Como fazer Tinturas de plantas medicinais

Como fazer Tinturas de plantas medicinais

As tinturas são extratos concentrados de  plantas medicinais, nos quais os princípios ativos da planta são extraídos através do álcool. São remédios naturais seriamente eficazes que concentram e conservar as propriedades das plantas por longos períodos. 

Material utilizado na preparação de tinturas de plantas medicinais


A procedência da planta é muito importante, deve ser livre de agrotoxicos, não deve ser colhida em locais poluídos, perto de zonas de tratamentos químicos, beiras de estrada, etc. 
As partes vegetais utilizadas na preparação de tinturas são as folhas, flores, cascas, ramos ou raízes, consoante a localização dos princípios ativos que se deseja extrair.
Na preparação da tintura pode ser usado apenas uma erva medicinal ou uma mistura de ervas com propriedades medicinais distintas, tudo depende do problema a tratar. Aqui deixamos umas lista das propriedades de algumas ervas: (Guia das plantas medicinais)

Regra geral, as tinturas são feitas com ervas secas na proporção de 10 a 20%, ou seja 100 a 200 gramas de material vegetativo para 1 litro de álcool. Quando se usam ervas verdes, geralmente dobra-se a quantidade de plantas. Mas trabalhar com material vegetal verde é mais incerto, porque a planta têm muita água e é mais difícil controlar as doses convencionais.
As plantas devem ser secas à sombra, preferencialmente a temperaturas abaixo dos 35º e cortadas em pedaços pequenos.

Se pretender fazer tinturas medicinais em casa é primordial escolher um álcool de boa qualidade, o álcool de cereais, vodca, aguardente, etc. Não use aquele álcool de supermercado ou de farmácia usado como principal finalidade para desinfetar, ele não é indicado ao consumo, use-o apenas se pretender uma tintura repelente para aplicar na agricultura ou como ambientador de casa. 
Também é possível fazer uma tintura usando vinagre de maçã ou glicerina. Estas duas alternativas funcionam melhor em pessoa que têm dificuldades em ingerir álcool.

Use apenas material de vidro na preparação da tintura, o plástico e o metal podem provocar reações adversas em contato com os materiais utilizados e provocar eventuais efeitos colaterais.

Preparação de tinturas de plantas medicinais


Preparação da tintura com bebidas alcoólicas:
Use aguardente (cachaça), vodka, outra bebida alcoólica com alta graduação ou vinagre. É feita preferencialmente com ervas secas, salvo algumas exceções, (Se usar ervas verdes dobre a quantidade).
Coloque cerca de 100 a 200 gramas de erva seca num frasco de vidro esterilizado e cubra com 1 litro de aguardente, vodka ou outra bebida à escolha. 

Preparação de tintura com alcool de cereais
Coloque 100 ou 200 gramas de matéria vegetal seca para um litro de álcool de cereis a 90 % e 300 ml de água. 
Se utilizar matéria vegetal verde dobre a quantidade e conforme a humidade da planta poderá ser necessário reduzir a quantidade de água. 

Passo a passo da preparação das tinturas


Mexa bem a mistura e deixe a macerar em lugar escuro protegido do calor. Durante esse período agite a extrato herbal uma vez ao dia. O armazenamento adequado é essencial para preservas todas as qualidades da tintura, evitando a volatilização do álcool e a degradação dos princípios ativos das plantas.

Findo o tempo, coe a mistura, guarde em frasco escuro esterilizado e bem rolhado, ao abrigo da luz e do calor. Etiquete com a descrição e data de fabrico do produto.

É recomendado que o álcool fique em contato com o material vegetal pelo menos 7 a 10 dias quando é feito com ervas verdes, com ervas secas deve macerar pelo menos 15 dias, cascas e sementes 20 dias. Durante esse intervalo agite levemente o frasco uma vez ao dia Após esse período filtre a solução. Use um filtro fino, de modo a separar bem as partes solidas da liquida.

A tintura deverá ser guardada num frasco escuro e bem rolhado. Se não tiver poderá revesti-lo com papel de alumínio. Recomenda-se colocar um rotulo descrevendo o produto e a data de fabrico. Dependo dos materiais utilizados a tintura poderá durar um a dois anos de validade.

Dicas importantes para o uso de tinturas


As doses recomendadas dependem da tintura e da planta utilizada, geralmente é indicada a toma de algumas gotas ou 1 colher de chá da tintura (5 ml) diluída em um copo de água, 2 a 3 vezes por dia.
Além da toma oral as tinturas podem ser usadas externamente na forma de unguentos, fricções, na formulação de pomadas e cremes.
As tintura são soluções bastante concentradas e têm se ser tomada com cuidado e moderação, são geralmente mais fortes que os chás ou óleo feitos e preparados com plantas medicinais.
Tenha em conta que algumas plantas são prejudiciais a certas patologias, crianças, grávidas, lactantes e podem interagir com alguma medicação. Informe-se com um profissional antes de iniciar um tratamento à base de plantas.
Se não conhecer as plantas não as consuma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...