Benefícios do Umbigo de Vénus (Umbilicus rupestris)

Benefícios Umbigo de vénus Umbilicus rupestris

O Umbigo de vénus Umbilicus rupestris é uma planta que pertence à familia das Crassuláceas. É frequentemente avistada nos muros, nas frestas das rochas, nos troncos das árvores e nos telhados das casas, em zonas húmidas e sombrias, onde poucas plantas se conseguem desenvolver. Na fase inicial apresenta umas folhas verdes, carnudas e tenras e redondas, que fazem lembrar uma cratera. Numa fase mais avançada as folhas apresentam uns tons avermelhados . A planta pode atingir 30 centímetros de altura e começa a florescer em Maio, apresenta rácimos de flores campaniformes de tom rosa esverdeado muito pálido.

Principais benefícios do umbigo de vénus para a saúde


O Umbigo de Vénus é uma planta medicinal com vários benefícios para a saúde, apresenta propriedades cicatrizantes, diuréticas, anti sépticas e anti inflamatórias.
Apesar de haver quem use as suas folhas macias e tenras em saladas, o seu uso é maioritariamente externo.

Nos tempos antigos as suas folhas do umbigo de vénus esmagadas eram usadas em cataplasmas para o tratamento de feridas, queimaduras, frieiras, úlceras cutâneas, picadas de insectos e borbulhas.

Nos meios rurais as folhas do umbigo de Vénus são usadas sobre os ferimentos, com o intuito de aliviar a dor e acelerar a cicatrização. É aplicada a folha sobre a ferida depois de remover a cutícula inferior da planta.

A planta também alivia as picadas de urtiga, esfregue as folhas do Umbigo de vénus sobre as erupções e o alivio será rápido.

Curiosidades sobre o umbigo de vénus


A planta tende a absorver metais pesados, como tal deve ser evitada a sua apanha em locais poluídos e contaminados.

O nome cientifico do umbigo de vénus provem do latim , Umbilicus significa umbigo e deve-se à forma peculiar das suas folhas. O apelido Rupestris significa das paredes e simboliza o seu habitat natural.

O Umbigo de vénus Umbilicus rupestris também é vulgarmente conhecido por bacelos, orelha de monge, sombreirinho dos telhados, bifes, chapéus de parede, cauxilhos, chapéus dos telhados e chapeuzinhos de pastor.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...