7.10.14

Beneficios das castanhas

Benefícios e propriedades das castanhas para a saúde

As castanhas assadas ou cozidas são uma tentação das noites frias, um fruto bastante popular em Portugal que anuncia a chegada do Outono. Congeladas ou piladas, as castanhas utilizam-se durante todo o ano nas mais diversas aplicações culinárias.

A castanha contém propriedades muito interessantes para a saúde . É único fruto oleaginoso a conter uma quantidade significativa de vitamina C ( uma média de 50 mg por 100 gr ), 60% das necessidades diárias de um adulto.

As castanhas engordam menos que os outros frutos secos, têm um teor de gordura  baixo, o que faz deste fruto um alimento menos calórico, com um valor de  200 kcal por 100gr.
São ricas em magnésio, em potássio, fosforo, vitaminas E, B1, B2 e B6,  uma excelente fonte de fibras e contém uma grande concentração de amido..

As castanhas por serem isentas de glúten, podem ser consumidas por pessoas com a doença celíaca.


8 boas razões para incluir as castanhas na sua alimentação


  1. As castanhas diminuem os sintomas de de quem sofre de doenças renais, hepáticas e da gota.
  2. Estes frutos contêm substancias que ajudam a alcalinizar o sangue, que facilitam a eliminação dos ácidos através da urina, muito importante com o equilíbrio do organismo, principalmente no o combate do ácido úrico e até do cancro.
  3. Por serem ricas em vitamina C, contribuem com a saúde dos vasos sanguíneos e melhoram o desempeno do sistema imunitário, fortalecendo o organismo contra as doenças infecciosas 
  4. A castanha é rica em vitamina E que é um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças cronicas como o  Alzheimer, Parkinso, cancro e doenças cardiovasculares.
  5. Protegem o cérebro e melhoram as funções intelectuais, a explicação está no facto das castanhas serem ricas em minerais.
  6. A vitamina B e o fosforo contidos nestes frutos, contribuem para um sistema nervoso saudável, sendo bastante indicadas em pessoas que sofrem de stress. 
  7. Contribuem no desenvolvimento dos ossos e dos dentes.
  8. Parte das propriedades das castanhas são devido às fibras, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, importantes na prevenção da obesidade e redução do colesterol, entre outros.
Um comentário:

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...