Benefícios do figo para a saúde

Benefícios do figo para a saúde

Os figos são ligeiramente doce, com um toque suave e crocante derivado às suas sementes, frescos ou secos, fazem a delicia de muita gente. São denominados de fruto, mas concretamente são uma infrutescência, que pertence à família Moraceae.

Nutricionalmente são muito ricos, possuem um alto teor de fibras, vitamina E, C, A, B1, B2 e minerais como o cálcio, fosforo, magnésio, manganésio, ferro, potássio, sódio e cloro.  No mundo dos vegetais, o figo é um dos alimentos mais ricos em potássio

O figo é conhecido desde tempos remotos pelo seu poder curativo, estimula a digestão, têm um efeito calmante, melhora a memoria e a capacidade de concentração. Já no seu tempo, era recomendado pelo famoso médico Grego Hipócrates.

Propriedades e benefícios do figo seco ou fresco para a saúde 


O figo na prevenção do cancro: Os figos são ricos em fitoquímicos que melhoram os estado das pessoas com enfermidades e reduzem  o metabolismo das células cancerígenas. Dentro desses fitoquímicos com propriedades antioxidantes, encontramos a rutina, cianidina e o ácido clorogénico.

Os figos melhoram a aparência da pele: Eles são ricos em vitamina C, E e A, que ajudam a pele a restabelecer-se. Contam aínda com a participação dos antioxidantes, que protegem a pele dos radicais livres e permitem desacelerar o processo do envelhecimento precoce. Possuem também propriedades anti inflamatórias que ajudam a reduzi a inflamação do acne.

O figo melhora a saúde intestinal: Tem um alto teor em fibras solúveis e insolúveis, o que faz do figo um excelente aliado do trânsito intestinal. O consumo deste fruto tem ainda sido implicado numa possível redução da incidência do cancro do cólon. Para obter este efeito é recomendado o consumo de dois figos por dia, poderão ser frescos ou figos secos. Veja: Benefícios das fibras alimentares para a saúde

Ajuda a regularizar a pressão sanguínea: Os figos possuem um alto teor de potássio, um mineral que é reconhecido pela ajuda na regulação da pressão arterial e na estabilização dos batimentos cardíacos.

Promove a saúde dos ossos: O figo é rico em cálcio e potássio, dois minerais fundamentais para a saúde dos ossos, previnem a osteoporose e aumentam a densidade óssea.

Reduzem o risco de sofrer doenças cardiovasculares: O figo contém potássio, ómega 3 e 6, estes elementos permitem combater diversos problemas relacionados com o sistema cardiovascular, ajudam a reduzir a hipertensão e o colesterol (LDL).

Os figos aumentam os níveis de energia: Os figos são um alimento muito energético, possuem um alto teor de açucares naturais, que aumentam a energia e melhoram o humor. Em termos energéticos eles possuem aproximadamente 70 Kcal por 100 gr, já os figos secos apresentam aproximadamente 230 Kal por 100 gr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...