31.5.17

Benefícios das cerejas

Benefícios e propriedades das cerejas

As cerejas são dos frutos mais tentadores e irresistíveis, mas não são apenas deliciosas, elas são detentoras de importantes benefícios para a saúde. Estes pequenos frutos viciantes têm um importante valor nutricional, são ricos em vitaminas, em minerais, fibras e têm um baixo teor calórico, apenas 39 calorias por aproximadamente 100 gr.

Entre os componentes das cerejas vamos encontrar anti inflamatórios como ácidos fenólicos, flavonóides. Encontramos também o fitoquímico antocianina que dá cor aos frutos, actua como um forte antioxidante e anti inflamatório.

Descubra as inúmeras propriedades e benefícios das cerejas


Ajudam a desintoxicar o organismo: O seu alto teor de água e potássio, fazem da cereja um excelente diurético, com capacidades de eliminar toxinas e evitar a retenção de líquidos. Além disso o potássio é igualmente importante na regulação do ritmo cardíaco e na actividade muscular.

As cerejas melhoram a saúde do coração: Segundo alguns estudos, os efeitos anti oxidantes das antiocianinas ajudam a proteger o coração e a prevenir a acumulação de gorduras nas artérias, que levam à aterosclerose. Temos ainda o potássio que ajuda a regular a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Benefícios das cerejas contra o cancro: As cerejas têm um forte poder antioxidante, por conta do antioxidante fenólico poliflavonoide como a luteína, o betacaroteno e a zeaxantina, que combatem acção dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce, doenças degenerativas onde estão incluídas as doenças neurológicas e alguns tipos de cancro. Efeitos estes que são intensificados pela presença de fibras e vitamina C.

A cereja melhora a qualidade do sono: De acordo com um estudo realizado no inicio de 2012, comer cerejas ou beber o seu sumo concentrado antes de dormir, pode melhorar a qualidade do sono em 5,6 % e aumentar a duração do mesmo em 15 a 25 minutos. Parece que estas melhoras se devem ao aumento da concentração da melatonina, uma hormona importante à regulação do sono.

O consumo de cerejas ajuda a atenuar os sintomas da gota. Segundo uma pesquisa feita a 600 pessoas, o consumo de 10 a 12 cerejas no tempo de 2 dias poderá ser suficiente para reduzir em 35 % o risco da gota.
Já quando consumidas em jejum diminuem em 15% as probabilidades de ter ácido úrico.

Acalma e actua contra dores de cabeça: Como já foi referido as cerejas têm vários tipos de anti oxidantes na sua composição, entre eles temos a cianidina, antocianina, quercetina e a melatonina, estas substancias têm efeito calmante, ajudam a reduzir a irritabilidade do sistema nervoso, melhoram a memoria e as crises de insónia, aliviam problemas de neuroses e reduzem as dores de cabeça.

Chá de pedúnculos de cereja


Os pedúnculos desta fruta têm propriedades diuréticas, drenantes e anti infecciosas, são indicados na forma de chá nos tratamentos dos problemas do trato urinário como a cistite e cálculos urinários. Ajuda ainda nos casos de nefrite litíase (pedra) do rim e da vesicular biliar. Pela sua acção diurética também é indicado nos processos de emagrecimento.

Como escolher a cereja


Deve dar preferência aos frutos que apresentem uma textura firme, uma cor vermelha brilhante e um pedúnculo verde. Saiba que uma cereja madura é sempre mais pesada, maciça e doce. Evite as cerejas moles pegajosas, rachadas ou podres.

Se pretende conservar as cerejas, deve fazê-lo no frigorífico por aproximadamente 3 a 5 dias. Também poderá optar por congelá-las, dentro de um saco plástico por um período máximo de 8 meses.
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