Os benefícios do physalis para a saúde

Os benefícios do physalis, conheça o fruto em que vale a pena apostar

Physalis é um fruto comestível repleto de propriedades e benefícios para a saúde, com grande valor nutritivo. Pertence à família das solanáceas, a mesma das berinjelas, do tomateiro, das batatas e pimenteiros. .Trata-se de um fruto doce com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e purificantes, envolto por uma capa delicada com aspecto de papel, rico em proteínas, fibras, vitaminas, carotenoides, flavonoides e vários minerais.

Principais propriedades e benefícios do physalis


Estudos científicos recentes mas ainda não concluídos, indicam que o physalis  possui uma forte atividade imunológica capaz de combater alguns tipos de cancro e vários tipos de vírus como o da gripe, HIV tipo 1, pólio e herpes.

Atualmente está a ser estudado uma substancia contida no physalis, acredita-se  que esta tenha o poder de atuar no sistema imunológico do organismo e que consiga evitar a rejeição dos órgãos transplantados.

Na pele o extracto concentrado desta planta mostrou resultados muito positivos em peles sensíveis e com tendência para dermatites.

Mas não é só fruto que possui qualidades, as folhas do physalis  são usadas em infusão pelos índios da Amazônia em doenças da pele, da bexiga, dos rins e do fígado.
O uso da raiz da planta também é feito por algumas tribos do Brasil no tratamento da hepatite e da malária.

Os 15 principais motivos para incluir physalis na sua dieta


  1. Têm propriedades cicatrizantes, purificantes
  2. Alivia dores de garganta
  3. Diminui albumina dos rins 
  4. Ophysalis é rico em vitamina C e em ferro, um fator muito importante nas dietas vegetarianas, que geralmente carecem deste mineral.
  5. Limpa as cataratas. 
  6. Favorece a eliminação dos cálculos do ácido úrico e das areias
  7. Fortifica o nervo óptico e limpa as cataratas.
  8. Contribui no bom funcionamento da bexiga dos rins e do fígado
  9. Reduz o mau colesterol
  10. Fortalece o sistema imunológico
  11. É útil no controle de diabetes
  12. Previne alguns tipos de cancro
  13. Ajuda a diminuir a rejeição de órgãos
  14. Combate o reumatismo
  15. Auxilia nos problemas de pele
  16. Ajuda no controle do febre

A importância dos nutrientes do physalis


Têm sido considerado como um dos vegetais mais completos, é rico em proteínas, vitaminas e minerais.O physalis é rico em proteínas, aminoácidos essências à massa muscular e defesa do organismo.
Os elementos que mais se destacam nesta fruta são o ferro e a vitamina C, uma dupla que se complementa na perfeição. Ajuda a prevenir a anemia e melhora a disposição da energia nas nossas células.

Temos também uma boa concentração das vitaminas do complexo B, essenciais no controle do stress, da fadiga e cansaço. O amarelo dourado do physalis mostra-nos que este fruto é rico em betacaroteno, que dentro do organismo se transforma em vitamina A, de extrema importância para a pele, visão e aquele tom bronzeado tão apreciado.

Contém também os tão desejados flavonoides, as substancias anti oxidantes muito importantes na defesa do organismo, têm uma acção protectora de várias doenças, incluindo o cancro.

Para acabar o nosso fruto é rico em fibras, elas favorecem a saúde dos intestinos e auxiliam as dietas de emagrecimento.

Como comer o physalis


 Normalmente o fruto de  physalis é consumido fresco ou seco, também pode ser usada na elaboração de geleias, bombons, gelados na preparação de saladas e até de molhos. Combina bem com pratos de peixe e de crustáceos. É especialmente apreciado como fondam, mergulhada em chocolate.

Curiosidades sobre o phydalis


Em alguns locais o physalis é utilizado como tira gosto entre provas de vinhos.

Uma planta de physalis produz entre 2 a 4 quilos, uma média de 300 frutos por ano, ou 4 a 7 toneladas por ha. É uma planta de cultivo muito fácil e até de um certo modo invasiva, com a possibilidade de a ver crescer em qualquer canto. Veja aqui todos os pormenores: Cultivo do physalis 

Nomes comuns: Physalis, fisális, capucha, golden berry, tomatinho, capuchinhos, cerejas de Judeu, camapu, camapum, capota, alquequenje, lanterna chinesa, tomate de capuz, tomate silvestre, bucho de rã, matipatipa, joá de capota, saco de bode, mata fome, bate testa.

27 comentários:

  1. Como vou saber se estou colhendo o fruto certo porque já vi várias plantas
    Q se parece muito com esta physales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o fruto em questão for igual ao da imagem, creio que não há margem para duvidas. Mas para mais certezas sugiro que clique em baixo do texto em cultivo do physalis e verifique se a folha é igual.

      Excluir
    2. Pode encontrar as physális(fisális) junto das frutas frescas no super mercado. Ontem encontrei-as no PDoce.

      Excluir
    3. Cuidado pois algumas espécies de Physalis podem ser tóxicas, recomendo que coma a Physalis peruviana ou a Physalis pubenscens.

      Excluir
    4. Gente agora na época do NATAL, vendem nos supermercados e hipermercados, frutas raras para o dia a dia. Vou comprar, porque agora sei das propriedades dela e vou plantar uruhuuuuuuuuuu. Beijos

      Excluir
  2. Esse Verão comi muito desse fruto que é considerado um superalimento.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer espécie? No meu quintal nasce muito physalis eu faço suco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde galego você mora onde tem como vender algumas sementes?

      Excluir
  4. Comi uma frutinha dessa é plantei em um vaso é não é que brotou um monte de filhotinhos. Agora queria saber como fazer para ela desenvolver no vaso , pois moro em apartamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie você mora no Brasil? Queria muito conseguir sementes

      Excluir
    2. Olá Euse! É muito fácil, o physalis é uma planta muito resistente e fácil de cultivar, seja na terra ou em vaso, os tratos culturais são parecidos aos dos tomateiros, que são da mesma família. Para mais informação tem um link perto do fim do texto que a dirige ao cultivo do physalis.

      Excluir
    3. Eu plantei o meu no vaso e dão vários frutos

      Excluir
  5. Para fazer cultivação, é preciso muito cuidado, é como cuidar de um bebé, tem-se que cuidar do fruto todos os dias, com fertelizante e com a quantidade certa de agua se não... Fica podre, pelo contrário o fruto em si fica verde e nao desenvolve... Falo por experiência própria... É muito bom o fruto, mas caro, mas vake a prna!!~

    ResponderExcluir
  6. Foi muito interessante e vou continuar a semear fhisalys

    ResponderExcluir
  7. Deve se comer em jejum

    ResponderExcluir
  8. Fiquei tão feliz por ter encontrado Physalis no supermercado. Como uns quatro por dia para combater o meu reumatismo. Quando houver um sinal de melhora no meu organismo,volto a falar com vocês. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8.2.18

    Achei interessante a matéria, fiz um vídeo de como plantar a physalis no vaso, se alguem tiver interesse em conhecer basta acessar o link https://youtu.be/ZC9tzaHnZ6Y

    ResponderExcluir
  10. Fala-se do chá mas não há nada sobre o assunto.incompleto a notícia

    ResponderExcluir
  11. Odette de Almeida Bordadagua27.4.18

    As sementes brotam fácilmente em cima da terra. Já semeei 3 vezes, só que em vaso e aí não vão pra frente mas a primeira vez que comprei essa fruta, há muitos anos, eu semeei, brotou e eu dei para minha falecida cunhada e ela disse que cresceu, deu flor mas não deu fruto e com o tempo morreu.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de ver a planta aqui só vi a fruta.

    ResponderExcluir
  13. Estou aprendendo.Conheci esse fruto numa banca de vendedor de rua.Ela é muito doce.

    ResponderExcluir
  14. Ela é uma fruta muito bonitinha delicada e docinha.

    ResponderExcluir
  15. Eu plantei num vaso grande e deu bastante ,pode colocar na sacada do apartamento .

    ResponderExcluir
  16. É um fruto muito agradável e saudável tenho no meu jardim varias plantas que uso colhendo e comendo a qual quer momento sempre a mão belo.

    ResponderExcluir
  17. Só agora comprei e vou experimentar em jejum! Depois direi!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...