13.10.15

TPM tensão pré menstrual

TPM síndrome de tensão pré menstrual

Tensão pré menstrual conhecida como TPM, não é um mito urbano, existe mesmo!
Nem todos as mulheres sofrem de TPM. Algumas não sentem nada e outras sentem mas não sabem que sofrem desta sintomatologia, porque não conseguem identificar os sintomas como sendo aquela a causa. Contudo é calculado que 70% das mulheres sofrem de tensão pré menstrual. Desta percentagem destacam-se 10% com sintomas e dores tão fortes que chegam a ser incapacitante.

Poderá existir uma carga hereditária, mas sem uma definição muito concreta. Muitas vezes há uma ligação de sintomas entre mães e filhas, porque elas assistem aos maus estares da mãe e ficam mais despertas na identificação dos sintomas deste síndrome.

A tensão pré menstrual aumenta nas fazes de descontroles hormonais, a seguir a um parto ou aborto, na pré menopausa, são situações em que há uma baixa hormonal e uma diminuição de estrogênio. Depois da menopausa os desconfortos mantém-se por alguns anos. A procura de ajuda médica é essencial na ajuda do alivio dos sintomas.

Sintomas do síndrome pré-menstrual


Aproximadamente dez dias antes do período a  mulher começa a ficar mais nervosa, irritada com distúrbios de fome e sono. Sentem-se inchadas, com dores de cabeça, pernas inchadas, tensão mamária, há inclusive mulheres que chegam a vestir dois números a cima durante esta fase. Estes sintomas podem ser confundidos com sintomas de outras doenças, convém portanto averiguar a situação com uma ida ao médico.
Contudo os sintomas da tensão pré menstrual não são constantes de um mês para os outro, vão variando.

Geralmente a parte psicológica é a mais afectada pela TPM. As mulheres ficam muito irritadiças, choram por qualquer coisa, gritam e não se dão conta, o que acaba por ser incompreendido e é bastante desagradável socialmente. Muitas não têm a consciência de que se trata de uma depressão temporária, só sabem que naquele momento estão a sofrer. Inclusive as estatísticas revelam que grande parte dos suicídios em mulheres dão-se nesta fase de síndrome de tensão pré menstrual.

Como atenuar os desconfortos da tensão pré menstrual


O saquinho de água quente, antes da hemorragia poderá dar um pequeno alivio, já que têm efeitos descongestionantes.

Algumas pílulas poderão aliviar a sintomatologia da tensão pré menstrual, contudo outras podem baralhar ainda mais o organismo. Não podemos esquecer que estamos a falar de um desequilíbrio hormonal, portanto a serem usadas, só deve ser feito com aconselhamento médico.

O exercício físico feito continuamente vai ajudar imenso. A prática de actividade física, ajuda na libertação de endorfina, responsável pela sensação de bem estar e pelo alivio da dor.

Reduzir o álcool, o sal, os açúcares é de extrema importância, porque são potenciadores da sintomatologia da tensão pré menstrual.

É importante ingerir drenantes, eles ajudam o organismo a libertar os excessos de líquidos e aliviam a retenção. Dirija-se a uma ervanária, ou opte por soluções caseiras.

Soluções caseiras para aliviar os sintomas de tensão pré menstrual


A primeira medida é beber muita água, ela é a principal reguladora do organismo. A importância da água para a saúde

Alguns tipos de chá podem ter efeitos muito úteis no processo de drenagem. Beba chá verde é desintoxicante, diurético e auxilia na redução do inchaço. Inclua a infusão de salsa, esta têm uma acção diurética importante.

Consuma frutas diuréticas, melão, melancia, alface e pepino.
2 comentários:
  1. Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
    Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
    PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
    António Batalha.
    Parabéns e muitas felicidades.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o seu elogio e fico feliz que tenha gostado. E sim vou sempre tentando dar o meu melhor e com a responsabilidade que este tema exige.
      Claro que pode contar comigo para o visitar e já o estou seguindo. O seu blog é muito interessante, toca num tema com o qual eu me identifico completamente. Felicidades e boa sorte

      Excluir

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...