Benefícios da groselha vermelha

Benefícios da groselha vermelha

A groselha é um fruta pequena e poderosa, com um sabor agridoce, que comporta imensos benefícios à saúde. Esta fruta altamente nutritiva, é detentora de propriedades importantes, é rica em flavonoides e minerais como o ferro, o magnésio, o fosforo, o cálcio e o potássio, entre outros, conta aínda com um alto teor de vitaminas das quais se destaca a vitamina C, que se encontra em maior quantidade neste fruto do que na laranja. Tal como a maioria dos frutos vermelhos, têm uma forte acção antioxidante, capaz de prevenir e tratar diversas doenças que investem contra a saúde.

Os principais benefícios da groselha para a saúde


Benefícios da groselha para a saúde cardiovascular: As propriedades da groselha fortalecem os músculos do coração, ajudam a reduzir a pressão sanguínea elevada e o colesterol elevado. Esta conjuntura permite o melhor funcionamento do coração, reduzindo as hipóteses de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

A groselha previne o cancro: Sabe-se que a groselha é rica em antioxidantes, capazes de reduzir o efeito dos radicais livres sobre as células, sendo assim é eficaz no combate contra o cancro, contra o envelhecimento precoce e diversas doenças que dai advém.

Ajuda a controlar a diabetes: A groselha é rica em crómio, uma substancia que ajuda a regular o metabolismo dos carboidratos, reduzindo os níveis de glicose no sangue. Além disso ela também é rica em vitamina C, que melhora o funcionamento do pâncreas. Sendo assim o consumo desta fruta ajuda a reduzir os níveis de açúcar absorvidos pelo organismo, ajuda a controlar e a prevenir os diabetes.

As groselhas melhoram a saúde ocular: Ela contém vitamina A e caroteno, que ajudam a reduzir a cegueira nocturna e o risco de degeneração macular. Também contém a vitamina C, que melhora a saúde das células da retina, reduz a tensão intra ocular e melhora a miopia e a catarata.

Previne problemas urinários: A groselha ajuda a prevenir as infecções urinárias e a curá-las. Segundo alguns estudos a explicação está no facto desta fruta conter propriedades antibacterianas e antioxidantes, que inibem o desenvolvimento das bactérias. Destaca-se ainda as suas propriedades diuréticas, que aumentam a frequência das micções, o que possibilita uma maior libertação de toxinas e bactérias através da urina.

A groselha melhora as defesas do organismo: A groselha encerra uma grande quantidade de vitamina A e vitamina C, sabe-se que estas vitaminas melhoram a função do mecanismo de defesa do organismo, aumentando a imunidade e fortalecendo o organismo contra os agressores responsáveis por inúmeras doenças onde se destacam as infecções e o cancro.

Propriedades da groselha para o cérebro: De acordo com alguns estudos a groselha possui antioxidantes que permitem a protecção de determinadas doenças do cérebro, incluindo a doença de Alzheimer, melhoram a capacidade cognitiva, a memoria e a concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...