Muita gente têm medo de consumir pimenta ou não aprecia o sabor picante, mas tirando os excessos que não fazem bem a nada e a ninguém e por incrível que pareça é um dos alimentos que mais benefícios oferece ao nosso corpo, segundo os estudos científicos, ela possui qualidades farmacológicas importantes.
Ela queima, ela arde, mas é cheia de atributos, a substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde.
Todas as pimentas têm capacidades semelhantes, elas contém capsaicina ou piperina e flavanoides, substancias importantes que ajudam a prevenir doenças e o mantém o corpo saudável.
A capsaicina é uma substância encontrada nas pimentas (Capsicum) conhecidas como pimentas chili ou malaguetas, sendo um dos seus principais compostos químicos destes frutos. A capsaicina oferece uma serie de benefícios importantes à saúde e é tida como uma das substancias mais importantes no mundo da medicina natural.
A piperina é um composto orgânico, alcaloide, presente nas sementes pimenta preta (Piper nigrum) . Encontra-se na camada superficial dos frutos de pimenta preta. Atua como estimulante natural e intervém na absorção de selênio, vitamina B
Propriedades medicinais da pimenta: Anti inflamatórias, antioxidantes, quimio preventivas, anti carcinogênicas, antimutagênicas, antialérgicas, purificantes, antibacterianas, antifúngicas, .
Além disso as pimentas do género Capsicum, conhecidas como malagueta contém capsaicina, um principio ativo que ajuda a prevenir o acumulo de gordura na região abdominal. Ajuda também a emagrecer como um todo, porque ajuda a formar substancias que estimulam o cérebro a liberar catecolaminas, substancias que criam bem estar no corpo, ente elas a serotonina, noradrenalina e adrenalina. Estas substancias reduzem o apetite e aumentam o consumo de energia calórica.
Muitos estudos têm demonstrado que a pimenta seja do gênero capsicum (Pimenta tipo malagueta) ou piper (pimenta do reino) possui uma forte ação anti oxidante, tanto a capsaina quanto a piperina, têm propriedades que protegem o DNA, diminuem o aparecimento de diversas doenças e retardam o envelhecimento precoce. Atuam também como um forte estimulante do organismo e do metabolismo, capaz de purificar e eliminar as toxinas do corpo. Uma pesquisa realizada na China aponta que o consumo frequente de pimenta Capsicum pode aumentar a longevidade, a responsável é a capsaicina.Ela queima, ela arde, mas é cheia de atributos, a substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde.
Benefícios e malefícios da pimenta
Todas as pimentas têm capacidades semelhantes, elas contém capsaicina ou piperina e flavanoides, substancias importantes que ajudam a prevenir doenças e o mantém o corpo saudável.
A capsaicina é uma substância encontrada nas pimentas (Capsicum) conhecidas como pimentas chili ou malaguetas, sendo um dos seus principais compostos químicos destes frutos. A capsaicina oferece uma serie de benefícios importantes à saúde e é tida como uma das substancias mais importantes no mundo da medicina natural.
A piperina é um composto orgânico, alcaloide, presente nas sementes pimenta preta (Piper nigrum) . Encontra-se na camada superficial dos frutos de pimenta preta. Atua como estimulante natural e intervém na absorção de selênio, vitamina B
Propriedades medicinais da pimenta: Anti inflamatórias, antioxidantes, quimio preventivas, anti carcinogênicas, antimutagênicas, antialérgicas, purificantes, antibacterianas, antifúngicas, .
Indicações terapêuticas da pimenta
- Acelera o metabolismo e ajuda a perder peso
- Facilita a digestão
- Controla os níveis do colesterol e dos triglicéridos
- Previne o cancro
- Reduz a glicemia do sangue
- Ajuda a aliviar a dor
- Melhora o sistema imunológico
- Alivia as alergias
- Melhora o humor e os quadros de depressão.
- Previne o envelhecimento precoce
Principais benefícios da pimenta para a saúde
Pimenta ajuda a emagrecer
O consumo da pimenta acelera o metabolismo,aumenta a temperatura do organismo e faz com que o organismo gaste mais energia.Além disso as pimentas do género Capsicum, conhecidas como malagueta contém capsaicina, um principio ativo que ajuda a prevenir o acumulo de gordura na região abdominal. Ajuda também a emagrecer como um todo, porque ajuda a formar substancias que estimulam o cérebro a liberar catecolaminas, substancias que criam bem estar no corpo, ente elas a serotonina, noradrenalina e adrenalina. Estas substancias reduzem o apetite e aumentam o consumo de energia calórica.
Pimenta reduz o colesterol
O consumo da pimenta potencia o control do colesterol e dos triglicéridos. Evita o acumulo das gorduras nas paredes das artérias e controla a pressão arterial, deste modo ajuda a reduzir o risco de sofrer infarte e acidente vascular cerebral.Pimenta facilita a digestão
Ingerir pimenta aumenta a salivação e aumenta a secreção gástrica, deste modo potencia as enzimas do estômago que ajudam a digestão. Porém têm que ter cuidado com a quantidade de pimenta ingerida, tudo o que é em excesso faz mal.Pimenta na prevenção do cancro
A pimenta contém componente quimiopreventivos, que ajudam a prevenir o cancro. Conta com ação antimutagênica, que ajuda a reduzir a mutação das células e ação anti carcinogênica, que permite matar os genes que causam o cancro. Dito isto, não podemos afirmar que a pimenta acaba com a doença, mas permite reduzir a incidência de vários tipos de cancro.Pimenta atua no sistema circulatório
Ela contém vitaminas como A, complexo B, e C, minerais como potássio e cálcio, entre outros. Estes elementos são importantes para o sistema circulatório, ajudam a impedir a formação de coagulos, ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e deste modo a circulação sanguínea melhora e permite prevenir a incidência de várias doenças cardiovasculares.Pimenta alivia a dor
A pimenta tem uma ação analgésica, ela inibe a libertação do principal neurotransmissor dos estímulos da dor, aumenta a libertação de endorfinas pela glândula pituitária e hipotálamo e bloqueia a transmissão da dor. Atualmente certas pimentas são aplicadas como parte integrante de vários remédios indicados ao alivio das dores musculares e reumatismo. As pimentas aumentam o fluxo sanguíneo periférico e deste modo ajudam a reduzir as dores de cabeça. A pimenta malagueta é usada tradicionalmente por alguns populares no alivio das dores de dentes. Esta prática é recorrente em alguns povos e é praticada desde a antiguidade sendo referenciada em vários manuscritos. Macera-se o fruto bem maduro, embrulha-se o macerado num pedaço de algodão e coloca-se no orifício do dente dorido.Pimenta alivia o quadro de depressão
O consumo da pimenta aumenta o estado de alerta e melhora o animo das pessoas deprimidas. Têm um efeito antidepressivo, provocam a libertação de endorfinas que propiciam o relaxamento e bem estar, através do crescimento da neurotransmissão de dopamina, estas substancias geralmente estão em défice entre as pessoas que sofrem de depressão.Previne e alivia gripes e resfriados
A capsaicina estimula as secreções que ajudam a libertar e a limpar as mucosidades das vias respiratórias. Deste modo alivia a congestão e permite eliminar mais rápido os agentes perturbadores, acelerando o alivio dos sintomas da gripe e resfriados.Alivia sintomas de alergia
A pimenta possui propriedades antialérgicas, sendo uma ótima aliada no alivio das reações alérgicas.Possui propriedades anti inflamatórias e anti oxidante
Possui propriedades antibacterianas e antifúngicas
Controle de diabetes
A capsaicina contida nas pimentas de malagueta, diminui a glicose e aumenta a produção da insulina.Embora não haja uma dose diária certa recomendada, calcula-se que em aproximadamente meia pimenta malagueta ou 6 dedos de moça, encontramos a quantidade diária de capsaicina que o organismo precisa.
Pomada analgésica de pimenta malagueta
Não aplique esta pomada perto de zonas sensíveis como olhos, narinas, órgãos genitais ou erupções cutãneas.
250 ml de azeite de oliva ou óleo de coco
30 ml de cera de abelha
3 colheres de sopa de pimenta de malagueta em pó
Derreta a sera de abelha em banho maria.
Junte o azeite ou o óleo de coco e o pó de pimenta de caiena.
Mexa bem até obter uma mistura homogénea.
Guarde o preparado num frasco de vidro esterilizado e bem rolhado em local escuro.
Esta pomada pode ser ajustada à sua sensibilidade, passe um pouquinho na parte interna do seu braço e caso a sua pele reaja excessivamente, passe a zona afetada por água fria e altere a dosagem da sua pomada. Acrescente mais cera de abelha e de azeite ou óleo, deste modo a pomada fica menos concentrada e reduzirá o riso de reação alérgica.
Chá de pimenta
O chá de pimenta atua conforme o que foi descrito acima, mas é principalmente usado no alívio do descongestionamento nasal.
1/2 colher rasa de café de pimenta caiena ou malagueta
1 pedaço pequeno de gengibre
5 cravinhos
1 estrela de anis
Preparação do chá de pimenta: Ferva uma chávena de água, quando alcançar a fervura desligue o calor e acrescente todos os ingredientes. Mantenha abafado por 5 minutos. Coe e beba.
Contra indicações da pimenta
Pessoas com problemas gástricos ou intestinais devem evitar o consumo da pimenta.
ótima
ResponderExcluir