14.10.16

Stress - sintomas, causas e efeitos

Stress, cconheça os sintomas causas e efeitos

O stress é a resposta do organismo perante determinados estímulos, uma capacidade que nos permite estar alerta de forma a evitar o perigo, enfrentar desafios ou provocações. Perante as adversidades o organismo desencadeia reacções que levam à libertação de hormonas, das quais se destaca a adrenalina, com o objectivo de atingir o alto nível de eficiência.

O problema é quando o stress toma proporções descontroladas, persiste e se torna excessivo, leva à desarmonia do corpo, ao seu enfraquecimento, leva ao envelhecimento precoce e aumenta a probabilidade de várias doenças. Estima-se que cerca de 70% dos problemas de saúde apresentadas nos consultórios estejam de alguma forma ligadas a este desequilíbrio. Actualmente sabe-se que o stress está associado às doenças cardiovasculares, hipertensão, artrite, AVCs, infertilidade,  cancro e diabetes.

Principais sintomas de stress


Quando o corpo é submetido ao impacto do stress, as hormonas espalham-se muito rapidamente pelo organismo,  actuam sobre determinadas partes como músculos, nervos, pernas, braços, com o objectivo de preparar o corpo para um maior esforço. Como tal dá-se o aumento da frequência cardíaca, eleva-se a pressão e aumenta o ritmo respiratório, o organismo entra em constante estado de alerta.
Internamente o stress reflecte-se  a nível celular, desencadeia uma serie de sintomas como fadiga, tensão muscular, irritabilidade, desanimo, angustia, preocupação, depressão, alterações do sono, da pele e até do cabelo. Em alguns casos podem até dar origem a dores musculares, de cabeça, de estômago, problemas gastrointestinais,  e levar a um total descontrolo emocional.

Causas do stress e da ansiedade


Viver com ansiedade passou a ser uma circunstancia do homem moderno, as exigências do quotidiano, o ritmo acelerado, as dificuldades de lidar com as pressões, maus relacionamentos e a violência, tornam-nos vulneráveis ao stress.

As causas do stress e ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, cada qual têm a sua maneira de sentir e de agir. Com origem em causas  que podem estar associadas ao medo, desgosto, à necessidade de uma mudança ou adaptação, requer uma análise profunda de forma a ser evitado ou controlado.

Alimentação também têm alguma responsabilidade, sabe-se hoje que ingerimos demasiados alimentos acidificantes, estes baixam o Ph do nosso meio interno, deixam o nosso organismo desequilibrado e obrigado a trabalhar para repor o nosso pH alcalino. O stress pode levar à carenciada de alguns minerais essenciais como o magnésio, o zinco e o cálcio.

Faça uma alimentação à prova de stress


Procure fazer uma alimentação equilibrada à base de produtos naturais.
Evite  café, chá ou colas com cafeína.
A água é de extrema importância, beba um litro e meio de água por dia.
A gordura monoinsaturada, ajuda a manter a integridade celular.
As gorduras saturadas são a evitar
Fora com o açúcar, ele é o pior dos alimentos, incluído doces refrigerantes.
Inclua alimentos ricos em zinco, em magnésio e cálcio.

Como combater o stress e a ansiedade


Quando os sintomas teimam em permanecer e a pessoa não é capaz de lidar com eles, o melhor é pedir ajuda de forma a tentar identificar a sua origem. Uma vez identificada a sua origem, as hipóteses de o ultrapassarmos são grandes, o mais importante é olhar para o problema com positividade e arranjar formas de o ultrapassar.

Existem várias maneiras saudáveis de lidar com o stress 


  • Faça exercício físico, ele permite libertar endorfinas que criam uma sensação de tranquilidade e bem estar fisico e ajudam a inibir o stress.
  • Procure aprender e praticar técnicas de relaxamento.
  • Tente manter o humor em qualquer circunstancia e afaste-se de situações conflituosas e angustiantes.
  • Faça uma alimentação equilibrada
  • Opte por actividades calmantes como ler um livro e ouvir musica.
  • Distribua melhor o seu tempo, procure reparti-lo pela família e pelo lazer. 
  • No trabalho procure fazer uma pausa entre os períodos mais sobrecargados. 
  • Escreva um diário, ele permite-lhe lidar e aliviar os sentimentos mais tristes. 
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