Todas as restantes bebidas que temos por hábito de chamar chá e que são feitas de ervas ou frutas, são na verdade infusões.
Para usufruir das propriedades e benefícios dos chás ou das infusões, deve haver uma toma sistemática de 2 a 3 chávenas por dia. Contudo é desaconselhado a toma por mais de 25 dias consecutivos, prevenindo a concentração de resíduos alcaloides. O idela é fazer uma pausa ce pelo menos 2 dias.
Aconselha-se a tomar um chá com elevado grau de taninos fora da refeição, desta forma não vai interferir com a absorção de ferro.
Quanto menos processamento houver melhor, dê preferência aos saquinhos transparentes na impossibilidade de o produzir. Veja como secar as plantas em casa
O chá e os seus benefícios
O chá preto, dos 4 tipos de chá é o que mais contribui para a redução do risco de doenças coronárias. Combate ainda a fadiga e em lavagens ajuda a escurecer o cabelo.
O chá vermelho, muito falado pela sua ajuda na redução do peso, as suas propriedades termogénicas, ajudam a acelerar o metabolismo. Combate o colesterol, alivia as dores de cabeça e reduz a tensão nervosa.
O chá branco, é o chá menos fácil de encontrar, é muito saboroso, contudo é caro. Têm propriedades anti virais, anti fungicas e anti bacterianas.
Os benefícios das infusões para a saúde
A erva cidreira é conhecida principalmente pelos seus atributos calmantes. Mas os seus benefícios não se ficam por aqui. A erva cidreira alivia os sintomas de gripe, cólicas e febre, entre outros.
As barbas de milho são um potente diurético e são excelentes a tratar infecções urinárias, cistites, problemas de bexiga e de rins. Contribui na redução de retenção de líquidos e das consequentes pernas inchadas.
A hortelã é usada numa infusão que funciona como digestivo. Beber a infusão desta planta, beneficia o combate da flatulência, do vomito e da diarreia, entre outros. Características medicinais da hortelã
A infusão de boldo, estimula o processo digestivo, melhora os problemas do estômago, a azia e as cólicas. Trata-se ainda de uma infusão interessante no alivio dos sintomas das ressacas. Utilidades do boldo.
A lucia lima, também conhecida como limonete, uma planta bastante conhecida e usada em Portugal. Segundo um estudo realizado em 2011, a lucia lima têm um poder antioxidante equivalente ao do chá verde. Entre outros benefícios para a saúde a infusão de lucia lima auxilia contra insónias, enxaquecas, má digestão, flatulência e tensão nervosa.
Folha de oliveira, uma grande aliada contra a tensão alta. A sua infusão acarreta benefícios na redução do colesterol, no combate de gorduras localizadas e na redução do stress. Benefícios da folha de oliveira.
A camomila. uma erva conhecida pelo seu efeito sedativo e calmante. Entre outras vantagens, a infusão de camomila ajuda a acalmar aftas e gengivites, clareia os cabelos louros e retribui-lhes o brilho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário