11.4.15

Beneficios da alface

Benefícios e propriedades da alface à saúde

A alface é uma excelente  aliada nas dietas de emagrecimento, com imensos benefícios na saúde, é um dos legumes mais cultivados e apreciados do mundo.Considerada a rainha das saladas, a alface combina com variadíssimos elementos, as sopas, as sanduíche e os sumos detox também ficam a ganhar com este vegetal.

Destaca-se da maioria dos legumes por conter poucas calorias, uma grande percentagem de água e por e por conter uma quantidade insignificante de hidratos de carbono. Estas características fazem da alface um legume bastante adequado a dietas.

Falamos de um legume com excelentes proporções de ferro, potássio e magnésio, entre outros minerais. É rica em caroteno, ácido folico e vitaminas A e D entre outras.


Os principais benefícios e propriedades da alface 


Alface contribui para a saúde dos ossosUm estudo realizado nos EUA, em mais de 72000 mulheres, descobriu que as que ingeriram pelos menos umas vez por dia este vegetal, tinham metade do risco de fracturarem a anca, em comparação com as que ingeriram este legume uma vez por semana. Uma das razões poderá estar associada à ingestão da vitamina K, que está presente em maior quantidade na alface roxa.

A alface ajuda a emagrecer: Ela possui um baixo valor energético, apenas 12 calorias por 100 gramas. Contém fibras e um elevado teor de água, o que faz dela uma excelente aliada das dietas de emagrecimento. As fibras dão-lhe a capacidade de aumentar a sensação de saciedade e consequentemente diminuir o apetite.

Bom funcionamento do sistema nervoso: Contém ácido fólico, um elemento muito importante na saúde do sistema nervoso e da medula óssea. A alface possui um liquido leitoso denominado lactucarium, que abrange a lactocina, a qual inclui princípios activos com capacidades hipnóticas. Estas características fazem deste vegetal um sedativo natural, que acalmam o sistema nervoso e contribuem no combate à insónia, ao stress e à ansiedade.

Alface combate a insónia e a arritmia do coração: Ferva 40 gramas de talos de alface macerados em meio litro de água. Deixe ferver por 20 minutos. Junte 2 colheres de sopa de mel e tome antes de deitar.

Benefícios da alface no controlo dos diabetes: Extraia o sumo do talo da alface e tome uma chávena de manha e outra à noite.
Inclua-a na sua alimentação em abundância, conjuntamente com outros legumes.

Tabela da composição da alface por 100 gr:

Energia: 12 Kcal,  proteina:1,18g,  água:95,9g,  hidratos de carbono:0,8 g,  gordura total:0,2g, vitamina A:115 ug,  vitamina C: 4,0 mg,  caroteno:688 mg,  fibra alimentar:1,3g,  sódio: 3,0 mg, potássio:313 mg,  cálcio:70 mg,  magnésio: 22 mg,  fósforo: 46 mg.
Fonte: Tabela de composição dos alimentos portugueses ( Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge)
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