Benefícios do vinagre de sidra para a pele

Benefícios e propriedades do vinagre de sidra para a pele


O vinagre de sidra têm excelentes propriedades que beneficiam  a saúde e o aspecto da nossa pele, ajuda a combater manchas, rugas, eczema, acne, oleosidade e micoses, entre outros.
Por ter propriedades adstringentes o vinagre de sidra é muito útil no tratamento de várias doenças e inflamações da pele como acne e manchas.

A nível interno o vinagre de sidra também oferece muitas vantagens, para a saúde em geral. Têm efeito diurético, reduz o colesterol, quando tomado em jejum ajuda a emagrecer, ajuda a controlar os diabetes, entre muitos outros benefícios. Leia mais sobre: os benefícios do vinagre de sidra .

As vantagens do vinagre de sidra para o tratamento de pele 


Aplicar o vinagre diluído com água mineral no rosto antes de deitar é uma prática simples que ajuda a tonificar a pele, reduzir o acne, rugas e manchas da pele. Nas peles mais sensíveis deve ser feito o teste numa pequena área, antes de aplicar na totalidade.

No couro cabeludo, ele controla o excesso de oleosidade, a caspa e a seborreia. Na maior parte das vezes a caspa está associada à presença de um fungo Malessezia Furfur e as propriedades do vinagre de sidra ajudam a destruí-lo. Junte 2 colheres  de sopa em meio litro de água e enxague o cabelo com esta mistura. Além de manter o couro cabeludo mais saudável, proporciona cabelos mais macios e brilhantes.

Resta ainda dizer que este liquido dourado é um excelente desodorizante. Depois de lavar as axilas passe um algodão embebido, além de manter as axilas mais frescas ele inibe o crescimento das bactérias, o resultado é muito satisfatório.

Há quem aconselhe passar o vinagre de sidra nos dentes para clarear manchas, contudo os dentistas desaconselham esta prática, o vinagre faz mal ele é acido e  pode danificar o esmalte dos dentes e aumentar a sensibilidade dentária.

Receitas para a pele com vinagre de sidra


Tonificar a pele

Misture 4 colheres de sopa de vinagre de sidra com 250 ml de água mineral. Se não gostar do cheiro do vinagre e preferir um um tônico perfumado, ferva os 250 ml de água com meia colher de sopa de rosmaninho seco, alfazema ou outro a gosto. Depois da infusão esfriar junte o vinagre. Guardar o tônico num frasco de vidro bem fechado, ao abrigo da luz.

Tonificar e aliviar as rugas

Prepare uma mascara de argila com vinagre de sidra, apenas deve substituir a água pelo vinagre de sidra. Aplicar a pasta no rosto e deixar atuar até a mascara secar. Lave o rosto com água corrente. Esta mascara tonifica a pele, limpa os poros em profundidade, alivia o aspecto cansado, atenua o acne, as manchas da pele e previne o aparecimento precoce das rugas. Os efeitos são visíveis logo na primeira aplicação. Veja também (Os benefícios da argila)

Peles com acne 

Vinagre de sidra com mel. Junte uma colher de sopa de vinagre de sidra com outra de mel, aplicar no rosto e deixar atuar por uns 15 minutos. Remover com água tépida. 
A mistura de uma colher de vinagre de sidra, uma colher de mel e um copo de água também resulta num potente anti inflamatório quando ingerida pela manhã em jejum. Além de melhorar o aspeto da pele proporciona muitos outros benefícios à saúde: melhora a digestão, controla os níveis de colesterol, ajuda a perder peso e é um excelente remédio para a dor de garganta.
Outra hipótese para a pele com acne é preparar uma mistura com uma colher de vinagre de sidra com quatro colheres de sopa de água mineral, aplique no rosto no dia a dia.

Tirar manchas do rosto e acne

Fazer uma infusão de tomilho e misturar meio por meio com vinagre. Passar um algodão embebido nesta mistura na pele depois de limpa, com massagens circulares e deixe secar ao natural. O tomilho têm propriedades anti bacterianas, anti inflamatórias, adstringentes e calmantes, que associadas aos benefícios do vinagre de sidra permitem manter a pele mais fresca e aliviam as crises de acne, porque desinflamam a pele, combatem bactérias e ajudam a cicatrizar. Veja também: (Benefícios do tomilho)

Banho de limpeza e de relaxamento 

Verta meia chávena de vinagre de sidra numa banheira com água quente e relaxe.

E vocês já conhecem e usam o vinagre de sidra?


Efeitos colaterais do vinagre de sidra


Quando aplicado direto sobre a pele, o vinagre de sidra pode provocar irritação, sensação de queimação e erupções cutâneas. 
Quando ingerido em doses excessivas pode danificar o esófago e o revestimento do estômago.

3 comentários:

  1. Anônimo22.5.16

    Eu sabia que combate a caspa e amacia o cabelo e já uso para esse efeito há muito tempo e funciona muito bem. Na pele nunca tinha experimentado, mas vou testar. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Sim é verdade o vinagre é um bom amaciador do cabelo, eu também o uso à mais de 10 anos, com a principal finalidade de combater a queda do cabelo. Quanto à aplicação na pele, se tiver problemas de micoses aconselho-o mesmo a experimentar.

    ResponderExcluir
  3. Ok valeu muito é aprender até morrer

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...