Falamos de uma planta que também é conhecida por babosa, com vantagens em diversas aplicações na área da saúde e da beleza. Goza da fama de ter sido utilizada pela Cleópatra pelas sua propriedades rejuvenescedoras comprovadas.
A mucilagem encontrada dentro das folhas de aloé vera é muito rica e nutritiva. Entre os seus componentes encontramos minerais como: o potássio, o cobre, o fosforo, o manganês, o sódio, enzimas, aminoácidos, polissacarídeos, saponinas e uma grande variedade de vitaminas.
Principais benefícios da aloé vera
Reduz as inflamações e alivia as dores, incluindo as da artrite. Análise realizadas recentemente revelaram que, a aloé vera é capaz de inibir a dor devido aos seus componentes ativos e ao seu poder anti inflamatório. Com uma boa capacidade de penetração a aloé vera consegue controlar dores superficiais através da aplicação dermatológica.
A aloé vera é dotada da ação queratolítica, uma propriedade que permite a produção de novas células e a renovação dos tecidos. Uma capacidade muito favorável na recuperação de queimaduras e de feridas superficiais.
Nutre a pele em profundidade, retarda o envelhecimento precoce, previne as rugas e amacia a pele. Estas capacidades devem-se ao seu conteúdo em minerais, aminoácidos, às suas propriedades cicatrizantes, hidratantes e regeneradoras.
A aplicação de uma mascara facial de baba de aloé vera é bastante satisfatória e os resultados são a curto prazo. Basta aplicar a baba na pele e deixar atuar até secar e lavar a cara como habitualmente.
Reduz o crescimento dos tumores cancerígenos. Segundo alguns estudos a aloé vera possui uma grande capacidade de favorecer a elevação do sistema imunológico, indispensável na destruição dos tumores.
Reduz a incidência de doenças cardiovasculares. Melhora a fluidez do sangue, favorece a diminuição do colesterol e melhora a circulação sanguínea e a oxigenação das células.
Tratamento dos cabelos com aloé vera
A aloé vera têm uma importante capacidade de controlar a seborreia e a caspa no couro cabeludo e aínda têm ação hidratante e regeneradora para os fios capilares, que potencia a suavidade e o brilho dos cabelos.
Devido à sua ação estabilizadora que lhe permite repor o que está em falta e retirar o que está em excesso, a aloé vera pode ser usada em cabelos oleosos ou secos.
Fortalece os cabelos, previne e retarda a queda. Nutre os folículos capilares, favorece o crescimento e a nutrição dos cabelos.
Já que o assunto é cabelos, saiba que o aloé vera também lhe pode proporcionar pestanas mais fortes, devido aos mesmos benefícios que oferece ao cabelo.
Recupere um tubo de rimel vazio, com a respetiva escova, lave-o bem e encha-o com a baba de aloé vera e umas gotas de óleo de rícino. O processo de enchimento não é fácil, eu sugiro que encha o tubo do rimel com ajuda de uma seringa sem agulha.
A adição do óleo de rícino vai potenciar o fortalecimento das pestanas, já que ele é um forte aliado da saúde dos cabelos no geral. Sugiro que leia: óleo de rícino um poderoso aliado do cabelo
Use normalmente como se fosse rimel, faça a ultima aplicação à noite antes de dormir. Guarde o tubo no frigorífico.
Como retirar e consumir o gel do aloé vera
Escolha a folha mais madura da planta e retire-a puxando-a com cuidado. Depois do corte começará a fluir uma resina amarelada. Mantenha a folhar na vertical por uns segundos até que toda a resina saia, já que esta esta não têm interesse para o consumo interno.
Coloque a folha sobre uma tábua e corte as extremidades com picos.
De seguida abra a folha em todo o comprimento e corte a parte transparente.
Essa parte transparente é a parte comestível, é ligeiramente amarga mas misturada num batido quase não se nota. Este gel de aloé vera, pode ser cortado e congelado, deve ser guardado até um maximo de 6 meses.
Caso pretenda apenas a baba, ao invés de cortar o interior da folha com uma faca, raspe o gel de aloé vera com ajuda de uma colher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário