cultivo da erva príncipe)

A erva príncipe também é conhecida por falsa erva cidreira apesar de serem duas plantas bem diferentes, apenas se se assemelham pela fragrância cítrica. Veja aqui as diferenças: (Erva cidreira - Melissa)

É uma planta rica em óleos essenciais, o que a leva a ser utilizada na preparação de repelente de insectos, de perfumes, sabonetes e alguns tipos de cosméticos.

Erva príncipe na culinária: Na cozinha os seus caules frescos bolbosos, carnudos e tenros, enriquecem saladas, servem para condimentar pratos de peixe, marisco e molhos. É muito apreciada na culinária asiática, especialmente na Tailândia,onde a parte branca da planta é a mais utilizada. Quando se pretende consumir os seus caules, é necessário ter uma grande quantidade de plantas, porém as suas folhas também oferecem um delicioso sabor cítrico aos cozinhados..

No Brasil encontrará a planta pelo nome de capim Santo. Poderá comprar a erva príncipe em lojas de produtos naturais, ervanárias e na maioria dos super mercados. Em Portugal poderá encontrá-la via online em alguns viveiros nacionais.

A erva príncipe é também conhecida como capim limão, capim santo, capim cidreira. Popularmente é também denominada de: belgate, belgata, chá príncipe, chá do gabão, chá de estrada, capim cheiroso,  capim de cheiro, capim catinga, patchuli, capim marinho, capim menbeca, capim cidrão, capim cidró,  falsa erva cidreira, caninha de cheiro ou cana de cheiro. Lemongrass (em inglês) e citronelle (em francês).

Efeitos colaterais e contra indicações da erva príncipe


O consumo da erva príncipe e dos seus derribados, é contra indicado durante a gravidez, pela possibilidade de provocar aborto, devido ao relaxamento dos músculos uterinos. Quando respeitadas as doses recomendadas, não são conhecidos outros efeitos colaterais. Em doses excessivas, pode provocar: sonolência, diarreia, hipotensão, fraqueza e sedação.
A erva príncipe contém citral e citronela, duas substancias que podem causar algumas irritações na pele, principalmente se nos expusermos ao sol. 

5 comentários:

  1. Tomo há mais de um mês diáriamente. Sinto uma agradável sensasão de frescura. Sofro de dores devido anreumatismo e faz-me muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chá príncipe é incrível é delicioso e faz bem ao corpo e à mente, destacan-se o seu poder analgésico que ajuda a aliviar as dores.

      Excluir
  2. Olá Patricia. Não percebi, o que é o implante no braço?

    ResponderExcluir
  3. Uso o chá da erva príncipe,Há 60 anos e até para cozinhar determinadas receitas, tenho amigos meus que me dizem, esse teu chá é milagreiro!

    ResponderExcluir
  4. Uso o chá da erva príncipe,Há 60 anos e até para cozinhar determinadas receitas, tenho amigos meus que me dizem, esse teu chá é milagreiro!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...