Não desvalorize a Febre, ela têm uma função

Febre sintomas causas e tratamentos

A febre ou Pirexia é um sistema de cura do nosso sistema imunológico, como tal não deve ser combatida mas sim controlada. Ao reprimir o febre impedimos o nosso corpo de se defender. Só se deve controlar a temperatura a partir dos 39,5 ºC  e não deixar ultrapassar os 40ºC. A febre acima deste padrão pode causar desnaturação de proteínas.
A temperatura considerada ideal varia entre os 36ºC e os 37,6ºC. Geralmente é mais baixa de manha e mais alta à noite, em situações normais podem variar 1ºC.

Recorrer aos medicamentos ao pequeno sinal de febre poderá ser um erro. Os medicamentos antipiréticos devem ser tomados com cuidado e só quando absolutamente necessários.
A finalidade dos estados febris é impedir que os vírus ou as bactérias se reproduzam com rapidez. Quando o organismo atinge os 39ºC de febre provoca a morte dos vírus e simultaneamente produz uma proteína chamada interferão. Esta substancia é produzida pelos leucócitos, com a finalidade de interferir na multiplicação dos vírus e das bactérias.


Sintomas de febre


Arrepios de frio que podem se fazer seguir de tremores, sensação de calor intenso e sudorese.
Dores musculares, nas articulações e na cabeça.
Apatia, indisposição, falta de apetite, irritabilidade e boca seca.
Acima dos 40ºC pode causar confusão mental, delírio e convulsões.

Deve recorrer de imediato ao médico quando a febre se faz acompanhar de dores de cabeça intensas, dificuldade de falar, sensibilidade excessiva à luz, dificuldades na deglutição, vermelhidão na pele, dores na nuca e dificuldades a curvar a cabeça, vômitos repetitivos, confusão mental, dificuldades respiratórias, dores abdominais e dores a urinar.

Tenha também em conta que febres muito altas podem levar a alucinações, à desidratação pelo suor, diarreia ou vômito e a quadros de convulsões em crianças com idades inferiores a cinco anos.

Possíveis causas da febre


A maioria dos quadros febris deve-se a infecções comuns causada por vírus, bactérias, fungos e até parasitas. Dentre destes factores destaca-se a gripe que é provocada por vírus.
Contudo pode também ser um sintoma de outro tipo de doenças diferentes . Nas causas não infecciosas temos a possibilidade de doenças do sistema nervoso, vários tipos de cancro, doenças cardiovasculares, hipertireoidismo, alguns tipos de hepatite e de doenças reumáticas, entres outras.
O essencial é medir a temperatura várias vezes ao dia e estar atento aos sinais.

A melhor maneira de recuperar de uma infecção com quadro de febre


Antes de mais deve vigiar e ficar atento a sinais de maior gravidade.
O repouso é a regra numero um, devemos liberar o organismo de esforços adicionais. O local de repouso deve estar bem arejado, mas sem correntes de ar.
Hidratação é outro factor importante, devemos beber muita água, infusões ou sumos naturais ricos em vitamina C.
Em crianças com idade inferior a 3 meses deve procurar ajuda médica imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...