19.1.16

Semente de funcho conheça todos os seus benefícios

Semente de funcho conheça todos os seus benefícios

A semente de funcho, proveniente da planta do funcho, uma herbácea conhecida popularmente por anis ou erva doce, é provida de qualidades medicinais importantes com efeito vermifugo, calmante, digestivo, anti-espasmódico e depurativo.
É fortemente utilizada na culinária onde é indispensável para perfumar e aromatizar bebidas espirituosas e determinadas especialidades.
O seu aroma e sabor tão característico é provenientes de um composto fortemente aromatizante o anetol e que lhe confere as propriedades digestivas, coleríticas e carminativas.

Benefícios e propriedades da semente de funcho


A infusão da semente de funcho é amplamente conhecida pela sua utilidade no tratamento da flatulência,da azia, do enjoo, das dores abdominais, sejam as provocadas pelos gazes, sejam as causadas pelo período menstrual e ainda abre o apetite.

As sementes de funcho melhoram e aceleram a digestão, favorecem a redução dos gases no tubo digestivo,  previnem o mau hálito e contêm uma leve acção laxante. Para obter o efeito deve mastigar algumas sementes após a refeição.

Estimula a produção do leite materno. Trata as cólicas dos bebés e acalma-os por meio dos benefícios das sementes do funcho que passam para o leite materno no caso da amamentação ou mediante a toma da infusão de funcho dada directamente ao bebé. Esta prepara-se com um litro de água a ferver e uma colher de sobremesa de semente de funcho.

As sementes de funcho são de grande auxilio nas doenças respiratórias. Têm acção expectorante, reduzem o catarro, a tosse cronica e melhoram alguns tipos de asma e bronquite. Deve-se beber uma infusão quente à noite antes de dormir.

Preparação do chá de funcho

Prepara-se à razão de um litro de água para uma colher de sopa de semente de funcho. Leva-se a água a ferver, junta-se a semente de funcho, deixa-se em repouso por uns 5 minutos. Coa-se e bebe-se ao natural ou adoçado com mel. Nas crianças reduz-se a quantidade das sementes para uma colher de sobremesa.
Saiba mais sobre o poder do chá e das infusões para a saúde

Contra indicações das sementes de funcho

O uso excessivo das sementes de funcho pode causar alguma toxidade no organismo e não deve ser usado durante a gravidez. Seja moderado para poder usufruir dos importantes benefícios .proporcionados por esta semente. Esta regra alarga-se a muitas outras sementes e plantas medicinais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...