19.11.12

Benefícios do eucalipto

Benefícios do eucalipto


O eucalipto é recomendado para os mais diversos desconfortos respiratórios.
As suas folhas possuem um óleo essencial denominado cineol ou eucaliptol, com propriedades balsâmicas, antisséticas,anti-inflamatórias, antimicrobianas, antiviróticas, calmantes, descongestionantes, expetorantes, refrescantes, repelentes,tônicas, vermífugas, etc.
Pode usá-lo sob a forma de infusões, compressas, essências, loções ou rebuçados.

Propriedades medicinais e benefícios do eucalipto


Óleo essencial de Eucalipto- Tal como todos os óleos essenciais, o óleo de eucalipto é um composto volátil que é obtido através da destilação, neste caso do eucalipto. Este óleo é composto por substancias químicas poderosas que lhe conferem vários benefícios terapêuticos, é descongestionante, age contra gripes, constipações, bronquite, sinusite, dores de cabeça, tem acção febrífugo e tonificante, é imbatível nas dores reumáticas e distensões musculares.

Chá de Eucalipto: Chamamos-lhe chá mas na verdade é uma infusão, é feito com as folhas verdes do eucalipto e auxilia o tratamento da asma, asma cardíaca, coriza, cistite, catarro, disenteria, diabetes, febre, gripe, adenite, bronquite e tuberculose e até pneumonia. No caso das doenças respiratórias, inclusive a sinusite é aconselhável aspirar o vapor do cozimento das folhas verdes do eucalipto.

Cataplasma de Eucalipto: O cataplasma consiste numa compressa de pano embebida na infusão de eucalipto, é aplicada sob a pele com o fim de aliviar a dor ciática, da gota e de reumatismo.
O eucalipto é reconhecido pelas suas propriedades anticépticas e curativas e quando apicado sob a pele na forma de infusão, ajuda na limpeza de feridas, úlceras, etc.

Os vapores do chá de eucalipto: Ferver a água com as folhas de eucalipto e libertar o vapor no quarto, é uma prática muito útil para doenças respiratórias como asma, sinusite, bronquite, rinite e até doenças infecciosas como as infecções pulmonares. Fazer só em alturas de crise e ter em conta que os organismos não reagem todos da mesma forma. Antes de iniciar esta prática deve-se verificar a tolerância do próprio organismo ao eucalipto, principalmente nos casos de asma alérgica.

Sugerimos que leia também: O poder do chá e das infusões para a saúde
Um comentário:

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...