Benefícios da pitaya

Benefícios da pitaya na saúde

A pitaya também conhecida por fruta do dragão é comum na Ásia, na América central e do sul e já começa a ser introduzida noutras partes do mundo. É uma fruta exótica com polpa doce e macia que faz lembrar o kiwi. Provem de um cacto do género Hylocereus também conhecido por cacto de florescência noturna. É cultivado comercialmente pelo seu fruto, mas também é uma bela planta ornamental com belas flores. (Cultivo da pitaya"fruta do dragão")

Encontra-mos três tipos de pitaya, a que apresenta uma casca rosa e polpa branca (Hylocereus Undatus), a de casca amarela e polpa branca (Hylocereus Megalanthus) e a de casca rosa e polpa avermelhada (Hylocereus Polyrhizus). O sabor das três é muito semelhante e o seu valor nutricional é similar, ambas são ricas em nutrientes como vitamina C, B1, B2, B3, em vários minerais como cálcio, ferro, fosforo, potássio e também acrescem de óleos essenciais como ómega 3 e 6.

Benefícios e propriedades da pitaya para a saúde


Melhora a saúde cardiovascular: A pitaya diferencia-se da maioria dos fruto pelo facto de conter óleos essenciais, principalmente o ómega 3 e 6, que provém das sementinhas que se encontram na polpa do fruto. Estes óleos além de oferecerem benefícios à saúde cardiovascular, também têm um grande interesse para a saúde da pele e dos cabelos. A pitaya também têm efeito antioxidante e anti inflamatório, além disso apresenta uma boa quantidade de vitaminas do complexo B. Todas estas características em conjunto com os óleos essenciais contribuem para a redução das doenças cardiovasculares, da pressão alta e do colesterol.

Ajuda na perda de peso: Cada 100 gramas de pitaya contém apenas 50 calorias, além disso ela contém duas substancias importantes: a tiramina e o glucagon. A tiramina é conhecida por retirar a vontade de comer doces, o glucagon cria saciedade. Destacam-se também as suas propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo, propiciam mais gasto de energia e levam a uma maior queima de gorduras favorecendo o emagrecimento. Acresce ainda da vantagem de ser rica em fibras, conhecidas por auxiliarem nos processos de perda de peso, pelo facto de criarem a sensação de saciedade, de controlarem os picos de açúcar no sangue e auxiliarem o funcionamento intestinal.

A pitaya melhora o sistema imunológico: A pitaya têm uma forte ação antioxidante, o principal responsável por este benemérito é a vitamina C, que melhora as defesas do nosso corpo e leva-o a ficar mais resistente vários tipos de doenças, sejam infeciosas, sejam degenerativas, além disso também ajuda a desacelerar o envelhecimento precoce. Só para termos uma ideia, 100 gr de pitaya contém aproximadamente 35% da dose diária de vitamina C necessária ao nosso organismo.

Alivia as dores das articulações: Quem sofre de doenças inflamatórias como a artrite deve seguir uma dieta anti inflamatória e a pitaya está dentro dos alimentos com essas características. Ela possui propriedades anti inflamatórios que ajudam a atenuar as dores e os inchaços das articulações.

Trata da pele e dos cabelos: A pitaya têm antioxidantes  que estimulam a produção de colagénio e retardam o envelhecimento. Não é à toa que muitos fabricantes de produtos cosméticos introduzem a pitaya nas suas formulas.
Em casa pode ser usada da seguinte maneira: Amasse uma poção de polpa de pitaya, aplique a papa obtida no rosto e deixe atuar 20 minutos, lave com água fria ou morna. Além de hidratar e regenerar a pele esta mascara ajuda a tratar peles com acne e queimaduras solares.

A pitaya é indicada para diabéticos: Ela possui uma grande quantidade de fibras alimentares não digeríveis, que reduzem a velocidade de absorção dos carboidratos e lipídeos,  ajudando a estabilizar o índice glicémico.

Informações nutricionais da pitaya a cada 100 gr


Energia ---------- 50 calorias
Água ------------- 85,4 g
Proteínas -------- 0,4 g
Gorduras -------- 0,1 g
Carboidratos ---  13,2
fibras ------------ 0,5 g
Vitamina C ----- 4 mg
Cálcio ----------- 10 mg
Fosforo ----------16 mg

Curiosidade sobre a pitaya a fruta do dragão


Ao contrário das maioria das flores, a pitaya só floresce à noite e a polinização das suas flores é feita por seres vivos noturnos, mais concretamente por morcegos e mariposas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...