Prevenção da doença de Alzheimer

Sintomas e Prevenção da doença de Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neurológica genética que está intimamente associada a perda de memoria, perda do raciocínio e a comportamentos alterados e inadequados. É uma patologia do cérebro com causa desconhecida, atualmente não têm cura, mas sabe-se que é uma doença genética com fortes probabilidades de passar de pais para filhos. Evidencia-se com degeneração das células cerebrais, que com o avançar do tempo vai progredindo e acentuando os sintomas, até alterar por completo a atividade diária do utente. Esta disfunção denominada como doença do século, ocorre na generalidade depois dos 60 anos, apesar de existirem ocorrências mais prematuras. Contudo apesar da idade ser um fator de risco, o Alzheimer não pode ser considerado normal no envelhecimento.

Os especialistas focam-se na profunda investigação das causas e nas hipóteses de prevenção. Atualmente há avanços científicos que têm levado ao desenvolvimento de novos fármacos que estão ainda em fase de ensaios clínicos e espera-se que eles possam prevenir ou retardar a progressão do Alzheimer.

Resta-nos a possibilidade de reduzir os riscos ou atrasar a progressão, desenvolvendo hábitos saudáveis. Há evidencias cientificas que relacionam o Alzheimer com vários fatores que incluem: os maus hábitos alimentares, a baixa escolaridade, hipertensão e más praticas como fumar e beber.


Sinais de alerta da doença de Alzheimer



  • Perda de memoria, principalmente a de curto prazo
  • Dificuldade de efetuar as tarefas do cotidiano
  • Desorientação, confusão e desconfiança
  • Alteração e descoordenação da linguagem
  • Desorientação do tempo ou do espaço
  • Frequente repetição de conversas ou tarefas
  • Alternações da personalidade e do humor
  • Perda de interesse pelas atividades costumeiras  
  • Perda de peso sem motivo


Como reduzir as hipóteses de vir a sofrer de Alzheimer


Cuide da alimentação: A comida que ingerimos influencia a nossa saúde e ajuda a manter o corpo e o cérebro equilibrados. Coma de um modo equilibrado, inclua frutas legumes, cereais, peixe.
Reduza os hidratos de carbono, eles aumentam o nível de açúcar no sangue e podem aumentar o risco de vir a adquire a doença de Alzheimer.

Ingira gorduras saudáveis: Muitos vêem a gordura como um inimigo porém se pensarmos que o nosso cérebro é composto por 60% de gordura, vamos compreender a sua importância. Gorduras saudáveis ajudam a reduzir a inflamação e podemos obtê-las no azeite, no abacate, nas sementes e nos frutos secos. Inclua o omega 3 na sua dieta, seja através da alimentação seja através da suplementação.

Cuide da saúde intestinal: O bem estar do nosso cérebro também passa uma boa saúde intestinal. Os alimentos probióticos além de manterem o equilíbrio das bactérias boas nos intestinos, protegem a ligação entre os intestinos e o cérebro, tal como outras partes do organismo. Encontramos estes elementos em comidas fermentadas como: Iogurtes, verduras fermentadas, vinagre de sidra, alguns tipos de queijo, Kefir: (Benefícios do Kefir), Levedura de cerveja: (Benefícios da levedura de cerveja), entre outros.

Mantenha a cabeça em funcionamento: Exercite a cabeça e mantenha o seu cérebro ativo. As atividades intelectuais ajudam a estimular o nosso cérebro e permitem que os neurônios estabeleçam mais conexões entre si, um fator muito importante na prevenção do Alzheimer. Guarde alguns minutos do seu dia para: Ler, fazer palavras cruzadas, aprender coisas novas, pesquisar, jogar jogos de memoria, etc.

Pratique exercício físico: As atividades físicas ajudam a reduzir as chances de desenvolver a doença de Alzheimer. Alguns estudos defendem que a prática de exercício físico pode reduzir até 50% a probabilidades de vir a sofrer de Alzheimer. Além disso ajuda a diminuir o stress, que é um dos principais inimigos do cérebro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...