Benefícios do tomilho

Beneficos e propriedades do tomilho

O tomilho Thymus vulgaris, pertence ao grupo das aromáticas mais utilizadas na cozinha mediterrânica. pertence à família das lamiaceae, é cultivado especialmente pelas suas características condimentares e propriedades medicinais. O tomilho é uma planta medicinal rica óleos essenciais: o fenol, timol, cineol. borneol, metilchavicol e carvacrol, entre outros. Contém aínda flavonóides, taninos e saponinos.

As vantagens de incluir o tomilho na nossa dieta são inúmeras, esta planta medicinal e aromática, já era reconhecida na antiguidade e considerada sagrada, era usada pelos Assírios no tratamento de doenças relacionadas com os pulmões e com os intestinos. E não é para menos o tomilho beneficia de propriedade anti oxidante, anti fúngicas, vermifugas, sedativas, antissépticas, desinfetantes, anti inflamatórias, calmantes e anti bacterianas, é um excelente adjuvante do sistema respiratório e sistema nervoso.

Principais propriedades e benefícios do tomilho


Gripes, constipações e outras complicações. O tomilho é considerado um antibiótico natural, contém o componente timol, um forte anti bacteriano e anti fúngico, que é muito útil no combate das infecções pulmonares: bronquite, pleuresia e a tosse convulsa. A infusão de tomilho têm ação expectorante e ajuda a desobstruir as vias respiratórias, contribui para a diminuição dos sintomas indesejáveis: tosse, catarro, dores e inflamação da garganta, da boca e das gengivas, ainda reduz a possibilidade da evolução da doença para um patamar mais complicado como a bronquite ou pneumonia. Utilize a infusão de tomilho 3 a 4 vezes por dia, esta mesma infusão também pode ser utilizada em gargarejos ou na lavagem de feridas.

O tomilho possui qualidades importantes pra manter o equilíbrio da pele, das quais se destacam as propriedades anti inflamatórias, antissépticas, antibacterianas, calmantes, cicatrizantes, antioxidantes. Todas estas características definem o tomilho como um poderoso agente anti acne, com efeitos comprovados. O uso da infusão de tomilho sobre a derme, permite combater bactérias e outros micro-organismos, desinflama, cicatriza e acalma a pele. Prepara uma infusão bem forte de tomilho e depois de arrefecida passe-a pela cara com massagens circulares, com ajuda de um disco de algodão, deixe secar ao natural. Repita a operação várias vezes ao dia..

O tomilho é antiespasmódico e um excelente auxiliar digestivo, contém carvacrol e timol duas substancias que ajudam a relaxar e a suavizar a cobertura muscular do trato intestinal. Sob a forma de chás e infusões controla a acidez, ameniza as cólicas e as dores de estomago.

Os sintomas da depressão, ansiedade e insônias também são atenuados com as propriedades calmantes do tomilho que atuam como um tranquilizante do sistema nervoso. Deste modo ele também relaxa os músculos, combate a fadiga e a fraqueza.

O tomilho é um desinfetante natural, têm propriedades antibacterianas, antifúngicas e vermífugas do tomilho também levam a que ele seja utilizado no alivio de problemas de cistite, na desparasitação, no tratamento de candidíase,  de pé de atleta, sarna e outro tipo de doenças fúngicas. Serve aínda como desinfetante natural de feridas abertas.

Para que serve o tomilho


O tomilho já era utilizado pelos egípcios no embalsamento dos corpos,foi inclusive encontrado no túmulo de Tuthankamon. Os Romanos reconheciam-no como um símbolo de força e os gregos utilizavam-no na medicina, na culinária e no fabrico de mel.

Aplicado na comida, este condimento ajuda a digerir pratos mais pesados. Na culinária o tomilho é muito apreciado no tempero de carnes, especialmente de aves, enriquece os molhos de tomate e as folhas secas ou verdes aprimoram as saladas. As folhas de tomilho dão um sabor especial às azeitonas curtidas eme casa.

Na horta o tomilho é muito bonito, pode atingir 40 centímetros e prendar-nos com umas flores pequenas de rosa purpura. A colheita deve ser executada na primavera, durante a floração. Atrai abelhas e outros tipos de insectos benéficos, acentua as qualidades aromáticas das outras plantas e afasta as lagartas das couves.

Na cosmética o tomilho é usado no fabrico de sabonetes, dentífricos, shampoos e outros desinfectantes.

Veja também: Guia das plantas medicinais

Nomes populares: timo, erva urso, arçã, arçanha, tomilho ordinário, tomilho vulgar.

Efeitos colaterais e contra indicações do tomilho


A infusão de tomilho não deve ser tomada por períodos prolongados deve ser evitada durante a gravidez, porque pode estimular a contração do útero.
O óleo de tomilho é tóxico, não deve ser ingerido, deve apenas ser utilizado no uso tópico. Tal como a maioria dos óleos essências, o óleo de tomilho deve ser diluído antes de ser aplicado na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...