A romã é uma infrutescência da romãzeira (Punica granatum), uma fruta preciosa, com muitos significados simbólicos, acredita-se que ela está associada à abundância, à união, amistosidade, ao amor e à fertilidade, graças à grande quantidade de sementes dentro de cada fruto. Em algumas partes do mundo são consumidas na passagem de ano, como simbolo de sorte.
A romã é uma infrutescência que provém da romãzeira (Punica granatum L). Destaca-se pelo alto teor de vitamina C, A, E , vitaminas do complexo B, ácido fólico, potássio e polifenóis. Contém também flavonóides, ácidos fenólicos, acidos graxos e taninos, entre outros.
A romã é uma fruta com fortes poderes antioxidantes, é uma potente aliada contra o cancro, as doenças cardiovasculares e outro males que advém do envelhecimento precoce.
Contém ainda propriedades anti virais, anti bacterianas, vermicidas, antitumorais e acredita-se que nela como uma fruta que ajuda a prolongar a longevidade.
Principais benefícios do consumo da romã
A ingestão regular da romã contribui para melhorar a saúde cardiovascular, ajuda a baixar o colesterol, reduz a formação de placas nas artérias e propicia a boa circulação do sangue. Acredita-se que consegue reduzir os riscos até 30% da incidência do enfarte.
A romã é uma excelente auxiliar na prevenção dos problemas orais e na redução da placa bacteriana. Este facto deve-se ao seu teor de tanino e às suas propriedades anti bacterianas e anti virais.
As romãs têm propriedades que ajudam a limitar a danificação das células, principal causa do desenvolvimento do cancro. Esta característica anti cancerígenas dão-se pelo facto desta fruta conter ácido gálico, elágico e protocatequínico. Estudo feitos nos Estados Unidos mostra que a associação destas três substancias, aínda ajuda a reduzir a velocidade de multiplicação das células cancerígenas.
No passado o chá da casca de romã era usada como antibiótico. A romã é eficaz na eliminação de bactérias prejudiciais ao nosso organismo. Sendo esta prática ainda utilizada hoje por seguidores da medicina alternativa.
As folhas da romãnzeira, usadas em infusão aliviam problemas digestivos e a irritação ocular. Já a infusão da casca da romã em forma de gaguejos, auxilia nas infecções de garganta.
As infusões da raiz e da casca do tronco são usados no combate dos parasitas intestinais, incluído a tênia.
Chá de casca da romã
As infusões da casca da romã, funciona pelas propriedade bactericidas, anticépticas e anti inflamatórias. Ações essas que ajudam nos processos inflamatórios e no controle dos microrganismos causadores de várias perturbações, incluindo gastroenterite.
➢ Junte 10 gr de casca de romã com uma chávena de água fervente. Deixe abafado por 10 minutos, coe e beba o chá morno. Beba entre 2 a 3 chávenas por dia.
➢ Junte 10 gr de casca de romã com uma chávena de água fervente. Deixe abafado por 10 minutos, coe e beba o chá morno. Beba entre 2 a 3 chávenas por dia.
Tratamento da boca, garganta inflamada e irritada com romã
A casca da romã quando usada sob a forma de infusão, bochechos ou gargarejos é usada contra as doenças da garganta e da boca como faringites e gengivites. Segundo alguns estudos a casca têm ação contra bactérias patogênicas, inibindo a sua proliferação.➢ Ferva uma chávena de água com 6 gramas de casca de romã por 2 ou 3 minutos. retire do lume e deixe abafado até amornar.
Faça gaguejos ou bochechos com a infusão mais de 3 vezes ao dia. Leia mais sobre: Dores de garganta
➢ Pode-se igualmente mascar pequenos pedaços de casca da romã seca ou fresca, como se fosse pastilha elástica.
Casca de romã contra vermes intestinais
➢ Ferva 40 a 60 gr de casca do tronco ou da raiz da romã com 200 ml de água. Mantenha a fervura por 10 minutos e depois coe a infusão.
Divida a esta infusão em três porções e tome cada uma delas, com intervalo de uma hora.
Cuidado: Não exceda as doses de extrato da planta, em doses elevadas provoca toxidades importantes. Esta preparação não deve ser usada em crianças com idades inferiores a 12 anos.
Curiosidades sobre a romã
A romã é considerada um fruto sagrado, antigamente os Gregos prezavam-na como fruto da fertilidade e a conceituavam como fruto de Afrodite, a Deusa do Amor.
Contra indicações: O consumo exagerado pode causar enjoos ou vômitos. A romã contém um alto teor de alcaloides, que podem causar alguma toxidade.
Nomes populares: Romã, fruto do amor, grenade (francês), pomegranate (inglês), granada (espanhol).
Excelente alternativa para saúde. Gostei das explicações. Vou buscar fazer uso da Romã tanto da fruta(consumo) e das dicas de chás e bochechos. Muito bom mesmo. Vale e muito compartilhar
ResponderExcluir