1.3.14

Alimentação saudável e responsável para todos

Alimentação saudável e responsável

A importância de uma alimentação saudável é bem reconhecida no presente, já existe a consciência de quanto os maus hábitos alimentares podem condicionar o nosso estado de saúde e conduzir a várias patologias como obesidade, diabetes, hipertensão, mau colesterol, etc.

Principais regras para uma alimentação saudável


Mastigar devagar para permitir que os alimentos se misturem bem com a saliva, prevenindo fermentações no estômago  e o retardamento da digestão.

Comer nas quantidades certas e apropriadas ao bom funcionamento do organismo. Todo o excedente é guardado como reserva pelo organismo sob a forma de gordura.

Uma alimentação saudável não dispensa o consumo de alimentos naturais e confeccionados da maneira mais simples.

Varie na diversidade  da comida de forma a permitir dar ao organismo todos os nutrientes necessários ao seu bom funcionamento. Insira todos os grupos alimentares na sua alimentação.

Adequar a alimentação ao estilo de vida e à idade de cada pessoa.

Reduzir o consumo de carnes, principalmente as vermelhas. Procure alternativas mais saudáveis como carnes brancas e faça de vez em quando refeições vegetarianas, o seu corpo só têm a ganhar.

Não ingerir a comida muito fria ou muito quente, o excesso de temperatura nos alimentos pode conduzir ao cancro do esófago.

Evitar beber líquidos na hora das refeições, reduzem  a quantidade de saliva e retardam a digestão.

Evitar consumir os frutos e legumes fora da estação. Lembre-se que são necessários a adição de aditivos extras para os conservar.

Evitar os alimentos enlatados, na maioria são conservados com aditivos químicos.

Ter muita atenção na compra de alguns alimentos como carne e peixe. Deve-se optar pelos mais frescos e ter em conta as alterações do seu aspecto.

Optar caso seja possível por uma horta caseira. Economicamente é muito mais viável e permite a possibilidade de consumir alimentos mais frescos, saudáveis e sobretudo alimentos sem aditivos quimicos.

Cuidado com os alimentos industrializados são viciantes e verdadeiros pecados para a saúde.

Beber uma média de 2 litros de água ao longo do dia sem esperar ter sede, esta é uma das regras mais importantes da alimentação saudável. A importância da água para o corpo.
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