Beneficios do mamão papaia

Benéficos da papaia ou mamão na saúde

A papaia ou mamão são frutos tropicais que oferecem uma grande variedade de benefícios para a saúde. Esta fruta é rica em macro nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, carboidratos e principalmente substancias terapêuticas que lhe conferem poderes no tratamento de diversas condições orgânicas.

Principais benefícios e propriedades do mamão papaia 


A papaia e o mamão estimulam a digestão. Estes fruto contém papaina que auxilia a digestão e melhora a absorção dos nutrientes pelo organismo. Quando bem maduros ajudam a melhorar os quadros de gastrite, a prevenir as náuseas e os enjoos matinais nas mulheres grávidas.

Retardam o envelhecimento precoce e fortalecem o sistema imunológico. A papaia é rica em vitamina C e A, que em conjunto  reforçam o sistema imunológico, ajudam a prevenir vários tipos de infecções e combatem os radicais livres, os responsáveis por várias doenças degenerativas e pelo enfraquecimento do organismo.

A papaia é detentora de propriedades cicatrizantes e regeneradoras e quando aplicada na pele contribue na recuperação de feridas, irritações, queimaduras, cicatrizes, acelera a cicatrização, reduz espinhas, manchas e uniformiza o tom de pele.

A papaia ou mamão, tal como todos os alimentos naturais alaranjados são ricos em betacaroteno um antioxidante importantíssimo para a saúde dos olhos, previne doenças da retina e melhora a visão nocturna. Mas as suas vantagens não se ficam pela saúde ocular, favorece o bronzeamento, melhora a elasticidade da pele, aumenta o brilho dos cabelos, inibe a acção dos radicais livres e previne o envelhecimento precoce.

As sementes da papaia auxiliam contra a prisão de ventre, ajudam a proteger o fígado, contribuem para a saúde dos rins e previnem a insuficiência renal. Fala-se também no efeito vermifugo das sementes da papaia e na sua utilidade contra os parasitas intestinais, contudo a ciência não o comprova.

Contém grande quantidade de fibras solúveis que ajudam a reduzir o colesterol, a melhorar a função do intestino e a melhorar o trânsito intestinal.

Ajuda a regular a pressão sanguínea, auxilia na regulação da hipertensão e subsequentemente contribui na prevenção de várias doenças cardiovasculares.

A papaia ajuda no combate ao cancro


A papaia auxilia na luta contra o cancro, contém papaína uma substancia imunoestimulante, com propriedades anti inflamatórias, antitumorais, anti infecciosas e antimetáteses uma acção importante que atrasa a migração das células cancerosas e retarda a disseminação do cancro pelo organismo.

A papaia é detentora de forte propriedades cancerígenas, testadas e confirmadas por vários estudos, actua em diversos tipos de tumores incluindo o da mama, do útero, do pâncreas, do fígado e do pulmão.
Como já foi referido acima a papaia aínda atenua os efeitos secundários dos tratamentos do cancro, onde se inclui a quimioterapia e a radioterapia, alivia náuseas, vómitos e outros tipos de distúrbios digestivos, fraqueza, fadiga e perda de peso.

Segundo um estudo realizado em 2008 na Integrative Cancer Therapy, a papaia e o mamão reduzem os efeitos secundários e aumenta a taxa de resposta dos tratamentos químicos e aumentam a duração das remissões ou seja alargam a ausência da doença, em doentes com cancro da mama e coleretal.

Segundo outro estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology o chá do extracto da folha da papaia têm a capacidade de inibir o crescimento das células cancerígenas com a grande vantagem de não provocar efeitos tóxicos.

Benefícios da papaia para a pele e cabelos


Incluir a papaia na alimentação é o primeiro passo para uma pele bonita e sadia, já que o nosso aspecto exterior está directamente ligado a uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Ademais a papaia também contribui no bom funcionamento do intestino e sabe-se que este é um factor importante que se reflecte na saúde geral incluindo a pele e cabelos. A ingestão diária de papaia ou mamão também contribui na prevenção da queda de cabelo, fortalece os folículos capilares e estimula o crescimento.
Contudo para além das vantagens do seu consumo, a papaia também beneficia a pele e o cabelo quando aplicada localmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...