Benefícios da hortelã

Benefícios e propriedades da hortelã

A hortelã vulgar (Mentha spicata) é uma planta vivaz da família das Lamiáceas, com sabor refrescante e picante. É utilizada pelos homens hã milhares de anos, os Romanos utilizavam-na como refrescante da boca. Atualmente é utilizada como planta medicinal na industria farmacêutica, em alimentos, rebuçados, chicletes de menta e em produtos cosméticos.

Propriedades da Hortelã: Descongestionantes, analgésicas, carminativas, antieméticos, relaxantes, vermifugas, digestivas, antissépticas, refrescantes.

Características e propriedades medicinais da hortelã 


O seu aroma e as suas propriedades medicinais conhecidas e comprovadas cientificamente, fazem desta planta uma das mais conhecidas e procuradas da atualidade.
Os seus nutrientes principais são o cálcio, fibra, ácido fólico, cobre, magnésio, manganês, ferro, fosforo, potássio, niacina, zinco, vitaminas A e C.

A hortelã é uma planta analgésica, muito útil no tratamento das dores de cabeça e sinusite.
A infusão desta planta resulta numa bebida saborosa e vitaminada, vantajosa e útil no tratamento de gripes,  resfriados e nas nas inflamações da garganta. Este chá também é bastante eficientes nos casos de azia e má digestão.


Os principais benefícios terapêuticos da hortelã 


  • Estimula a circulação sanguínea
  • Alivia dores, contém o componente mentol que actua directamente nos nervos.
  • Previne e combate a flatulência, o vomito e a diarreia
  • Auxilia a digestão, a sensação de estômago cheio e inchado..
  • Alivia tonturas.
  • Estimula a secreção biliar, alivia os espasmos, a inflamação do fígado e da vesícula biliar e combate as cólicas.
  • Alivia as constipações, gripes, sinusites, inflamações da laringe e as gengivites.
  • A infusão de hortelã usada em gargarejos combate o mau hálito e atenua as dores de garganta
  • Têm uma ação benéfica nos casos da doença de crohn  e do síndroma do cólon irritável. 
  • A hortelã também é conhecida como vermifugo, pelo seu poder desparasitante, tanto no homem como nos animais.

Modo de usar a hortelã pimenta


Comer hortelã crua: mastigar 2 ou 3 folhas de hortelã refresca o hálito, combate o mau estar do estômago e problemas da boca.

Para dores de cabeça: passar óleo de hortelã pimenta morno nas têmporas de 15 em 15 minutos pode ser tão eficaz como o paracetamol.

Em infusão: levar água ao lume, quando esta entrar em ebulição retirar do fogo e juntar cerca de 15 gr de hortelã pimenta, beber ainda morno.

Na culinária: serve para condimentar pratos, guarnecer sopas, aromatizar refrescos e enfeitar sobremesas.
Contra os insectos: Têm uma ação repelente contra vários tipos de insectos, incluindo pulgas. Coloque folhas de hortelã debaixo da almofada dos seus cães, em poucos dias notará a diferença.

Leia mais sobre a hortelã


A hortelã pimenta é uma planta muito fácil de cultivar, dá-se em qualquer canto do jardim ou até num simples vaso e facilmente se torna invasora. Cultivo da Hortelã

Nomes populares: Hortelã vulgar, hortelã comum, hortelã das cozinhas, hortelã rasteira, hortelã verde, erva boa, menta romana, menta enrugada, spearmint (inglês).

5 comentários:

  1. Realmente a hortelã tem uma variedade de propriedades e várias aplicações. Seu óleo essencial é valioso e o chá por infusão, entre outras é um ótimo estomáquico. Uma dica: Tomar o chá de hortelã à noite junto com o capim cidreira e o alecrim permite um conjunto natural excelente, pois teremos um estomáquico, um calmante (o capim cidreira) e um tônico do coração (o alecrim). Preparo por infusão; colocar uma colher de sopa cheia de cada erva picada em uma chávena e a parte aferventar 250 ml de água filtrada ou mineral, quando estiver em ponto de efervescência e não fervente, verter sobre as ervas na chávena, abafar, deixar por trinta minutos e tomar ligeiramente morno antes de dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Paulo A. Bordino, ficamos muito agradecidos pela partilha da sua experiência connosco. Um bem haja

      Excluir
  2. Como fazer uma infusão de um conjunto de varias ervas/ frutos que promova a saúde em geral.

    ResponderExcluir
  3. otimo ecelente amei as dicas


    ResponderExcluir
  4. Anônimo20.11.22

    A gente pode fazer o chá do ortelã pimenta e tomar , não tem contra indicação pra quem tem gordura no fígado , tenho do outro também ,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...