Benefícios da banana para a saúde

benefícios da banana na saúde

A banana é um fruto com um excelente conteúdo nutricional e uma das frutas mais consumidas em todo o mundo e é difícil encontrar alguém que não goste dela. A banana ajuda a manter os intestinos saudáveis, é uma excelente fonte de energia, de vitamina B6, triptofano, potássio e magnésio.

A banana é reconhecida pelos seus níveis de potássio, um mineral que é reconhecido por favorecer o equilíbrio do sódio no corpo e por incentivar a regulação da pressão arterial. A carência deste mineral causa fraqueza, fadiga muscular e desorientação mental.

Economicamente é um dos frutos mais estáveis do mercado, já que o seu preço se mantém ao longo do ano. É óptima para comer fora de casa, prática e fácil de tirar a casca. Pode intercala-la com os frutos da época, a sua saúde agradece.
Vale a pena salientar que muitas dos benefícios da banana podem ser encontrados na casca.


Principais propriedades e benefícios da banana para a saúde


➢ Aumenta os níveis de energia. As bananas maduras são uma excelente fonte de energia, são consideradas o alimento ideal para ser comido antes e depois dos exercícios físicos. Estudos revelaram que duas bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos.

 Reduz a tensão arterial: Os benefícios da banana auxiliam na redução da pressão arterial e reduzem risco de enfarte em 40 %, este facto deve-se à sua riqueza em potássio, magnésio e baixa concentração de sódio.


Ajuda a combater a anemia, contem uma boa concentração de ferro que estimula a produção de hemoglobina. Melhora os níveis de fosforo no organismo, fortalecendo os tecidos e ajudando na sua regeneração.

 Melhora o humor: Atenua os sintomas de depressão, contém  triptofano uma proteína que o corpo converte em serotonina que promove o bem estar, ajuda a relaxar e melhora o bom humor.
Ajuda a acalmar o sistema nervoso, pelo seu alto teor em vitamina B e pelo potássio que ajuda a regular os batimentos cardíacos e auxilia o fornecimento de oxigénio ao cérebro.

Evita cãibras: Ajuda a prevenir as cãibras originadas por falta de magnésio e potássio. Existem diversas causas para a ocorrência de uma cãibra, mas deve-se salientar que nem todas são melhoradas com a ingestão da banana. Alguns factores de saúde estão na origem de uma cãibra: desidratação, actividade física intensa, hipotireoidismo, alterações electrolíticas, diabetes, anemia, doenças neurológicas e insuficiência venosa. 

Regula o intestino: Estimula a digestão, contribui na regulação intestinal e na prevenção da obstipação. Estimula a actividade de bactérias benéficas do cólon e auxilia nas situações de diarreia. Estes benefícios da banana verificam-se nas bananas maduras, as esverdeadas podem surtir efeitos inversos e causar obstipação.

Reduz o colesterol: A bana é rica em fibras, elas ajudam a reduzir o colesterol e a prevenir o cancro intestinal. Além disso as bananas possuem manganês que melhora o metabolismo do colesterol e dos carboidratos.

Curiosidades sobre a banana


Na Pérsia e na Índia os benefícios da banana são reconhecidos e valorizados como um dos segredo de juventude prolongada.

Ao descascar a banana encontra-mos um fios presos na poupa, eles chamam-se floema e têm a função de nutrir a banana durante a sua fase de crescimento. Geralmente eles retiram-se porque ninguém gosta deles. Porém este fiosinhos carregam vários tipos de nutrientes, vitaminas e fibras.

14 comentários:

  1. ou que bom gostei da dica eu realmente não sabia e aprendi muito


    ResponderExcluir
  2. Eu amo banana como todo dia

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto como quase todos os dias.

    ResponderExcluir
  4. Tenho maior prazer em consumir essa deliciosa fruta , quase todos os dias. E adoro também consumi-la em forma de vitamina. Vitamina essa que preparo adicionando , mamão,aveia,mel com guaraná ,leite desnatado mel de abelha.
    No final fica uma deliciosa e agradável vitamina .

    ResponderExcluir
  5. Adoro como todos os dias aquiemcasa não falta banana....Como umas cinco bananas por dia café damanhã duas bananas .de depois doalmoço mais uma banana. De tarde mais duas

    ResponderExcluir
  6. Olá,eu como banana todos os dias,ela ameniza a fome,só não sei ao certo quantas bananas um adulto pode comer?

    ResponderExcluir
  7. Todos os dias pela manhã amanheci enxada uma noite inventei de comer duas Conchas de feijão com Banana surpreendente pela manhã estava fininha sem nenhum inchaço vou jantar feijão e Banana pelo um bom tempo. beijos gente amei saber os benefícios da banana!!

    ResponderExcluir
  8. Como banana todos os dias por causa da anemia, e falta de calcio estou bem melhor.

    ResponderExcluir
  9. Já como todos os dias agora que vou comer sempre valeu as dicas

    ResponderExcluir
  10. Amo banana agora mais ainda

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito de banana e como no mínimo 2 banana por dia Junto com mais 8 peças de fruta eu acho que é uma alimentação saudável

    ResponderExcluir
  12. Aqui onde moro Faz e estragar sou um profissional da saúde sempre recomendo aos pacientes que levo pra fazer exames e consultas principalmente aos pacientes que precisam de um trauma ortopedista que é a minha área para paciente com artrite e artrose uma maravilha comam

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...