2.1.15

Beneficios da cenoura

Benefícios e propriedades da cenoura

A cenoura é um tubérculo pleno de benefícios para a saúde, previne o envelhecimento precoce, está associada a um menor risco do cancro do pulmão, à estimulação do sistema imunitário e é uma aliada das nas mulheres que tomam a pílula.

O consumo da cenoura é particularmente importante nas mulheres que tomam a pílula, já que esta, segundo um estudo alemão ajuda a baixar os níveis de beta-caroteno no sangue.

As cenouras podem ser comidas cruas ou cozidas, são encontradas durante todo o ano. Dai poderem facilmente ser incorporada na dieta . Alguns catenóide contidos nas cenouras são mais facilmente absorvidos quando estas são cozinhadas.

Principais benefícios e propriedades da cenoura


Previne o cancro: Comer cenouras regularmente têm uma influencia positiva na prevenção do cancro do pulmão. Um estudo feito durante 16 anos em enfermeiras , nos Estados Unidos da América demonstrou que as que as que comiam 5 ou mais cenouras por semana corriam um risco menor de contrair este cancro em 60%.

A cenoura melhora a visão:A cenoura é muito recomendada pelo seu conteúdo em beta-caroteno, uma substancia  que no organismo se transforma em vitamina A. Uma vitamina importante na visão, no sistema imunitário, no aumento da produção de globos vermelhos e na pele. Esta substancia é melhor absorvida pelo organismo quando consumida com uma gordura como o azeite.
Sabe-se também que o beta-caroteno ajuda na protecção das vistas contra a degeneração ocular e as cataratas.

Melhora a saúde da pele: A cenoura contém um alto teor de betacaroteno, Uma substancia que actua como um antioxidante, previne a oxidação das células e retarda o envelhecimento precoce. Contém também um alto nível de vitamina A, uma vitamina essencial à pele, previne o desenvolvimento precoce das rugas, a pele seca, as manchas da pele e o acne.

Melhora a saúde do coração: Sabe-se que uma dieta rica em carotenoídes está associada a um menor risco de contrair doenças cardíacas. Além disso o consumo regular de cenouras também está associado à redução dos níveis de colesterol e da hipertensão.

Melhora a saúde dos dentes e das gengivas: Quando comidas cruas as cenouras actuam como escovas de dentes, eliminam os resíduos dos dentes e raspam a placa bacteriana. Além disso estimulam as gengivas e a produção de saliva, um factor importante para equilibrar as bactérias da boca. Contamos também com os minerais e vitaminas essenciais ao equilíbrio da saúde oral.

Previne o acidente vascular cerebral: Segundo alguns estudos, o consumo regular de cenoura  ajuda reduzir a incidência de sofrer um derrame cerebral.

Uso da cenoura na saúde


Tosse: Corte uma cebola às rodelas e disponha-as numa taça e cubra-as com açúcar amarelo. Tome uma colher de sopa do suco resultante desta mistura.

Carie: Coma cenouras cruas mastigando-as bem. A cenoura ajuda na limpeza da boca e dos dentes, massaja as gengivas e estimula a produção de saliva, muito útil no equilíbrio das bactérias da boca.

Psoríase: Beba sumo de cenoura antes das refeições.

Pele: Se pretende um bronzeado intenso e bonito, beba bastante sumo de cenoura nos 3 dias antecedentes à exposição solar.

Visão nocturna: À noite beba 2 copos de sumo de cenoura.

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