Saiba como tomar os medicamentos de forma correta

As duvidas sobre medicamentos que todos têm

As duvidas sobre medicamentos que todos têm


É importante ter alguns cuidados com a toma de medicamentos, muitas duvidas ficam instaladas, mas será que estas têm razão de ser?

Posso beber álcool quando estou a ingerir antibiótico ou analgésicos?


De uma maneira geral sim, desde que seja de uma forma ligeira a moderada. No entanto existem antibióticos em  que o seu consumo é desaconselhado, devido ao risco de criar algumas reações, rubor, náuseas, dificuldades respiratórias, entre outras. Na duvida pergunte sempre ao seu médico.
No caso dos analgésicos que dão sonolência o álcool é capaz de potenciar este efeito, por esta razão é desaconselhado, principalmente em condutores de veículos.

Medicamentos contra a prisão de ventre poderão causar habituação?


Prefira controlar a obstipação de uma forma natural, já que os medicamentos levam a que o organismo deixe de funcionar por ele, criando uma habituação.
Se tivermos que recorrer a um anti obstipante, aconselhe-se com o farmacêutico que este lhe informará que existe uma classe de medicamentos menos irritante no tratamento do intestino.

Cuidado com o xarope da tosse seca


Ingerir xarope no tratamento da tosse seca poderá gerar consequências secundários graves, falência respiratória e broncospasmos. A maioria dos xaropes das tosses contêm um principio ativo que interage com alguns medicamentos usados em doenças cronicas. Pergunte ao seu médico se o deve tomar ou informe o farmacêutico que medicamentos anda a tomar, já que estamos a falar de um medicamento de venda livre.

Descongestionantes nasais, posso usar por longos períodos?


O uso de descongestionantes nasais é muito recorrente em Portugal. O que muita gente desconhece é que o próprio descongestionantes geram congestão nasal ao fim de um tempo. Devem portanto ser usados com moderação e com consciência de que podem gerar sequelas secundárias, hipertensão e glaucoma são algumas delas. Uma boa alternativa seria substitui-los por água do mar ou soro fisiológico.

Quais os cuidados a ter enquanto toma anti-histamínicos ? 


Os anti-histamínicos mais recentes já possuem menos efeitos secundários, não elevam tanto a tensão arterial e não dão tanta sonolência. mas o consumo de bebidas alcoólicas é capaz de potenciar estes efeitos.

Os medicamentos da disfunção eréctil provocam problemas cardiovasculares?


Não, curiosamente os primeiros medicamentos deste tipo, eram desenvolvidos precisamente no tratamento da angina do peito. No entanto veio-se a saber que eles são eficazes na disfunção eréctil.
Algo que os homens devem ter em atenção é que quando notam  algum tipo de disfunção, esta poderá ser um sinal de algo mais grave.  Para a realização de uma ereção é necessário haver um bom fluxo de sangue, isso pode não acontecer pela acumulação de colesterol nas paredes das veias,  por vários problemas cardiovasculares, pela tensão alta ou até por diabetes.

Os medicamentos diminuem o efeito da pílula?


Curiosamente são poucos os medicamentos que interagem com a pílula.
Um pequeno número de medicamentos que tomamos conseguem provocar diarreia, esses sim interferem com a redução da absorção da pílula. Dentro desta categoria poderão estar vários antibióticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...