A Alcaravia (Carum carvi) também conhecida por cominho ou cariz, é uma planta medicinal que pertence à família das Apiáceas. Possui importantes propriedades medicinais e condimentares, sendo por usada na cozinha e na medicina popular há mais de 5000 anos.
É encontrada no modo selvagem em várias partes da Europa e da Asia. Normalmente atinge 40 a 60 centímetros de altura. Apresenta folhas delicadamente recortadas, parecidas com as das cenouras. As flores são brancas e pequenas, agrupadas em forma de umbela, lembrando pequenos guarda chuva. Os frutos são pequeno, de cor castanha e apresentam nervuras esbranquiçadas, o aspeto é muito semelhante às sementes da erva doce.
Propriedades terapêuticas: Digestivas, antiflatulentas, estimulantes, anti ácidas, diuréticas, laxantes, purgativas, antibacterianas, aromáticas, antissépticas, galactagogas.
Indicações terapêuticas da Alcaravia
- Trata resfriados
- Alivia as dores nos nervos
- Combate problemas respiratórios (tosse, bronquite)
- Trata problemas digestivos e intestinais
- Reduz do febre
- Melhora a saúde e previne da queda do cabelo
- Trata feridas e outras lesões da pele
- Reduz a pressão arterial
- Alivia as cólicas
- Ameniza a flatulência, inibindo os gazes intestinais
- Ajuda na eliminação de vermes
- Estimula o apetite
- Atua nas vias urinárias e na eliminação de fluidos e toxinas
- Trata micoses da pele
- Diminui o colesterol e os triglicéridos
- Previne o envelhecimento precoce
- Fortalece e melhora a saúde dos ossos
Como usar a Alcaravia
Todas as partes da planta são utilizadas desde as folhas, raízes e sementes. As folhas tenras podem ser consumidas em saladas, cozidas ou em sopas. Frescas ou depois de secas as folhas são igualmente usadas em infusões.
➢ Preparação do chá de alcaravia
1 colher de sobremesa de folhas
250 ml de água
1 colher de sobremesa de folhas
250 ml de água
Leve a água a ferver e junte as folhas de alcaravia. deixe a infusão levantar novamente fervura retire do lume. Mantenha abafado por 15 minutos, coe e beba 2 a 3 chávenas ao longo do dia.
Quando tenras as raízes podem ser consumidas depois de cozidas. Apresentam polpa branca e geralmente é cozinhada do mesmo modo que o nabo e a cenoura.
Curiosidades sobe a Alcaravia
- A Alcarvia é mencionada no Papiro de Ebers, um manuscrito de ervas medicinais que data de 1500 a. C.
- Em Portugal, a alcaravia era usada popularmente em mágicas contra a infidelidade.
- Segundo alguns fatos históricos a alcarvia era usada pelos Romanos há mais de 5000 anos. Era utilizada par fins medicinais e como condimento na cozinha, no tempero de legumes e peixe. A erva também era utilizada com fins exotéricos, acreditavam que ela os protegia das bruxas e das pessoas maldosas. Eram também colocadas bolsas com a planta nos túmulos dos Faraós.
- O óleo essencial obtido da destilação é usado na agricultura biológica como inseticida, acaricida, fungicida e inibidor de abrolhamento.
- Nomes populares: Alcarvia, Alcaravia, Alquirévia, Acarovia, Cariz, Carvia, Cominho armênio, Cominho dos prados, Cominho das montanhas, Cominho romano, Cominho de Pão, Cúmel, Kummel, Cuminho.
Cuidado com a confusão entre a Alcaravia e a Cicuta
A alcaravia não deve ser confundida com uma planta parecida: a Cicuta (Conium maculatum). A cicuta pertence a um grupo de plantas altamente venenosas, é nativa da América do Norte onde é considerada uma das plantas mais venenosas dessa região. Têm caules grossos e ocos, que quando cortados libertam um liquido de cor amarelada. As folhas são recortadas, com um verde intenso, que lembram salsa gigante. As flores são brancas e agrupadas em forma de umbela. Os frutos apresentam uma tonalidade cinzento esverdeado.
Todas as partes da planta são venenosas, a causa está numa toxina chamada de cicutoxina, que inibe o funcionamento do sistema nervoso central. Ela provoca convulsões, dores abdominais, vômitos, tremores, confusão, insuficiência respiratória, fibrilação ventricular, paralisia, coma e morte.
O seu veneno têm sido usada ao longo dos séculos nas pontas das flechas. O veneno é referido como o veneno de Sócrates, um filosofo que após um julgamento foi condenado à morte, com uma infusão de cicuta.
Contra indicções e efeitos colaterais da Alcarvia
O uso da alcarvia é desaconselhado e crianças pequenas, a mulheres grávidas ou em processo de amamentação.
Quando consumida em excesso ou por largos períodos pode ser toxica. Não é recomendado ultrapassar a dose diária de 5 gramas de fruto ou de 5 gotas de óleo essencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário