17.9.15

Beneficios da erva príncipe ou capim limão

Propriedades e beneficios da erva príncipe
Os benefícios da erva príncipe contidos numa deliciosa infusão com um suave aroma a limão e recomendada em vários tipos de patologias. Também conhecida como capim limão no Brasil é uma planta originária da Índia com propriedades bactericidas, fungicidas, diuréticas, desinfectantes e anti depressivas.

As suas folhas frescas ou secas, resultam numa deliciosa infusão com um delicioso aroma a limão, que pode ser tomada com regularidade devido às suas propriedades digestivas.

Uma planta rica em óleos essenciais e limoneno, utilizada na preparação de repelente de insectos, de perfumes, sabonetes e outros tipos de cosméticos.

A infusão prepara-se com 4 colheres de sopa de erva para 1 litro de água. Ferve-se a água e junta-se a erva príncipe. Coa-se e bebe-se frio ou quente ao longo do dia.

No jardim a erva príncipe resulta numa bela planta ornamental, muito fácil de tratar. Em qualquer canto do jardim ou num vaso poderá ter a sua planta disponível para preparar uma deliciosa e rica infusão.
As folhas são cortadas continuamente, conforme a necessidade e poderá consumi-las frescas ou secas.

A infusão da erva príncipe é recomendada nas dores de estômago, vómitos, flatulência, espasmos intestinais, febre, gripe e todo o tipo de dores, incluindo as dores de cabeça.

Descubra as propriedades medicinais e os benefícios da erva príncipe


É útil na atenuação da dor. Alguns estudos laboratoriais revelaram que a planta contém propriedades analgésicas e sedativas. Nas dores de ciática, tendinite, entorse, lombalgia e reumatismo, recomenda-se friccionar a zona afectada com 10 gotas de óleo, ou então aplique compressas de infusão da folhas da planta.

A erva príncipe funciona como um digestivo, auxilia o fígado, combate a azia e má disposição.

Na boca auxilia o tratamento de gengivites, aftas e candidiese oral. Nos pés é útil para tratar o pé de atleta. Estas vantagens devem-se às suas propriedades bacterianas e fúngicas.

O óleo essencial da erva príncipe é também utilizado como desodorizante,  ajuda a controlar a transpiração.

Auxilia nas perturbações circulatórias. Friccionar algumas gotas de óleo essencial sobre a zona afectada, par melhorar o fluxo sanguíneo.

Sugiro que leia também: O poder do chá e das infusões para a saúde

Preparação da infusão da erva príncipe


A infusão prepara-se com duas colheres de sopa de folhas frescas ou secas, numa chávena de água fervente. Deixe em repouso por uns 10 minutos e delicie-se da saborosa bebida com uma suave fragrância a limão e plena dos benefícios da erva príncipe.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...