17.10.17

Segredos da dieta

Segredos da dieta

O termo dieta representa algo rígido, sofredor e não têm nada de ser assim. A proposta de hoje passa por sugerir algumas mudanças na alimentação e alguns hábitos de vida, sem sofrer privações. A ideia não é passar fome e sim comer os alimentos adequados, na quantidade correcta e nos horários certos.

Duvidas e segredos sobre a dieta


 Produtos light, fazem bem à saúde?
Na generalidade os produtos light apenas fazem bem à consciência, na realidade são-lhes retiradas algumas substancias que contém muitas calorias como as gorduras e os açúcares e acrescentam outros produtos que fazem mal e desequilibram o nosso organismo. No fundo estamos a camuflar as pedidos do organismo.

➢ Comer gluten, sim ou não?
Na generalidade ele apenas é desaconselhado às pessoas que são alérgicas ao gluten, que claramente o devem evitar, mas também deve ser reduzido nas pessoas que não sofrem desta alergia.
Os pacientes celiacos ou seja as pessoas que sofrem de alergia ao gluten têm a parede intestinal lisa e assim que existe o contacto com o gluten dá-se uma reacção alérgica e faz com que o organismo comece a lutar contra o gluten.
Nas ditas pessoas normais, a parede intestinal contém umas rugosidades que protegem o organismo do contacto directo com o gluten, porém quando o consumo começa a ser exagerado as paredes intestinais vão-se distendendo e dá-se a impermeabilidade intestinal. Neste quadro os próprios alimentos que são bons passam para corrente sanguínea sob a forma de moléculas maiores e dá-se uma batalha no organismo contra essas moléculas.

➢ É proibido comer hidratos de carbono à noite?
Não! O importante é ficar saciado e não dar oportunidade aos ataques de gula, até porque o organismo vai passar muitas horas sem abastecimento e mesmo que menos vai gastar energia. Uma desvantagem de ir à noite para a cama com fome, é que vamos criar necessidades ao corpo e de manha ao pequeno almoço ele vai assimilar todos os açucares mais rapidamente. O importante é escolher boas fontes de hidrato de carbono, como por exemplo a batata doce, arroz integral, quinoa, aveia, massas integrais, etc. Evidentemente sem exageros.

➢ Alimentos processados são proibidos?
Todos os alimentos industrializados são desaconselhados. São-lhes acrescentado todo o tipo de substancias nocivas, que além de favorecerem o aumento de peso, prejudicam fortemente a saúde.
Falamos de vários tipos de elementos como os: acidificantes, conservantes, aromatizantes, adoçantes artificiais, espessantes, sódio, gorduras saturadas, entre outros.
Opte por alimentos frescos, integrais e de preferência biológicos. Deste modo conseguirá um organismo mais saudável e a perda de peso fica muito mais fácil.

➢ Alimentos com muitas calorias engordam?
Na prática sim, mas na realidade um alimento rico em calorias, por norma satisfaz sempre mais rápido e come-se em menos quantidade. A diferença está no tipo de calorias, nas quais temos as calorias vazias, onde entram aqueles alimentos que têm muitas calorias, porém têm poucos nutrientes, tais como: bolachas, refrigerantes, bebidas alcoólicas, doces, fritos, salgadinhos, bolos de farinha refinada e outros alimentos industrializados. Depois temos as calorias cheias, que são ricas em vários tipos de nutrientes, como por exemplo: abacate, sementes, nozes, ovos, azeite, banana, entre outros.

➢ Adoçante sim ou não?
Não! Nós apenas devemos consumir alimentos que o organismo reconheça, os adoçantes tal como os produtos light, vão camuflar as necessidades do organismo e levar ataques de gula. Para além disso os adoçantes são inimigos do sistema neurológico.
Para quem gosta de doces pode usar substitutos do açúcar comum como o açúcar de coco, açúcar de agav ou stévia.
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