O espinafre (Spinacia oleracea) pertence à familia das Quenopodiceae, é um vegetal com folhas verdes escuras e sabor marcante que conquista muita gente. Têm um elevado valor nutricional, propriedades reguladoras e antioxidantes, contém um alto teor de água, é rico em minerais, fibras e é uma excelente fonte de folato e vitamina E.
A melhor maneira de optimizar os benefícios do espinafre é consumindo-o com temperos. O organismo absorve melhor a luteina quando associada a gorduras.
Espinafre contra a anemia
O espinafre é um dos alimentos vegetais mais rico em ferro, contudo ele está numa forma difícil de ser absorvida pelo nosso organismo e vamos precisar da vitamina C para absorver esse ferro. Daí aconselha-se comer o espinafre e depois ingerir alimentos ricos em vitamina C, podem ser um sumo de laranja natural, morangos, kiwi, clementina, goiaba e tantas outras frutas.
O espinafre facilita o processo de emagrecimento
O espinafre é utilizado nas dietas de emagrecimento pela ausência total de gorduras. Segundo um estudo executado na Suécia na universidade de Lund, o espinafre contém uma substancia chamada tilacoíde, uma membrana das folhas verdes, que ao que parece está associada à diminuição da vontade de comer extravagancias. Esta substancia provoca a sensação de saciedade ao reduzir a velocidade da digestão dos lípidos e ao manter a difusão dos hormônios responsáveis pela saciedade. Para potenciar este efeito os espinafres devem ser moídos e triturados, de forma a libertar os tilacoides das células das plantas, porque o nosso organismo não têm a capacidade de os separar no processo digestivo.
Reduz o risco de contrair cancro do cólon
Segundo um estudo efetuado nos Estado Unidos existe uma relação positiva entre o consumo regular de carotenoídes e a redução do cancro do cólon. Parece que a ingestão contínua de alimentos ricos em luteína, em especial o espinafre, pode ajudar a reduzir o desenvolvimento deste tipo de cancro.
Espinafres contra a cegueira
A degeneração macular provocada pela idade, é uma das causas mais comuns da cegueira, uma doença degenerativa da retina que leva a uma perda progressiva da visão . Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, as pessoas que comem espinafres ou outras folhas verdes, cinco vezes por semana ou mais, reduzem o risco de contrair esta doença em 43%. Esta teoria baseia-se no facto do espinafre conter luteina, um antioxidante com efeitos importante na proteção da saúde ocular.
Contra indicações do espinafre
O espinafre é um dos vegetais que contém mais cálcio e ferro, porém o nosso organismo consegue assimilar muito pouco estes dois nutrientes. A explicação está no facto dos espinafres conterem um alto teor de ácido oxálico, que inibe a absorção destes minerais. Segundo alguns estudos o ácido oxálico contido nos espinafres, também inibe a absorção do cálcio e do ferro contido noutros alimentos quando ingeridos em conjunto com espinafres. Leia mais sobre: o espinafre faz mal à saúde
Nem todos podem comer, pessoa com pré disposição a ter cálculos renais, devem ter alguma moderação no consumo deste alimento.
O espinafre deve ser consumido cozido, quando cru ele contém algumas substancias tóxicas, que a cozedura consegue eliminar, além de reduzir a concentração do ácido oxálico . Deve dar preferência a prepará-los no vapor, esta prática consegue manter um teor maior de fibras e consegue manter as folhas mais integras.
Como escolher o espinafre
Espinafres frescos apresentam um verde médio a escuro, as folhas devem estar intactas e livres de manchas ou outros defeitos indicativos de deterioração.
Se pretende guardar os espinafres, não os lave. A água vais acelerar o processo de deterioração e vai fazer com que se estraguem mais depressa.
Deve ser guardado num saco plástico selado, dentro do frigorífico por um máximo de 4 dias.
Ao usá.los, lave-os bem, de preferência em várias águas, porque as folhas e caules podem conter restos de agrotóxicos e resíduos de terra.
O melhor mesmo é plantá-lo em casa, seja num vaso ou diretamente na terra, ele produzirá bem e sem grandes cuidados. Veja aqui as dicas: (Sementeira e plantação de espinafre)
Nomes populares: Espinafre japonês, espinafre da Pérsia e espinafre da Nova Zelândia..
Nenhum comentário:
Postar um comentário