Benefícios do tomate para a saúde

Benefícios do tomate e indicações terapêuticas

O tomate é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicon), que pertence à familia das Solenaceae. No mundo inteiro ele é apreciado pelo seu sabor e pelos inúmeros benefícios que oferece à saúde. É uma excelente fonte de vitaminas, sendo que 100 gr contem cerca de: 17 calorias, 1 gr de fibra, 17 mg de vitamina C e 1,2 mg de vitamina E, além de ácido fólico, potássio, cálcio, oligoelementos e fibra dietética quando consumidos com a casca e a semente.

Quando maduro apresenta a cor vermelha, indicativo de maior concentração em licopeno, o antioxidante mais potente de todos os carotenoides. O principal responsável pela prevenção de alguns tipos de cancro como o da mama e da próstata. Alguns estudos levam a crer que o licopeno ajuda inclusive  reduzir o tamanho dos tumores e a desacelerar o seu crescimento.

Indicações terapêuticas do tomate



  • Melhora a saúde cardiovascular
  • Reduz o colesterol LDL
  • Neutraliza os radicais livres
  • Mantém os ossos fortes
  • Regula os níveis de açúcar no sangue
  • Ajuda nas dietas de emagrecimento
  • Melhora a qualidade do sono


Principais benefícios e propriedades do tomate


Doenças cardíacas.  Com base num estudo feito em homens europeus, concluiu-se que os que tinham níveis altos de licopeno no organismo, tinham  menos de probabilidades de terem um ataque cardíaco. O tomate também está relacionado com a redução do colesterol LDL e dos triglicéridos, dois elementos associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Hipertensão arterial. O tomate é rico em potássio, um mineral que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e melhora a circulação do sangue. A carência deste elemento está muitas das vezes associado à tensão alta, a problemas cardíacos, derrames e cancro. Saiba de mais alimentos que ajudam a prevenir a hipertensão

Cancro da próstata. Um estudo feito a 47000 americanos, revelou que os que comiam tomate ou à base deste, acima das 3 vezes por semana, tinham menos  probabilidades de contrair cancro da próstata.

Cancros do aparelho digestivo. O consumo alto de licopeno dos tomates está associado à redução do cancro do estômago, do cólon e do recto.

Dietas de emagrecimento. O tomate é um bom coadjuvante na perda de peso, pelo seu reduzido teor calórico, um tomate têm em média 35 calorias, e pelo seu baixo valor em gordura, cerca de 1 grama. Além disso, o tomate é rico em carnitina, um aminoácido que estimula o organismo a queimar mais gordura. Dicas para perder peso a longo prazo

Saúde dos olhos. O tomate é rico em licopeno e vitamina A, substancias muito importantes à visão. Algumas pesquisas já realizadas, associaram os anti oxidantes contidos no tomate, a uma redução da degeneração macular.

Reduz o Colesterol e os triglicéridos. O licopeno e a vitamina C contida nos tomates, melhora o fluxo e a circulação sanguínea, melhora os perfis sanguíneos da gordura no sangue, potenciando assim uma melhora na saúde cardiovascular.


Saiba como potenciar os benefícios do tomate


O aquecimento dos tomates provoca a perda de vitamina C, mas realça a absorção de outros nutrientes importantes à saúde. Para optimizar uma melhor absorção do licopeno, deve-se consumir o tomate cozinhado ou tempera-lo cru com uma gordura como óleo ou azeite.

Curiosidades sobre o tomate


Trata-se de um fruto, considerado por alguns como um legume, com a polpa carnosa e suculenta e de imensa versatilidade na cozinha, que se presta a deliciosas e nutritivas saladas e outros diversos tipos de prato. A má noticia é que os tomates estão entre os vegetais mais contaminados por agrotóxicos, que enevam os benefícios com uma carga de veneno. É recomendado procurar saber a origem dos tomates e do modo de cultura. Cultivá-lo é a melhor opção, o tomateiro é uma planta de cultivo fácil, numa horta ou numa varanda 3 ou 4 pés são suficientes ao consumo de uma família. (Ver cultivo do tomateiro)

Infelizmente o tomate algumas vezes é associado a alergias alimentares, resultando em dores de cabeça, eczema, urticaria, distúrbios gastrointestinais, irritação das vias nasais e oculares. Cabe a cada um estar atento aos sinais e caso verifique pertubações com o consumo do tomate, retire-o da sua alimentação até falar com o seu médico e descartar a hipótese de outros transtornos.

Propriedade: anticancerígenas, antioxidantes, anti inflamatórias, diuréticas.

Fotos pixabay

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...