Benefícios da abóbora

Benefícios e propriedades da abobora

Abóbora (Cucurbita) é o fruto da abobreira, uma planta da família das cucurbitaceae. É um alimento pleno de benefícios, têm efeitos anticancerígenos, ajuda na prevenção de doenças pulmonares e é uma excelente fonte de vitamina A e C, entre outras.

A abóbora é rica em carotenoídes, conhecidos por protegerem o organismo, auxiliam contra as doenças cardiovasculares, cancro, problemas de visão, e algumas doenças neurológicas.

Quando consumir a abobora não menospreze as suas sementes, elas têm valores terapêuticos a ter em conta. Contém propriedades semelhantes às da abóbora, previnem o cancro da próstata, a queda do cabelo e ainda são conhecidas por melhorarem o humor. Benefícios das sementes de abóbora.

Benefícios e propriedades da abóbora


A abóbora é uma excelente aliada nos processos de emagrecimento, contém um alto teor de fibras que ajudam a manter a saciedade e apenas 32 calorias por cada 100 gramas.

Impede o desenvolvimento de células cancerígenas. A abóbora é rica em alfacaroteno, um fitoquímico com propriedades antioxidantes úteis no controle do cancro e de outras doenças.

Combate a pedra nos rins. Bata 500 gramas de abóbora no liquidificador com alguma água. Poderá acrescentar outra fruta a gosto, de forma a alterar o sabor, se for do seu agrado. Guarde este sumo no frigorífico, para manter as propriedades e vá bebendo ao longo do dia.

Promove a saúde pulmonar. Num estudo feito a homens com idades compreendidas entre os 65 e os 85 anos conclui-se que os que tinham níveis mais altos de alfacaroteno no sangue, tinham melhores funções pulmonares em comparação com os que tinham níveis mais baixos. Encontramos o alfacaroteno na abobora, na cenoura e noutros vegetais de cor laranja, amerelo escuro e verde como batata doce (benefícios da batata doce para a saúde) e brócolos.

Beneficia a saúde dos intestinos, promove a recuperação das enfermidades do aparelho digestivo assim como a inflamação dos intestinos. Possui efeitos laxantes que ajudam a prevenir a obstipação. O consumo de abóbora crua ou cozida auxilia no tratamento da cistite, nefrite e alivio do reumatismo.

Alivia as queimaduras. Aplique um cataplasma de polpa de abóbora esmagada sobre a zona afectada e deixe actuar alguns minutos.

Como consumir a abóbora


Poderá usar a abóbora na elaboração de sopas, bolos tartes, gratinados e como todos sabemos é indispensável em várias receitas de natal.
Deixo-vos uma sugestão de um gratinado, ótimo como acompanhamento de peixe ou carne. Gratinado de abóbora

Alguns tipos de abobora


Abobora moranga
É conhecida pelo prato tradicional “Camarão na Moranga”. A pele é alaranjada, dura e apresenta grumos, é usada em refogados e sopas.

Abobora de pescoço
Em Portugal é conhecida por abobora porqueira. É uma das maiores,  chegando a pesar 15 kg ou mais. A casca é verde escura com zonas alaranjadas. A polpa é fibrosa e bastante húmida, é indicada para fazer o doce de abóbora)

Courgette ou abobora libaneza
Apresenta pele tenra com tonalidades verdes. É usada em refogados, pode ser grelhada, assada e recheada.

Abobora menina
Possui polpa fortemente alaranjada. É usada em refogados, sopas e vários tipos de doçaria. Em Portugal é usada na elaboração das tradicionais filhoses de natal.

Nomes populares: abobora, jerimum, jerimu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...