Os segredos da avenca para a saúde

Os segredos da avenca para a saúde
A Avenca-comum (Adiantum capillus-veneris) pertence à ordem das Pteridófitas, plantas vasculares das mais antigas do planeta, dentro das quais estão incluídos os fetos e os musgos. Ganhou um lugar de destaque nos nossos lares devido às suas folhas elegantes e delicadas, mas esta bela planta têm também importantes propriedades medicinais e há até quem lhe atribua qualidades místicas. No passado era  associada à Deusa de Vénus e tida como  promotora da beleza e da longevidade.

Propriedades medicinais da avenca: Adstringentes, diuréticas, sedativas, anti-inflamatórias, antioxidantes, tonificantes, emolientes, refrescantes, expetorantes, demulcentes, emenagogas, antibacterianas, antiparasitárias, hemostáticas, galactagogas.

Principais indicações da avenca: asma, bronquite, catarro, congestão, dor de garganta, febre, enfisema, tosse, catarros, rouquidão, laringite, amenorreia, desintoxicação, vermes intestinais, icterícia, fraqueza renal, doenças do fígado, bexiga e baço.

Principais benefícios da avenca para a saúde


A avenca durante muito tempo foi utilizada na medicina popular, difundiu-se como um remédio eficaz nas doenças do trato respiratório. Ela possui princípios ativos que beneficiam as vias respiratórias, atua como expetorante, anti inflamatório e refrescante, sendo capaz de aliviar os sintomas da tosse persistente, inflamação das mucosas nasais, síndromos gripais, catarros e auxilia no tratamento das doenças pulmonares entre elas a asma, bronquite e enfisema.

A decocção de avenca aplicada no enxaguamento do cabelo promove a oxigenação dos folículos capilares, fortifica e dá brilho aos cabelos. É indicada nos tratamentos dos problemas do couro cabeludo, ajudando a reduzir a oleosidade, a caspa e a queda de cabelo, entre outros. Leia mais em: Causas da queda de cabelo ( Alopecia)

 A infusão de avenca aplicada na pele têm ação vitalizante, alivia o cansaço, deixa uma agradável sensação de frescura, confere brilho e luminosidade, ameniza as manifestações da dermatite e eczemas. Compressas embebidas na infusão, aliviam o cansaço dos olhos. As folhas frescas esmagadas em forma de compressa são aplicadas em feridas, furúnculos e acne purulenta.

Acredita-se que a avenca traz sorte, acalma o sistema nervoso, alivia os medos e traz bons fluidos ao relacionamento e paz conjugal. Absorve as más energias do ambiente ou de alguém que se aproxime. Popularmente diz-se que quando a avenca murcha ou colapsa é devido à presença de más energias ou de pessoas invejosas.

Como usar a Avenca


Infusão de avenca

2 colheres de sopa de folhas de avenca
1 litro de água
Ferve-se a água e acrescenta-se as folhas de avenca, desliga-se o fogo rapidamente, tapa-se e deixa-se repousar por uns 10 minutos. Côa-se e bebe-se 2 a 3 chávenas ao longo do dia.

Infusão para gripe resfriados e tosse com avenca

1 maçã
4 rodelas de gengibre
1 litro de água
1 punhado de folhas de avenca
Lave bem a maçã, corte-a e leve-a a ferver com as rodelas de gengibre com a água. Quando a mistura estiver a ferver, acrescente o punhado de folhas de avenca e deligue o fogo. Mantenha abafado por 10 minutos, coe e adoce com mel. Beba 4 a 5 chávenas de chá ao dia. Crianças dos 2 aos 5 anos podem beber 1/2 chávena de café 4 a 5 vezes ao dia, crianças de 6 anos até aos 14 anos podem beber uma chávena de café 4 a 5 vezes ao dia.

Decocção de avenca

100 gramas de folhas de avenca
1 litro de água
Ferver por 30 minutos, deliga-se o fogo e deixa-se arrefecer
Filtra-se o liquido e emprega-se em fricções no couro cabeludo com a finalidade de tratar a caspa, fortalecer e reduzir a queda de cabelo.

Xarope de avenca

100 gramas de folhas de avenca
1 litro de água
Mel qb
Ferve-se as folhas de avenca com a água, até o liquido reduzir até um terço. Côa-se e acrescenta-se o dobro do peso do liquido de mel. Aqueça em banho maria até à completa dissolução dos elementos.

Contra indicações da avenca


O consumo diário em uso interno só deve ser indicado e realizado em tratamentos curtos, em uso externo não se conhecem contra indicações.
Pode causar infertilidade e aborto, aumenta os problemas derivados do acumulo de estrogênio no organismo.
Deve ser evitada por pessoas que sofram de hipoglicemia, gestantes e lactantes,  mulheres na menopausa ou que sofram de cancro estrogênio positivo.

Nomes comuns: Avenca cabelo de vénus, avenca do Canadá, samambaia de senhora, avenca das fontes, avenca comum, culantrillo (espanhol), capillaire (francês).

2 comentários:

  1. Evdd tudo isso, recebir visitas indesejáveis logo após visita foi embora a minha planta murchou e secou , fiquei triste não conseguir outra.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo30.4.22

    Avenca também é ótima para queda de cabelo! Eu usei o chá durante 15 dias! Foi fantástico

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...