19.11.12

Benefícios do eucalipto

Benefícios do eucalipto

Características e propriedades medicinais do eucalipto


O eucalipto, é recomendado para os mais diversos desconfortos respiratórios.
As suas folhas possuem um óleo essencial denominado cineol ou eucaliptol, com propriedades balsâmicas, antisséticas,anti-inflamatórias, antimicrobianas, antiviróticas, calmantes, descongestionantes, expetorantes, refrescantes, repelentes,tônicas, vermífugas, etc.
Pode usá-lo sob a forma de infusões, compressas, essências, loções ou rebuçados.

Loção - Com propriedades anticépticas e curativas, esta loção de eucalipto aplica-se na parte externa do corpo, na limpeza de feridas, úlceras, etc.

Chá - Feito com as folhas verdes do eucalipto, auxilia o tratamento da asma, asma cardíaca, coriza, cistite, catarro, disenteria, diabetes, febre, gripe, adenite, bronquite e tuberculose e até pneumonia. No caso das doenças respiratórias, inclusive a sinusite é aconselhável aspirar o vapor do cozimento das folhas verdes do eucalipto.

Cataplasma - Usado sob a pele, alivia a dor ciática, gota e de reumatismo.

Essência - É o óleo extraído do eucalipto. Tem acção, febrífugo e tonificante, é imbatível nas dores reumáticas e musculares.

Os vapores do chá de eucalipto- Ferver a água com as folhas de eucalipto e libertar o vapor no quarto, é uma prática muito útil para doenças respiratórias como asma, sinusite, rinite e até doenças infecciosas como as infecções pulmonares. Fazer só em alturas de crise e ter em conta que os organismos não reagem todos da mesma forma. Antes de iniciar esta prática deve-se verificar a tolerância do próprio organismo ao eucalipto, principalmente nos casos de asma alérgica.

Um comentário:

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...