O poder do chá e das infusões para a saúde

Os poderes das infusões e do chá na saúde
O chá é proveniente unicamente da planta camellia sinensis , é produzida nos Açores e em alguns países da Asia
Todas as restantes bebidas que temos por hábito de chamar chá e que são feitas de ervas ou frutas, são na verdade infusões.
Para usufruir das propriedades e benefícios dos chás ou das infusões, deve haver uma toma sistemática de 2 a 3 chávenas por dia. Contudo é desaconselhado a toma por mais de 25 dias consecutivos, prevenindo a concentração de resíduos alcaloides. O idela é fazer uma pausa ce pelo menos 2 dias.
Aconselha-se a tomar um chá com elevado grau de taninos  fora da refeição, desta forma não vai interferir com a absorção de ferro.
Quanto menos processamento houver melhor, dê preferência aos saquinhos transparentes na impossibilidade de o produzir. Veja como secar as plantas em casa

O chá e os seus benefícios


Chá verdeO chá verde muito conhecido pelas suas propriedades terapêuticas e pelo seu poder anti oxidantes, útil na prevenção do envelhecimento precoce. Qualidades do chá verde


O chá preto, dos 4 tipos de chá é o que mais contribui para a redução do risco de doenças coronárias. Combate ainda a fadiga e em lavagens ajuda a escurecer o cabelo.

O chá vermelho, muito falado pela sua ajuda na redução do peso, as suas propriedades termogénicas, ajudam a acelerar o metabolismo. Combate o colesterol, alivia as dores de cabeça e reduz a tensão nervosa.

O chá branco, é o chá menos fácil de encontrar, é muito saboroso, contudo é caro. Têm propriedades anti virais, anti fungicas e anti bacterianas.

Os benefícios das infusões para a saúde



O poder da infusão do alecrim
O alecrim é chamado da erva da alegria. Uma planta com muitas propriedades que pode ser usada de forma externa no tratamento da caspa e da queda a do cabelo. Ver benefícios do alecrim

A erva cidreira é conhecida principalmente pelos seus atributos calmantes. Mas os seus benefícios não se ficam por aqui. A erva cidreira alivia os sintomas de gripe, cólicas e febre, entre outros.

As barbas de milho são um potente diurético e são excelentes a tratar infecções urinárias, cistites, problemas de bexiga e de rins. Contribui na redução de retenção de líquidos e das consequentes pernas inchadas.

Vantagens da infusão de hortelã
A hortelã é usada numa infusão que funciona como digestivo. Beber a infusão desta planta, beneficia o combate da flatulência, do vomito e da diarreia, entre outros. Características medicinais da hortelã

A infusão de boldo, estimula o processo digestivo, melhora os problemas do estômago, a azia e as cólicas.  Trata-se ainda de uma infusão interessante no alivio dos sintomas das ressacas. Utilidades do boldo.


A lucia lima, também conhecida como limonete, uma planta bastante conhecida e usada em Portugal. Segundo um estudo realizado em 2011,  a lucia lima têm um poder antioxidante equivalente ao do chá verde. Entre outros benefícios para a saúde a infusão de lucia lima auxilia contra insónias, enxaquecas, má digestão, flatulência e tensão nervosa.
Infusão de folhas de oliveira
Folha de oliveira, uma grande aliada contra a tensão alta. A sua infusão acarreta benefícios na redução do colesterol, no combate de gorduras localizadas e na redução do stress. Benefícios da folha de oliveira.

A camomila. uma erva conhecida pelo seu efeito sedativo e calmante. Entre outras vantagens, a infusão de camomila ajuda a acalmar aftas e gengivites, clareia os cabelos louros e retribui-lhes o brilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...