Benefícios colagénio para a saúde

Benefícios colagénio para a saúde e beleza

O colagénio é a proteína mais abundante no organismo, ela representa cerca de 25 a 30 % da proteína corporal.
Popularmente o colagénio é conhecida como a proteína da juventude, pelo facto estar diretamente relacionado com a beleza e saúde da pele, mas ele desempenha várias funções no nosso organismo, têm como principal missão dar sustentação e elasticidade aos tecido da pele, ossos, cartilagem, tendões e ligamentos, está associada aos processos de rejuvenescimento celular, mantém os tecidos mais unidos e fortes, participa no processo de cicatrização, regeneração celular, hidratação da pele.

A partir dos vinte e cinco anos de idade o organismo começa a produzir menos colagénio e dai para frente a cada cada ano perde-se mais 1%. As mulheres são as que mais sofrem, produzem menos colagénio que os homens e no período da menopausa a velocidade de perda desta proteína é ainda maior, chegando a alcançar os 30 %  de perda nos primeiros cinco anos. Por isso é que as mulheres começam a envelhecer mais rápido que os homens, apesar de eles também começarem a perder mais colagénio depois da andropausa.

Principais benefícios do colagénio para a saúde 


Combate os efeitos do envelhecimento
Melhora a firmeza e a elasticidade da pele
Hidrata o organismo
Estimula a cicatrização
Fortalece e aumenta a densidade óssea
Reforça as articulações e protege a cartilagem
Fortalece as unhas frágeis e promove maior resistência, espessura, crescimento
Fortalece e restitui o brilho aos cabelos
Aumenta a resistência dos ligamentos
Minimizar a ocorrência de lesões na terceira idade e em atletas
Aumenta a massa muscular

Melhora a textura da pele: Uma das principais causas do envelhecimento celular é a perda de colagénio no organismo. A pele é feita de várias estruturas, principalmente de colagénio (75 % da pele é colagénio), quando ele começa a diminuir começam a manisfestar-se as primeiras consequências, manifestam-se as primeiras linhas de expressão, a pele fica mais frágil e começa a perder a elasticidade.
Segundo alguns estudos, a toma de colagénio pode melhorar a aparência da sua pele, as mudanças começam ao fim de algumas semanas. Ele atua na pele tornando-a mais resistente e elástica, melhora a tônus, a hidratação, promove a cicatrização e pode até mesmo reduzir a flacidez cutânea,

Aumenta a resistência dos tendões, cartilagem e ligamentos: O colagénio é um importante componente da cartilagem, é responsável pela força e flexividade dos tecidos cartilaginosos, reforça e aumenta a resistência dos tendões e dos ligamentos que unem os músculos aos ossos. A suplementação de colagénio é também recomendado a atletas, principalmente após as lesões.

Fornece uma aparência mais jovial aos cabelo e unhas: O colagénio é uma proteína rica em aminoácidos, prolina e glicina que dá força e elasticidade aos cabelos, aumenta a espessura, resistência, brilho e crescimento dos fios capilares e unhas.

Melhora a saúde dos ossos e articulações: O colagénio fortalece a cartilagem, mantém o tecido articular hidratado e elástico, desempenha um papel importante na prevenção da artrose e osteoporose, reduz os quadros de dor nos pacientes que sofrem de distúrbios dos ossos, articulares e musculares. Vários estudos sugerem que a ingestão de colagénio hidrolisado pode colaborar com o tratamento da deficiência de cálcio nos ossos e deste modo permitir aumentar a densidade óssea e prevenir a osteoporose.

As principais fontes de colagénio


90 % das fontes de colagénio são de origem animal, carnes, principalmente a vermelha, peixe, ovos. As dietas vegetarianas são muito pobres neste elemento, apesar de ser possível fornecer o colagénio de outras fontes, é mais difícil conseguir o controle, dado que é recomendada a ajuda profissional de um nutricionista.

A suplementação de colagénio é a maneira mais recorrente de repor esta proteína e pode ser feita por meio de de capsulas ou de pó, sendo a forma hidrolisada a recomendada. A forma hidrolisada passa por um processo natural que permite que as enzimas quebrem a cadeia de aminoácidos e convertam as moléculas de colagénio em fragmentos proteicos menores e deste modo  facilitar a sua absorção pelo organismo.

Têm sido realizados diversos estudos com o objetivo de investigar as propriedades do colagénio visando a sua aplicação na área da saúde: (Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...