Benefícios da Tanchagem para a saúde

Tanchagem, conheça os seus notáveis benefícios medicinais

A Tanchagem, é uma erva invasora, cujo nome cientifico é Plantago majore e pertence à família Plantaginaceae. Inimiga dos jardineiros, mas amiga da saúde, ela apresenta notáveis benefícios medicinais, cujas propriedades curativas já foram mencionadas por Shaekespear e Chaucer. No modo generalizado ela é principalmente indicada a todas as condições alérgicas e inflamações da pele e da mucosa. As partes utilizadas: Folhas frescas, a raiz, e as sementes secas.

Principais propriedades e indicações da tanchagem


A tanchagem é utilizada na medicina natural pelas suas propriedades: Adstringentes, anti-inflamatórias, diuréticas, analgésicas, antimicrobianas, bactericidas, antidiarreicas, anti hemorrágicas, anti histamínicas,  antirreumáticas, depurativas, digestivas, cicatrizantes, emenagogas, expetorantes, emolientes, tonificantes, laxantes.

A planta mostra-se eficaz no tratamento de infecções, feridas, acne, queimaduras, irritações da pele, dermatite, picadas de insectos, situações de rinite, sinusite, gripe, constipação e inflamação da garganta e da boca. Também se revela útil no alivio das hemorroides, leucorreia, ferida do útero, da cistite, furúnculos e acne.

Indicações e modo de uso da tanchagem


Chá de tanchagem: Revela-se útil na redução das inflamações, onde estão incluídas: inflamação da boca, da garganta, do esófago, estomago e intestinos. Combate problemas gastrointestinais, leucorreia, gripe, e diarreias. A folhas de tanchagem também têm alguma ação anti histamínicas, é excelente quanto se pretende aliviar sintomas provocados por doenças alérgicas como bronquite asmática, rinite alérgica, sinusite, olhos irritados e catarro.
O chá de tanchagem é feito à razão de 20 gr de folha para um litro de água. Coloque as folhas na água fervente e mantenha a ferver por três minutos. Retire do fogo, deixe amornar, coe e beba ao longo do dia.

Banho de tanchagem: É usado no alivio das hemorroides e da leucorreia (corrimento vaginal). Segundo alguns relatos também ajuda a curar as feridas do útero, HPV e cancro do útero. Contudo não existem provas cientificas que possam comprovar estes resultados. Nestas situação usas-se em ducha vaginal com uma infusão morna.

Cataplasma de tanchagem:  As folhas da tanchagem ajudam no tratamento de vários tipos de lesões da pele, feridas, ulceras, queimaduras, fistulas, hemorroides, picadas de insectos, picadas de cobra e mordida de cão. A sua ação anti histamina permite aliviar os sintomas de comichão e ardor provocado pela irritação da pele.
Poderá escaldar as folhas em água fervente e aplicá-las sobre a parte afetada ou sob a forma de cataplasma, sendo a 2ª opção a mais usual.
Cataplasma: amasse as folhas da tanchagem e aplique sobre a zona pretendida, mantenha por 10 minutos. Execute a aplicação três vezes ao dia. Poderá manter o cataplasma no lugar com ajuda de filme plástico, a opção não é muito ecológica mais é muito prática.
Poderá igualmente mastigar as folhas da planta e colocar imediatamente sobre a zona afetada.

Curiosidades da Tanchagem


A tanchagem tem características invasoras, isso deve-se ao facto de que cada planta produz em média 14 000 mil sementes. A dispersão das sementes é feita principalmente pelo vento, mas os animais e o homem também ajudam.

Onde encontrar a tanchagem: Poderá encontrá-la à venda nas ervanárias ou em algumas superfícies comerciais.
Poderá igualmente adquirir as sementes nos centro de jardinagem e semeá-la em vasos ou no solo, tendo em consideração as suas características invasoras.
Por ultimo poderá conseguir a planta na natureza, ela cresce em vários tipos de solos, no meio de um descampado,junto a muros ou na berma das estradas.

A tanchagem serve como complemento da alimentação de coelhos e outros roedores, sendo que já se encontram misturas de ervas à venda onde a planta é incluída. Ela possui um elevado teor de fibra bruta que contribui para o desgaste dos incisivos e garante uma melhor digestão.

Contra indicações e efeitos colaterais da tanchagem


A tanchagem é contra indicada em doentes com problemas cardíacos, em grávida e em mulheres em lactação. Poderá provocar sonolência, cólicas intestinais e desidratação.

Outros nomes: tensagem, tensagem maior, transagem, erva de orelha, orelha de veado, sete nervos, cinco nervos, plantagem, tanchagem maior, tranchagem, tranchás, transage. língua de vaca, 

11 comentários:

  1. Realmente é uma planta poderosa. Quando necessário faço uso.

    ResponderExcluir
  2. A aspirina não veio da planta salgueiro? Então por que muitos outros exemplos não podem ser cultivados, industrializados e suados na medicina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A natureza é sabia e nem sempre fazemos o melhor uso.

      Excluir
  3. tanchagem muito boa domei o cha foi muito bom pra rinite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tanchagem têm dado bons resultados na rinite e na sinusite.

      Excluir
  4. Respostas
    1. É verdade, a tanchagem é incrível, é pena ela não ser ainda muito conhecida para mais gente fazer uso dela.

      Excluir
  5. V vou fazer será que é bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou dizer que a infusão de tanchagem é saborosa, mas vale pelo bem que faz.

      Excluir
  6. como baixar de peso o perder barriga

    ResponderExcluir
  7. Qual a dosagem ideal pra tratar a rinite?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...