19.5.13

Benefícios da semente de linhaça

Benefícios da semente de linhaça

As sementes do linho, conhecidas como linhaça, são grandes aliadas na saúde e na beleza. As suas virtudes devem-se às suas propriedades antioxidantes e anti cancerígenas. Na natureza são a maior fonte de ómega 3 conhecida, ricas também em ómega 6 e ómega 9, vitaminas, minerais e fibras.

Convém triturar a linhaça, porque este processo aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes contidos na semente.

As sementes de linhaça combatem o cancro com 27 componentes anti cancerígenos  sendo um deles a lignina, uma macro molécula cuja a função é conferir rigidez à parede das células defendendo-as contra ataques exteriores.

Existem dois tipos de linhaça a dourada e a marron ou seja castanha. Contudo a semente de linhaça dourada é mais rica em ómega 3.
1 Colher de sopa de semente de linhaça tem 4,3 gr de fibras, o corpo precisa de 20 a 40 gr diárias.

As grandes vantagens de consumir semente de linhaça


A sua riqueza em fibras permite-lhe melhorar o transito intestinal, baixar o mau colesterol e controlar o açúcar no sangue.  Ajuda nos processos de emagrecimento, já que as fibras ajudam a criar saciedade e diminuem o apetite.

Contribui para o equilíbrio hormonal, diminuindo os sintomas de mau estar causados pela TPM e pela menopausa.

Estas sementes contém omega 3 e omega 6, o que é uma grande vantagem para a saúde. Ele reduz as hipóteses de contrair doenças cardiovasculares e doenças do cérebro, graças à sua acção anti-inflamatória., que  ajuda a diminuir a inflamação. Alguns estudos indicam que as sementes de linhaça podem atenuar as doenças auto imunes como a psoríase e o lúpus.

E têm ainda um outro composto, os lineanos, que têm um forte potencial anti cancerígeno. As sementes de linhaça combatem o cancro com 27 componentes anti cancerígenos  sendo um deles a lignina, uma macro molécula cuja a função é conferir rigidez à parede das células defendendo-as contra ataques exteriores. Portante podemos considerar a semente de linhaça como um super alimento na prevenção desta doença.

São indicadas para diabéticos por conseguirem estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Dicas de consumo da semente de linhaça


  • Misture uma colher de sopa de linhaça moída no seu iogurte.
  • Polvilha as saladas e a sopa com esta semente.
  • Ao fazer as suas sandes, acrescente umas sementes no recheio.
  • Inclua a semente de linhaça na confecção de pão caseiro.
  • Junte-as aos rolos de carne e almôndegas.
  •  Acrescente algumas sementes aos seus cereais do pequeno almoço.
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