Benefícios da camomila

Benefícios da camomila para a saúde

A camomila (Matricaria chamomilla) é uma das mais antigas e mais documentadas planta medicinais,  que pertence à família das asteraceae. É utilizada em várias partes do mundo e é reconhecida como um remédio natural eficaz conta várias doenças.
A  popularidade desta erva medicinal deve-se principalmente às suas capacidades de aliviar a má digestão, reduzir e acalmar a ansiedade. Mas as suas virtudes vão muito além, esta planta medicinal é detentora de propriedades anti inflamatórias, antioxidantes, analgésicas, calmantes, relaxantes, ajuda no controle glicémico, suaviza a pele e embeleza o cabelo.

Benefícios e propriedades da infusão de camomila


  •  Ajuda a acalmar, a relaxar, diminui o stress e auxilia no tratamento da ansiedade.
  • A infusão desta planta medicinal ajuda a reduzir o enjoo.
  • Alivia as dores de cabeça pré-menstruais e enxaquecas de origem nervosa.
  • Melhora a qualidade do sono e combate a insonia.
  • Ajuda no tratamento de problemas de estômago, auxilia a digestão e ajuda a tratar ulceras.
  • Em inalações, é eficaz contra o catarro, a asma e a febre dos fenos. 
  • Ajuda a controlar os níveis do açúcar no sangue.
  • Ajuda a tratar mamilos gretados.
  • Acalma a dor ciática, com a aplicação de compressas mornas sobre a zona do nervo.
  • A camomila, é eficaz a tratar eczemas e queimaduras, inclusive as solares.
  • Alivia a conjuntivite, os olhos cansados e inflamados.
  • Têm ainda efeito anti-microbiano e anti-fúngico, sendo por isso recomendada no tratamento de Cândida albicans.

Principais propriedades medicinais da camomila



A infusão de camomila é utilizada numa grande variedade de problemas gástricos, esta erva medicinal contém substancias capazes de acalmar e aliviar certos distúrbios gastrointestinais. Alivia as dores de estômago espasmos do aparelho digestivo, enjoos matinais, cólicas, gastrites, indigestão, intestino irritável e diarreia. Estas propriedades calmante também são úteis na redução do desconforto causado pelo refluxo gástrico, o chá de camomila fornece um efeito protetor contra o ácido do estômago e reduz a inflamação do esófago.

Segundo um estudo realizado numa universidade do Texas, a camomila pode ajudar a viver mais e melhor. Parece que esta planta medicinal pode reduzir em 29% o risco de morte prematura. Os motivos não são claros, contudo estudos recentes têm mostrado potenciais benefícios da planta no controle da hiperglicemia, problemas de estômago e ansiedade. Também foi referenciado o seu poder antioxidante, anti inflamatório antimicrobiano e antiplaquetário.

O efeito relaxante da camomila é muito útil para acalmar bebés nervosos e hiperativos. É também muito eficiente nos problemas de dentição dos bebés, sendo aconselhado massajar as gengivas com algodão embebido na infusão de camomila.

A camomila pode controlar o nível de açúcar no sangue de diabéticos, ao que parece o consumo diário do chá de camomila com as refeições, pode contribuir na prevenção da evolução da hiperglicemia e prevenir algumas das consequências do diabete tipo 2 . Foi a conclusão de um estudo realizado por cientistas da Universidade de Aberystwyth  no país de Gales e da Universidade de Toyama no Japão, publicado no Journal of agricultural and food Chemistry.

A camomilha têm a capacidade de aliviar as dores menstruais, . Parece que esta planta medicinal têm a capacidade de de acalmar a dor, relaxar e acalmar os músculos, para além das já referidas dores de cabeça pré-menstruais. Os investigadores acreditam que a explicação está no facto do consumo de chá de camomila aumentar os níveis de glicina na urina, uma substância capaz de aliviar os espasmos musculares.

A infusão de camomila é um calmante tópico, aplicada sob a forma de compressas refresca a pele, acalma o eczema, a vermelhidão da pele e queimaduras. Quando aplicadas nos olhos, também aliviam a conjuntivite e os olhos cansados. O banho desta infusão acalma as crises de hemorroides.

Esteticamente é usada para clarear os cabelos. Esta erva medicinal atua nos pigmentos capilares e atribui um tom mais claro aos cabelos.
Esta planta também é muito utilizada em cremes, possui uma ação suavizadora e calmante, que têm o poder de revitalizar e iluminar a pele.

Como fazer o chá de camomila


Não há propriamente um consenso quanto à quantidade e consumo do chá de camomila, contudo de forma geral ele pode ser consumido à razão de duas ou três colheres de chá por chávena de chá de água.
A água deve ser levada a ferver, retira-se do lume e acrescenta-se as flores de camomila. Deixa-se em infusão por 10 minutos, coa-se e bebe-se.
Os adultos podem consumir 3 a 4 chávenas desta infusão por dia.

Mais sobre a camomila


O chá de camomila pose ser feito com as flores secas da planta ou com as tradicionais saquetas à venda em qualquer supermercado. O conselho é usar as flores secas compradas em ervanárias ou secas em casa. Encontra-se frequentemente à venda em chás para digestão misturada com hortelã. (Benefícios da hortelã)

A camomila cresce principalmente em climas amemos, é conhecidas pelas suas pequenas flores brancas que fazem lembrar pequenas margaridas. Supõe-se que a origem da camomila provenha da Europa e norte da América, onde cresce espontaneamente. .

A camomila é constituída por óleos essenciais, farrnezina, alfabisobolol, camazuleno,cânfora, principio gomo-resinoso, taninos, pigmentos falfunoícos, colina, glicócidos amargos, enxofre, fósforo, ferro, ácidos gordos, isinol, esterol,cumarinos, potássio e vitamina C.

Consta que a combinação do ácido acetilsalicílico (conhecido popularmente por aspirina) com chá de camomila pode provocar o risco de sangramento. Ao que parece os dois contém anticoagulantes, no caso da planta são as cumarinas, uma conjugação que pode levar ao sangramento. Mas as quantidades contidas na planta medicinal é reduzida e as hipóteses de isso acontecer são mínimas. Contudo fica o alerta para as pessoas mais sensíveis.

Nomes comuns: camomila vulgar, camomila alemã, camomilha, camomila dos alemães, camomila selvagem, macela nobre, matricaria, margaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...