1.12.15

Benefícios da abóbora

Benefícios e propriedades da abobora

Abóbora é um alimento pleno de benefícios, têm efeitos anticancerígenos, ajuda na prevenção de doenças pulmonares e é uma excelente fonte de vitamina A e C, entre outras.

A abóbora é rica em carotenoídes, conhecidos por protegerem o organismo, auxiliam contra as doenças cardiovasculares, cancro, problemas de visão, e algumas doenças neurológicas.

As semente de abóbora também também são um alimento a ter em conta. Contém propriedades semelhantes as da abóbora, previnem o cancro da próstata, a queda do cabelo e ainda são conhecidas por melhorarem o humor. Benefícios das sementes de abóbora.

Benefícios e propriedades da abóbora


Com apenas 32 calorias por cada 100 gramas e um alto teor de fibras que ajudam a manter a saciedade, a abóbora é uma excelente aliada nos processos de emagrecimento.  .

Impede o desenvolvimento de células cancerígenas. A abóbora é rica em alfacaroteno, um fitoquimico com propriedades antioxidantes úteis no controle do cancro e de outras doenças.

Combate a pedra nos rins. Bata 500 gramas de abóbora no liquidificador com alguma água. Poderá acrescentar outra fruta a gosto, de forma a alterar o sabor, se for do seu agrado. Guarde este sumo no frigorífico, para manter as propriedades e vá bebendo ao longo do dia.

Promove a saúde pulmonar. Num estudo feito a homens com idades compreendidas entre os 65 e os 85 anos conclui-se que os que tinham níveis mais altos de alfacaroteno no sangue, tinham melhores funções pulmonares em comparação com os que tinham níveis mais baixos.

O consumo de abóbora crua ou cozida auxilia no tratamento da cistite, nefrite e alivio do reumatismo.

Beneficia a saúde dos intestinos, promove a recuperação das enfermidades do aparelho digestivo assim como a inflamação dos intestinos. Possui efeitos laxantes que ajudam a prevenir a obstipação.

Alivia as queimaduras. Aplique um cataplasma de polpa de abóbora esmagada sobre a zona afectada e deixe actuar alguns minutos.

Como consumir a abóbora


Poderá usar a abóbora na elaboração de sopas, bolos tartes, gratinados e como todos sabemos é indispensável em várias receitas de natal.
Deixo-vos uma sugestão de um gratinado, óptimo como acompanhamento de peixe ou carne. Gratinado de abóbora
Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...