Benefícios do Ginseng - (Panax ginseng)

Benefícios do Ginseng - (Panax ginseng)A planta Ginseng (Panax ginseng) é denominada como maravilha do mundo, o nome Panax deriva da
palavra grega "panaceae" que quer dizer "cura tudo". É uma planta medicinal largamente consumida nos países orientais, onde é usada há centenas de anos com a finalidade de aumentar a longevidade e a qualidade de vida. A medicina Chinesa atribui-lhe varios benefícios e qualidades terapêuticas, sendo um dos mais importante o facto de aumentar a energia vital (Chi). Ele permite aumentar o fornecimento de sangue aos órgãos e deste modo melhorar a sua função e e resposta face aos distúrbios e ao envelhecimento.

É um poderoso revitalizante físico que possibilita ajudar o organismo a enfrentar várias adversidades da vida ou períodos muito intensos. O ginseng dá uma energia extra que permite aumentar o vigor físico e mental, melhorar a concentração e a aptidão cognitiva dos estudantes e de todos os que necessitem de manter as suas capacidades intelectuais aptas. Ajuda a atravessar períodos de stress físico e psíquico, mudanças de estação, alterações de temperaturas, períodos de convalescença e distúrbios sexuais .
Existem poucas plantas medicinais com qualidades e capacidades terapêuticas tão alargadas quanto o ginseng, confira todos os benefícios a seguir.

Propriedades de ginseng: calmantes, estimulantes, antioxidantes, afrodisíacas, tonificantes, purificantes, anti inflamatórias, diuréticas, revigorante, vitalizantes, .

Principais benefícios do Ginseng


Favorece a circulação sanguínea e previne problemas circulatórios
➢ Tem ação rejuvenescedora, previne o envelhecimento precoce
➢ Ajuda na redução de açúcar no sangue
➢ Diminui o colesterol (LDL)
➢ Melhora a memoria, o raciocínio, a concentração e previne o cansaço mental
➢ Fortalece o sistema imunológico e auxilia no tratamento de diversas doenças infeciosas
➢ Purifica o figado
➢ Regula a pressão arterial
➢ Melhora a libido e reduz os sintomas da impotência sexual
➢ Acalma, reduz o stress e auxilia no tratamento da depressão
➢ Previne o cancro
➢ Alivia vários tipos de dores, de fibromialgia, reumatismo, artrite,
➢ Combate o cansaço, a fadiga e a sonolência
➢ Reduz os sintomas da menopausa
➢ Controla náuseas e vômitos
➢ Alivia cólicas intestinais e gases
➢ Beneficia a digestão
➢ Alivia a diarreia
➢ Têm alguma capacidade de proteger os neurônios, sendo um possível auxilio nos casos de Parkinson e Alzeimer.
➢ Aumenta a capacidade e a resistência física
➢ Ajuda a recuperar dos efeitos secundários da quimioterapia

Como usar o Ginseng


O ginseng é um ótimo auxiliar em todas as situações descritas, contudo é sempre bom salientar que deve procurar aconselhamento profissional.

O consumo diário de ginseng não deve ultrapassar as  doses recomendadas, a sobredosagem pode levar ao efeito contrário. Recomenda-se a toma máxima de 5 a 10 gr diárias, dependendo do tipo de produto. Leia atentamente e siga as indicações dos rótulos das embalagens. Recomenda-se uma pausa de pelo menos 15 dias após 4 semanas de uso.

O Ginseng pode ser consumido de varias formas: em pó, capsulas, chás ou fórmulas naturais, mas também se consome a raiz fresca. O pó ou a raiz fresca de ginseng podem ser adicionados às principais refeições.
Também há pessoas que que mastigam esta raiz medicinal, contudo esta não apresenta um gosto muito agradável.

Informações adicionais sobre o ginseng


O ginseng é originário da Asia, onde cresce espontaneamente nos vales montanhosos. Existem várias espécies desta planta, mas é o Panax ginsenge (ginseng chinês) têm mais interesse. As outras especies apresentam uma menor percentagem de princípios ativos.

As qualidades terapêuticas da planta não são infundadas, ela têm sido objeto de vários estudos nos últimos anos, que confirmam os seus benefícios. A seguir deixamos o link de três estudos publicados na NCBI (Nacional Center For Biotechnology Information):

Panax ginseng melhora o desempenho cognitivo durante a atividade mental prolongada.
Efeitos do Panax ginseng no desempenho cognitivo 
Efeitos do Panax ginseng na qualidade de vida

Contra indicações e efeitos colaterais do ginseng


O ginseng não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam em fase de amamentação.
O ginseng pode interferir com os fármacos, tal como a maioria das substancias naturais ele pode reagir com os medicamentos, peça aconselhamento médico.
O consumo prolongado de ginseng por mulheres pode causar anormalidades menstruais, alterar o fluxo menstrual e a duração.

O ginseng deve ser consumido com cautela, o consumo excessivo poderá causar: dores de cabeça, insonia, diarreia, nervosismo, sonolência, tensão muscular, vertigens, palpitações, inchaços, alergias, taquicardia e retenção de fluidos.

Nomes populares: ginseng coreano, ginseng chinês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...