14.2.14

Como emagrecer naturalmente e sem esforço

Como emagrecer naturalmente e sem esforço
Actualmente um dos factores que mais influencia o descontrolo de peso é essencialmente o stress,  já que estimula a produção de uma hormona responsável pelo aumento de gordura no corpo.

Uma das maiores causa para a obesidade é o sedentarismo aliado ao excesso de consumo de gorduras e açucares.

A obesidade não interfere só com o aspecto físico, envolve  muitas complicações de saúde tais como problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, problemas no esqueleto, etc.

A industria está envolvida na exploração de soluções "miraculosas" de como emagrecer. Oferece promessas de resultados rápidos, parte das vezes sem ter em atenção os efeitos colaterais.
Dietas perigosas podem levara à perda de peso rápido num curto prazo, mas geralmente em pouco tempo recupera ou aumenta os quilos de novo.

Dicas para emagrecer naturalmente e perder peso a longo prazo


  • Dormir bem é essencial. Quem dorme menos de 5 horas por noite aumenta as probabilidades em 73 % de se tornar obeso. Dormir entre 5 a 6 horas por noite reduz as probabilidades de contrair obesidade para 27 %. A explicação está no facto de que a redução das horas de sono aumentam a hormona grelina, responsável pelo aumento da fome. Dicas para dormir melhor
  • Fazer exercício antes do pequeno almoço. Nesta fase do dia a insulina está mais baixa e obriga o organismo a gastar energia das reservas ou seja, das gorduras.
  • Não exagerar no exercício físico. O exagero de actividades pode contribuir para a estimulação da produção de cortisol, uma hormona associada ao stress que normalmente conduz à produção de gorduras. O ideal segundo os especialistas, será dividir um treino de 1 hora em 2 de meia hora.
  • Se pretende emagrecer não coma apenas saladas. As saladas são baixas em calorias e isentas de carboidratos, que são essenciais na redução da hormona grelina, este hormônio actua passando ao cérebro a informação de fome. O ideal é acompanhar a salada com uma sandes ou um prato de sopa constituído por leguminosas. Enriquecer a salada com sementes também é uma boa solução.

Alimentos e bebidas que auxiliam as dietas e ajudam a emagrecer


Os alimentos antioxidantes além das suas habituais propriedades, têm uma grande importância no controle de peso. A explicação encontra-se no facto de algumas destas substancias terem propriedades anti inflamatórias, diminuindo a inflamação no corpo e assim o organismo fica mais capaz de responder ao processo de emagrecimento.

Alimentos com propriedades termogênicas , são os que são capazes de aumentar os gastos energéticos. Têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gorduras e desta forma favorecer a perda de peso.
Estes alimentos ajudam a emagrecer, contudo têm algumas restrições. Não devem ser consumidos em excesso, em casos de hipertensão, doenças cardiopáticas,  crianças, gestantes e problemas de ulceras. Nos  casos  de , hipertireoidismo devem mesmo ser evitados.
Exemplos de alimentos termogênicos:
  • Canela
  • Chá verde
  • Gengibre
  • Alimentos ricos em ómega 3
  • Óleo de coco
  • Água gelada
  • Pimenta vermelha

Alimentos ricos em fibras, retardam a absorção de carboidratos e criam a sensação de saciedade. Ajudam a evitar que o organismo absorva as gorduras e previnem vários tipos de doenças. Para as fibras cumprirem bem a sua funcionalidade é importante tomar bastante água, sendo ela também uma boa aliada das dietas e essencial a quem pretende emagrecer.

Alimentos ricos em fibras: legumes,  frutos secos, semente de linhaça, leguminosas, farelo de trigo, frutas, milho, aveia, farinha de casca de maracujá.


Um comentário:
  1. Adorei as suas dicas. Irei tentar aplicar em meu dia-a-dia.

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