A deficiência de vitamina B12 desenvolve uma grande variedade de sintomas, desde físicos a psíquicos, mas não são fáceis de reconhecer porque eles podem igualmente ser indicativos de outras patologias. Infelizmente os sinais de falta de vitamina B12 muitas vezes demoram anos a se manifestarem, quando surgem vão piorando e se não diagnosticados a tempo podem causar danos graves. Caso se identifique com os sintomas descritos abaixo, procure um profissional de saúde e peça uma análise do teor de Vitamina B12.
Os principais sintomas de deficiência de vitamina B 12
- Cansaço, fatiga e perda de força
- Síndrome das pernas irrequietas
- Diminuição e da memoria
- Sensação de falta de ar
- Inquietação e défice de atenção
- Alteração do humor e irritação
- Desanimo e depressão
- Falta de concentração
- Dormência nas mãos e nas pernas
- Pele pálida ou amarelada
- Descoordenação e distúrbio no andar
- Tonturas e distúrbios no ouvido
- Perda da libido
- Inflamação e vermelhidão da língua
- Visão turva ou diminuída
- Ulceras recorrentes na boca
- Ossos fracos
Principais benefícios da Vitamina B12
Melhora a concentração, previne a perda de memoria, e beneficia a função cognitiva. A vitamina B12 é uma promotora importante do bom funcionamento do nosso sistema nervoso central. Ela ajuda na formação de da bainha mielina dos neurónios, ela reveste os neurónios e funciona como uma capa isolante e condutiva, que têm a capacidade de os ajudar a funcionar, facilitar os estímulos e protege-los de eventuais danos. A mielina protege a degeneração da medula espinhal, do tecido cerebral, dos nervos óticos e periféricos. A desproteção dos nervos da medula geralmente levam ao desequilíbrio, a pessoa tende a tropeçar com mais frequência, mesmo em superfícies planas.
Beneficia a saúde cardiovascular. A vitamina B12 permite converter a Homocisteína, em metionina, quando este processo não acontece e a homocistina se mantém elevada aumenta significativamente o risco de doenças cardiovasculares como ataque cardíaco, AVC e também inúmeras outras doenças como Parkinson e Alzeimer. Em mulheres grávidas pode levar à má formação fetal.
Tal como o Cálcio e a vitamina D, a Vitamina B12 também contribui de um modo importante na formação das células que compõe os ossos. A carência desta vitamina pode comprometer a saúde dos ossos e levar à osteoporose, uma doença que resulta na perda de tecido ósseo, tendo como resultado ossos fracos e quebradiços.
Melhora o aspeto do cabelo, pele e unhas. A Vitamina B12 desempenha um papel importante na reprodução celular. Ela beneficia a saúde da pele, reduz a vermelhidão, a inflamação, manchas e acne.
Fatores de risco que conduzem à carência de Vitamina B12
Quem consome pouco alimentos ricos em vitamina B12 corre o risco de desenvolver a sua carência, mas não só, a insuficiência também é proporcionada pela dificuldade de assimilação devido a determinadas doenças ou medicamentos.
➢ Quem toma omeprazol, pantoprazol, esomeprazol ou outros tipos de medicamentos que reduzem o fator intrínseco e a acidez do estômago.
➢ O uso de metformina em diabéticos também diminui a absorção da vitamina B12.
➢ Todo o tipo de doenças inflamatórias do intestino dificultam a absorção da vitamina B12.
➢ Os idosos são um dos principais grupos de risco, geralmente apresentam dificuldades de absorção desta vitamina devido a problemas digestivos que levam à diminuição do fator intrínseco e à redução da acidez estomacal.
➢ Cirurgia bariátrica ou gastroplastia (redução do estômago) ou cirurgia no intestino.
➢ Pessoas que abusam do álcool.
Como corrigir a falta de Vitamina B12
A vitamina B12 é produzida por bactérias que vivem no sistema digestivo dos animais, principalmente no dos mamíferos, inclusive no dos humanos. As bactérias sintetizam e produzem a vitamina B12 e os animais absorvem-na, ela acaba por ficar acumulada nos muculos, nos ossos e principalmente nas vísceras, sendo o fígado um dos alimentos mais ricos em vitamina B12 que existe. No ser humano isso não acontece, ela é produzida na parte final do nosso intestino, não possibilitando a sua absorção e acabando por ser eliminada pelas fezes.
A maneira mais natural de a introduzir é aumentando o consumo de alimentos ricos m vitamina B12. Ela está presente nas carnes, principalmente na vermelha, moluscos, em alguns peixes, ostras, encontra-se igualmente em outros alimentos porém em menor quantidade, no leite, nos ovos, é praticamente ausente nos vegetais e quando existe a quantidade é insignificante às necessidades humanas.
Nem sempre o melhoramento da dieta resulta, já que muitas carências estão associadas à sua má assimilação, mas há a possibilidade de fazer suplementação. Existem duas formas de vitamina B12, a sianducobalamina e a metilcobalamina. A metilcobalamina é a forma ativa da Vitamina B12 e á a maneira mais eficaz de corrigir a deficiência, porque apresenta-se pronta a ser absorvida, é colocada debaixo da língua e entra diretamente na corrente sanguínea.
A reposição da Vitamina B12, geralmente proporciona uma regressão rápida do quadro, mas é preciso ter em conta que ela pode-se tornar mais lenta e ineficiente quanto a deficiência é mais longa e prolongada.
Nem sempre os exames são reveladores ou conclusivos, em caso de duvida pode tomar um comprimido de Vitamina B12 diariamente ou ocasionalmente de forma preventiva, ela não apresenta efeitos colaterais e o excesso é eliminado na urina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário