19.1.14

Benefícios da banana para a saúde

benefícios da banana na saúde

A banana é um fruto com um excelente conteúdo nutricional e uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, .
Os benefícios da banana ajudam a manter os intestinos saudáveis, são uma excelente fonte de energia, de vitamina B6, triptofano, potássio e magnésio.

A banana é reconhecida pelos seus níveis de potássio, um mineral que é reconhecido por favorecer o equilíbrio do sódio no corpo e por incentivar a regulação da pressão arterial. A carência deste mineral causa fraqueza, fadiga muscular e desorientação mental.

Economicamente é um dos frutos mais estáveis do mercado, já que o seu preço se mantém ao longo do ano. É óptima para comer fora de casa, prática e fácil de tirar a casca. Pode intercala-la com os frutos da época, a sua saúde agradece.
Vale a pena salientar que muitas dos benefícios da banana podem ser encontrados também na casca.

Na Pérsia e na Índia os benefícios da banana são reconhecidos e valorizados como um dos segredo de juventude prolongada.

Principais propriedades e benefícios da banana para a saúde


➢ Aumenta os níveis de energia. As bananas maduras são uma excelente fonte de energia, são consideradas o alimento ideal para ser comido antes e depois dos exercícios físicos. Estudos revelaram que duas bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos.

 Reduz a tensão arterial: Os benefícios da banana auxiliam na redução da pressão arterial e reduzem risco de enfarte em 40 %, este facto deve-se à sua riqueza em potássio, magnésio e baixa concentração de sódio.


Ajuda a combater a anemia, contem uma boa concentração de ferro que estimula a produção de hemoglobina. Melhora os níveis de fosforo no organismo, fortalecendo os tecidos e ajudando na sua regeneração.

 Melhora o humor: Atenua os sintomas de depressão, contém  triptofano uma proteína que o corpo converte em serotonina que promove o bem estar, ajuda a relaxar e melhora o bom humor.
Ajuda a acalmar o sistema nervoso, pelo seu alto teor em vitamina B e pelo potássio que ajuda a regular os batimentos cardíacos e auxilia o fornecimento de oxigénio ao cérebro.

Evita cãibras: Ajuda a prevenir as cãibras originadas por falta de magnésio e potássio. Existem diversas causas para a ocorrência de uma cãibra, mas deve-se salientar que nem todas são melhoradas com a ingestão da banana. Alguns factores de saúde estão na origem de uma cãibra: desidratação, actividade física intensa, hipotireoidismo, alterações electrolíticas, diabetes, anemia, doenças neurológicas e insuficiência venosa. 

Regula o intestino: Estimula a digestão, contribui na regulação intestinal e na prevenção da obstipação. Estimula a actividade de bactérias benéficas do cólon e auxilia nas situações de diarreia. Estes benefícios da banana verificam-se nas bananas maduras, as esverdeadas podem surtir efeitos inversos e causar obstipação.

Reduz o colesterol: A bana é rica em fibras, elas ajudam a reduzir o colesterol e a prevenir o cancro intestinal. Além disso as bananas possuem manganês que melhora o metabolismo do colesterol e dos carboidratos.
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