5.9.14

Benefícios do tomate

Benefícios do tomate

No mundo inteiro o tomate é apreciado pelo seu sabor e pelos seus inúmeros benefícios na saúde, entre eles os seus efeitos anti cancerígenos e a sua associação à redução do risco de ataques cardíacos.
É uma excelente fonte de vitaminas, sendo que 100 gr contem cerca de: 17 calorias, 1 gr de fibra, 17 mg de vitamina C e 1,2 mg de vitamina E, além de ácido folico, potássio, cálcio, oligoelementos e fibra dietética quando consumidos com a casca e a semente.

Trata-se de um fruto, considerado por alguns como um legume, com a polpa carnosa e suculenta e de imensa versatilidade na cozinha, que se presta a deliciosas e nutritivas saladas e outros diversos tipos de prato.
O tomateiro é uma planta de cultivo fácil, sendo que 3 ou 4 pés são suficientes ao consumo de uma família. ( Ver cultivo do tomateiro )

Quando maduro apresenta a cor vermelha, indicativo de maior concentração em licopeno, o antioxidante mais potente de todos os carotenoídes. O principal responsável pela prevenção de alguns tipos de cancro como o da mama e da próstata. Alguns estudos levam a crer que o licopeno ajuda inclusive  reduzir o tamanho dos tumores e a desacelerar o seu crescimento.

Infelizmente o tomate algumas vezes é associado a alergias alimentares, resultando em dores de cabeça, eczema, urticaria, distúrbios gastrointestinais, irritação das vias nasais e oculares.

As principais razões pelas quais deve consumir tomate


Doenças cardíacas. Com base num estudo feito em homens europeus, concluiu-se que os que tinham níveis altos de licopeno no organismo, tinham  menos de probabilidades de terem um ataque cardíaco.

Cancros do aparelho digestivo. o consumo alto de licopeno dos tomates está associado a redução do cancro do estômago, do cólon e do recto.

Cancro da próstata. Um estudo feito a 47000 americanos, revelou que os que comiam tomate ou à base deste, acima das 3 vezes por semana, tinham menos  probabilidades de contrair cancro da próstata.

Saúde dos olhos. O tomate é rico em licopeno e vitamina A, substancias muito importantes à visão. Algumas pesquisas já realizadas, associaram os anti oxidantes contidos no tomate, a uma redução da degeneração macular.

Dietas. O tomate é um bom coadjuvante na perda de peso, pelo seu reduzido teor calórico, um tomate têm em média 35 calorias, e pelo seu baixo valor em gordura, cerca de 1 grama. Dicas para perder peso a longo prazo

Hipertensão arterial. O tomate é rico em potássio, a carência deste elemento está muitas das vezes associado à tensão alta, a problemas cardíacos, derrames e cancro. Saiba de mais alimentos que ajudam a prevenir a hipertensão

Colesterol. O licopeno e a vitamina C contida nos tomates, melhora o fluxo e a circulação sanguínea, melhora os perfis sanguíneos da gordura no sangue, potenciando assim uma melhora na saúde cardiovascular.

Saiba como potenciar os benefícios do tomate


Para optimizar uma melhor absorção do licopeno, deve-se consumir o tomate cozinhado ou tempera-lo cru com óleo ou azeite.
Um comentário:

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...