Benefícios da aveia

Aveia benefícios e propriedades
A aveia é uma herbácea da família das gramíneas, cujo nome cientifico é Avena sativa.
Hoje é reconhecida como um cereal integral  rico em nutrientes e propriedades medicinais, mas nem sempre foi assim. Durante muitos anos este cereal foi desvalorizado em muitos países, onde era apenas utilizado como alimento para animais.

Na actualidade a aveia é considerada  um superalimento com um perfil nutricional invejável. Contém proteínas, saponinos, esteroides, flavanoides, amido e substancias estimulantes, especialmente a avenina. É igualmente rica  em minerais entre os quais se destacam o ferro, o cálcio, o cobre, o magnésio e o zinco.É ainda rica em vitaminas do grupo B, vitamina PP e pro-vitamina A e D. Têm um alto teor de silício, fibras, betaglucano e uma hormona semelhante à foliculina.

10 vantagens da aveia para a saúde


1- Estimula o sistema nervoso central, daí o uso deste cereal no combate à depressões e estados de convalescença.

2- Ajuda a eliminar a inflamação da parede do estômago, protegendo-as e prevenindo-as de ulceras gástricas.

3- A aveia têm efeitos anti-cancerígenos por conter ácido fítico.

4- Pela sua riqueza fibras e em silicío têm efeitos diuréticos e laxativos. 

5- Por ser rica em fibras combate a obstipação e as hemorróidas e o cancro do cólon. Regula os níveis de glucose no sangue, ajudando assim no combate aos diabetes. Controla o apetite, beneficiando o controlo de peso.

6- Reduz o nível de colesterol no sangue e por consequência protege contra doenças cardiovasculares. Actua como uma esponja, atrai os ácidos biliares à bases de colesterol do intestino e expulsa-os do organismo. O colesterol é então retirado do sangue para o fabrico de mais ácidos biliares, o que faz baixar os níveis do mesmo.

7- Recomendada a atletas. Ajuda a aumentar a energia e a resistência. Considera-se ainda que a aveia mantém a função muscular durante o treino e o exercício.

8- É afrodisíaca e desinibidora por estimular a produção da hormona masculina testosterona.

9- Melhora a resistência ao frio e à humidade.

10- A aveia assim como outros cereais integrais, estimula o bom funcionamento da tiróide.

Utilização da aveia na alimentação:

A aveia  cozinhada torna-se mais digestiva do que a não cozinhada. Se bem que há muitas pessoas que toleram bem este cereal ao natural.
Utiliza-se em flocos, farelos ou em farinha sob a forma de muesli, papas, pão, biscoitos, bolos, etc.

Utilização da aveia na cosmética:

A aveia é muito utilizada no fabrico de cremes de beleza, shampoos e sabonetes.
Pelo seu alto teor em silicio, a aveia favorece o rejuvenescimento e firmeza da pele, cabelos brilhantes , fortalece os bulbos capilares e promove unhas fortes.
As cata-plasmas de aveia aplicadas sobre a pele, aliviam erupções cutâneas, incluindo o eczema. São excelentes na limpeza e tratamento da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...