2.11.15

Benefícios das fibras alimentares

Os beneficios das fibras alimentares na saúde

As fibras são um elemento natural, que existe nas frutas, nos vegetais e nos cereais. Sempre fizeram parte da alimentação humana, mas o hábito de refinar os alimentos, diminui radicalmente a sua quantidade.

A importância das fibras alimentares na saúde


As fibras "limpam" o organismo, aceleram o transito intestinal e este fica menos tempo exposto aos agentes nocivos, causadores de muitas patologias.
Segundo os especialistas a média diária ideal é de 30 gr de fibra. Contudo calcula-se o o consumo diário actual ronde apenas as 18 a 20 gr.

Alguns estudos indicaram que as fibras inibem a absorção de metais pesados como o mercúrio e arsénio, do trato digestivo.

As fibras e a flora intestinal


As fibras distinguem-se dos açúcares e dos amidos por resistirem às enzimas digestivas. O nosso organismo consegue chegar aos nutrientes dos alimentos que consumimos e desdobrá-los nas suas unidades estruturais, para os absorver. Com as fibras isso não acontece, o nosso sistema digestivo não têm enzimas capazes capazes de desdobrar as fibras. Portanto elas chegam ao intestino quase intactas.

Quando as fibras chegam ao intestino grosso, dá-se a fermentação de uma parte delas, um processo muito importante para a flora intestinal e saúde em geral. Estimula o sistema imunitário e são libertados produtos derivados da fermentação das fibras, que previnem o cancro.

A importância das fibras solúveis e insolúveis 


Temos dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis. Ambas são muito importantes e deve haver um equilíbrio entre as duas. Na fruta em geral, temos mais fibra solúvel na polpa e mais fibra insolúvel na pele ou casca.

As fibras solúveis, são as que se dissolvem na água e as mais fermentáveis pela flora intestinal. Ao misturarem-se com a água formam uma substancia gomosa que retarda a digestão e a absorção dos alimentos. Este processo ajuda a criar a sensação de saciedade e ajuda a regular os níveis de glucose no sangue.
Encontram-se principalmente nas leguminosas, aveia, centeio, cevada e na maior parte das frutas.

As fibras insolúveis não se dissolvem na água mas absorvem-na. Funcionam como uma esponja, absorvem e retém a água dos intestinos. Aumentam e amaciam o volume fecal e promovem os movimentos intestinais.
Encontram-se principalmente nos cereais à base de farelo, farinhas e massas integrais e na maioria dos legumes.
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